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Vamos falar sobre endomarketing?

Vocês já ouviram falar sobre endomarketing? Bom, dizemos que endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas da empresa.

O que é endomarketing?


É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários).


O termo Endo é oriundo do grego Endus que significa “para dentro”. Foi criado por um brasileiro chamado Saul Bekin, mestre em gestão estratégica e professor de escolas de MBA, como FIA e Ibmec.


Segundo o professor, em linhas gerais, podemos dizer que endomarketing é:


“Promover o comprometimento e a produtividade, alinhando com os colaboradores da empresa as estratégias de negócios da organização com o objetivo de construir valor”.


Importância do endomarketing


O modo como a organização e o colaborador se relacionam tem impacto direto para ambos.Um indivíduo não será produtivo no ambiente corporativo se ele não se sentir satisfeito e motivado.


Logo, ele não trará bons rendimentos e afetará negativamente a empresa. Por isso, é preciso que a empresa se preocupe com o bem-estar do colaborador.


Funcionários motivados enchem o peito para elogiar a empresa, reforçam seus atributos e divulgam seus produtos com paixão. Mais do que isso, eles se tornam embaixadores da sua marca.


Nada melhor do que ter seus colaboradores divulgando seus conteúdos em redes sociais, comentando com os amigos sobre o dia de trabalho positivamente e falando com os próprios clientes com entusiasmo.


Também melhora a saúde mental do funcionário e sua qualidade de vida, diminuindo suas faltas e licenças por doenças.


Além disso, ainda se observa um aumento de produtividade dos trabalhadores que aumentam a sua eficiência, com consistente redução de custos e aumento de lucros.


Como fazer endomarketing?


Existem diferentes formas de trabalhar as ações de endomarketing na sua empresa, tudo vai depender dos recursos que você tem disponível e seus objetivos.


Vale lembrar que o objetivo dessas ações é realmente agradar, motivar e interagir com seus colaboradores.


Algumas empresas praticam essas ações de forma equivocada, transformando-as em vitrine para o cliente final.


Pesquisa com colaboradores


Talvez o primeiro passo, antes mesmo de começar a planejar suas ações de endomarketing, é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores.


Entenda como eles enxergam a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho. Descubra se sentem reconhecidos e motivados e que tipo de benefícios gostariam de ter.


Conheça seus hábitos e preferências para poder traçar ações que tenham a ver com o perfil da empresa.


De nada adianta, por exemplo, marcar um happy hour com o objetivo de integrar o seu time, se mais de metade da empresa não consome álcool.


Com os resultados da pesquisa em mãos, é mais fácil criar ações que vão trazer os resultados esperados.


Lembre-se de tornar a pesquisa com colaboradores uma tarefa recorrente na sua empresa, para comparar os resultados e avaliar os resultados das ações executadas.


Melhoria nos canais de comunicação interna

A comunicação interna é a chave para a implementação de ações que podem auxiliar na melhoria do ambiente de trabalho.


Por isso, é fundamental que sua empresa trabalhe a melhoria nos processos de comunicação junto aos colaboradores.


Isso é importante para transformar o diálogo dentro da empresa em uma via de mão dupla, onde os funcionários também têm voz e são capazes de expressar opiniões e sugerir melhorias nos processos internos.


Políticas de benefícios


Reconhecer o funcionário é importante, e uma forma de fazer isso é através de uma boa política de benefícios.


Benefícios adicionais, que sejam como presentes, como bolsas de estudo, auxílio educação para os filhos, redes de lojas parceiras que oferecem descontos ou facilidades, incetivos para a prática de esportes, etc.

Eventos


Palestras, workshops, cafés da manhã e outros eventos corporativos voltados para o público interno costumam trazer ótimos resultados.


Por meio desses eventos, os funcionários passam a interagir entre si e compartilhar conhecimento. Além disso, todos passam a se sentir mais á vontade, estimulando a criatividade.


Treine e capacite seus colaboradores


Cursos e treinamentos são ótimos para os colaboradores e também para a sua empresa.

Investir na capacitação e especialização dos funcionários vai deixá-los satisfeitos e motivados, e os aprendizados podem ser aplicados na própria empresa.


Um programa de treinamento pode ser implementado anualmente ou semestralmente para que os colaboradores aumentem o nível de engajamento com o negócio, assumam compromissos com os resultados e formem líderes.


Essa estratégia será fundamental para complementar o programa de plano de carreiras que você irá instituir na empresa.


Vídeos institucionais


A maioria dos seus colaboradores são ativos nas redes sociais, portanto é fundamental interagir e engajar seu time por lá.


Os vídeos institucionais são ótimas oportunidades para colocar em prática o endomarketing da sua empresa.


Por meio deles, é possível contar a história da sua empresa, engajar a equipe e atrair novos talentos. Motive seus funcionários a participarem e interagirem com os vídeos.


Grave depoimentos para que cada colaborador possa contar suas ideias e contribuições para que o produto final fique com a cara da empresa.


Crie um plano de carreira


Saiba que as empresas que possuem um plano de carreira transmitem uma imagem de valorização de seus colaboradores e por consequência chamam a atenção para que profissionais disponíveis no mercado queiram trabalhar nela.


Além disso, os colaboradores que já estão dentro do negócio ficam mais motivados a trabalharem com muita dedicação, pois conseguem enxergar possibilidades de crescimento que podem levá-los à realização profissional.


A boa notícia é que para criar um plano de carreiras não precisa começar de forma complexa, basta divulgar as oportunidades que surgirem para os cargos de um nível maior para os colaboradores mais capacitados para a função.


Exponha bons exemplos


Todo colaborador gosta de receber elogios, não é mesmo? Principalmente quando fazem um bom trabalho.


