Você sabe o que é Brand Equity? Nesse post, vamos explicar tudo sobre esse termo muito usado no mundo do marketing. Confira!
Para que seu negócio dê certo é necessário mais do que apenas dinheiro. O Brand Equity é de extrema importância para o meio empresarial e muitos empreendedores ainda não sabem o que isso significa.
Para conseguir entender melhor sobre esse conceito, é preciso saber o que é marca:
Para a Associação Americana de Marketing, “marca é um nome, termo, sinal, símbolo, design ou uma combinação de tudo, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores como forma de diferenciação dos demais”.
Mas afinal, o que Brand Equity?
O Brand Equity consiste no valor agregado a um produto ou serviço devido a força da sua marca.
Isso significa que ele nada mais é do que como os consumidores se sentem e o que pensam de uma uma determinada marca e como isso afeta as atividades da empresa, como vendas e market share.
Existem diferentes fatores de percepção que estão diretamente relacionados com o sucesso da sua empresa.
No entanto, existem três fatores que são influenciados pelo Brand Equity. São eles:
Influência da marca no mercado
Quanto maior o poder de uma empresa, mais influência no mercado ela terá. Ou seja, empresas grandes e com o público fiel, mandam e desmandam no mercado, ditando ritmo e forma de atuação.
Maior poder competitivo
Quanto maior o poder da empresa e fidelidade dos seus clientes, maior poder competitivo ela terá.
Empresas de grande porte podem, por exemplo, aumentar o valor de um produto sem ter impacto direto na quantidade de suas vendas.
Fidelidade dos consumidores
Fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo, é verdadeiro sim!
Ter um cliente leal à sua marca vai além de ter um lucro.É ter um defensor da sua marca e um propagador da visão da empresa.
Qual a importância do Brand Equity?
Ele influencia na capacidade de uma empresa de vender mais e, ao mesmo tempo, se manter relevante diante dos consumidores.
Assim, as marcas que conseguem se destacar são mais fortes e dão ritmo para o mercado.
Isso envolve a decisão mais acertada referente a um lançamento de produto, sua melhor forma de distribuição, tomada de preços e até mesmo as ações de marketing.
Como desenvolver um brand equity?
Em geral, brand equity é o resultado do que a marca constrói e da percepção do público em relação a ela. Além disso, é importante conquistar a lealdade destes clientes conforme o market share aumenta.
Uma empresa atinge um brand equity positivo quando o seu relacionamento com os clientes passa por estes 5 estágios:
Conscientização – Nesta etapa, a marca é introduzida ao seu público-alvo. Isso pode acontecer através da publicidade e estratégias de marketing ou através de uma recomendação.
Conhecimento – Fazer com que os consumidores tenham conhecimento que a sua marca existe e atua em seu respectivo mercado.
Reconhecimento – Conseguir que a marca seja conhecida pelo que ela oferece em relação aos concorrentes.
Experimentação – Estágio em que os consumidores experimentam a marca.
Preferência – Os clientes experimentaram a marca e repetiram a compra, começando a desenvolver conexões mais significativas com ela.
Lealdade – Os consumidores fazem questão de usar a marca e não aceitam similares ou competidores.
Vantagens do Brand Equity
Melhor percepção de desempenho do produto;
Maior fidelidade;
Menor vulnerabilidade às ações de marketing da concorrência;
Menor vulnerabilidade às crises de marketing;
Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço;
Mais sensibilidade do consumidor às reduções de preço;
Mais eficácia das comunicações de marketing;
Maiores retornos financeiros de mercado.
Como mensurar o Brand Equity?
Uma das formas tidas como mais eficazes no momento da mensuração da equidade de uma marca, por exemplo, é a chamada pesquisa de fidelidade.
Segundo a pesquisa de fidelidade realizada pelas consultorias BrandAnalytics e Millward Brown, as marcas pelas quais o consumidor brasileiro tem mais lealdade são:
OMO;
Coca-Cola;
Trident;
Johnnie Walker;
Bohemia;
Natura;
Skol;
Brahma;
Nescafé;
O Boticário;
Colgate;
Pilão.
Exemplos de Brand Equity de sucesso
Apple
De acordo com Kotler e Armostrong, no livro “Princípios de Marketing”, “a Apple é a marca que possui o maior Brand Equity do mundo, sendo este ativo intangível avaliado em 153 bilhões de dólares”
A empresa é um dos maiores exemplos de quanto o poder de uma marca faz diferença, em cada uma das condições citadas acima. A Apple busca se diferenciar em cada detalhe e isso começa no nome dos seus produtos.
Se compararmos algumas das suas especificações técnicas a Apple nem sempre leva a melhor, no entanto, leva o status!
Seus produtos, que na maioria das vezes, são mais caros que dos seus concorrentes diretos, permanecem entre os mais vendidos e desejados do mercado.
Coca-Cola
O brand equity da Coca-Cola é tão forte que apenas com um pedaço da sua logo, com sua tipografia específica, por exemplo, você consegue identificar a marca.
A empresa investiu pesado no branding, com campanhas que transcendem as características tangíveis do produto.
Geralmente, o produto em si não é o protagonista do anúncio, mas as sensações que ele provoca e o prazer que só uma Coca-Cola pode proporcionar.
O slogan “abra a felicidade” reflete justamente esse conceito. Você não está apenas bebendo um refrigerante, você está consumindo felicidade.
A Coca-Cola vendeu essa ideia, seu público comprou e hoje há milhões de fãs da marca espalhados pelo mundo todo.
Percebeu como entender esse conceito é fundamental para o sucesso da sua empresa? Confira outras dicas no nosso blog, www.promopress.com.br.
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