Então, para manter cada vez mais esses profissionais dentro da empresa, o que acha de investir em ações que demonstrem o resultado atingido por eles, para toda a empresa?

Faça isso para aqueles que conseguem resultados excepcionais e que sejam acima da média. Dessa forma será possível incentivar cada vez mais que surjam mais bons exemplos.


Por que trabalhar o endomarketing?


Colaboradores motivados

Ter um ambiente de trabalho inspirador, em que os superiores demonstram preocupação com seu time é o desejo da maioria dos profissionais do mercado.


Portanto, é fundamental que a empresa tenha atenção com seus funcionários. As ações de endomarketing são exatamente esse cuidado e demonstração de reconhecimento que a empresa deve ter.


Esse reconhecimento irá fazer com que os colaboradores se sintam uma parte importante dentro da empresa.


A motivação dos funcionários aumenta quando eles percebem que sua qualidade de trabalho e bem-estar são levados a sério.


Aumento da produtividade


Motivação também aumenta a produtividade. Quando você está satisfeito com o seu trabalho, é mais ser proativo, buscar entregar algo com a melhor qualidade e correr atrás de bons resultados.


As ações de endomarketing também auxiliam os colaboradores a conhecer as motivações da empresa, seus objetivos e metas, sua missão e seus valores.


Com isso, é mais fácil fazer com que seus colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos.


Retenção de talentos


Outro resultado positivo de uma estratégia de endomarketing bem feita diz respeito à retenção de talentos.


Hoje a rotatividade é um dos maiores desafios da empresas, já que os colaboradores estão sempre em busca de crescimento e condições melhores de trabalho.


O problema é que essa saída constante de funcionários atrapalha a realização de projetos em longo prazo e aumentam os custos com processos seletivos.


Com o endomarketing e os níveis de satisfação aumentados, por outro lado, há mais chances de um talento querer ficar na empresa de maneira prolongada, traçando um plano de carreira baseando-se no que a empresa oferece.


Essa retenção também ocorre devido ao employer branding, que consiste em transformar a empresa em um destino atraente para os colaboradores, garantindo que eles fiquem mais tempo dentro do quadro de funcionários.


Clima organizacional

O ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e produtividade dos colaboradores, o que acaba interferindo diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.


O endomarleting é capaz de melhorar o clima organizacional da empresa, permitindo que ela obtenha os melhores resultados.


Alinha objetivos

O endomarketing também ajuda a empresa a alinhar os objetivos organizacionais com os das pessoas envolvidas.


Por meio da comunicação interna por exemplo, é possível reforçar alguns conceitos e pontos de atenção com o uso de jogos de perguntas e respostas e de competições em geral.


Os treinamentos também são uma importante forma de direcionar a capacitação dos profissionais de modo a torná-los alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.


Como resultado, há menos discrepâncias entre o que a empresa deseja e o que os colaboradores desejam ou como eles agem.

Qualidade de trabalho e bem estar


Algumas atividades no dia-a-dia são estressantes. Muitos colaboradores acabam deixando com esse tipo de momento no trabalho afete seu bem estar.


Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.


Estimula a criação de uma cultura de inovação


O aumento do engajamento, da participação e do conhecimento dos funcionários em relação aos processos da empresa faz com que eles tenham uma visão mais completa do negócio.


Aliando isso à motivação e à comunicação em duas vias, o resultado é que a empresa pode se beneficiar de novas ideias e sugestões que partem espontaneamente dos funcionários.

O resultado é que a partir da seleção e implantação de algumas dessas ideias, a empresa passa a criar uma cultura de inovação.


Mais colaboradores sentirão a necessidade de expressar suas ideias e sugestões e mais a empresa pode se beneficiar ao ajustar sua atuação baseando-se nessas informações.


Aumenta vendas e oportunidades de negócio

Funcionário feliz, cliente feliz. O desempenho externo depende do desempenho interno, e isso é inegável.


Você pode até vender a ideia de ser uma empresa incrível, com atendimento excelente e totalmente focado nas necessidades do consumidor.


Se o seu vendedor, a pessoa que está lá no balcão, tiver com uma cara feia e tratar seu cliente mal, é a sua marca que sai prejudicada.


Cria um diferencial competitivo


Uma empresa respeitada por seus funcionários fortalece sua imagem no mercado.

Isso cria um diferencial competitivo, pois o potencial cliente tende a simpatizar ou preferir uma empresa que tem posicionamento positivo.


Além disso, os próprios colaboradores motivados vão desempenhar melhor o seu papel, oferecendo um serviço de melhor qualidade.


Pesquisa de satisfação


Assim como os clientes, os colaboradores também exigem pesquisa de satisfação.


Para que a empresa seja bem estruturada e garanta o bem estar da sua equipe é preciso que o RH se disponibilize a realizar pesquisas que auxiliam no entendimento das necessidades e demandas de todos os funcionários.


Dessa forma, será possível implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e transformem de forma positiva a vida dessas pessoas.


Erros mais comuns na comunicação interna nas empresas


Equipe não especializada

Esse trabalho exige uma equipe preparada, dotada da infraestrutura necessária e conhecimento específico, capaz de pensar estratégias internas alinhadas com os objetivos externos à empresa.


É fundamental, ainda, que esses profissionais tenham apoio real da gerência durante o desempenho das atividades propostas e, juntos, possam desenvolver também aspectos corporativos como reputação da empresa e sua identidade.


Não dar feedback


Com a correria do dia a dia fica complicado aos chefes darem um feedback aos funcionários.


Por isso é de extrema importância que um profissional fique responsável pela comunicação interna e por passar as informações à equipe ou departamento.


A falta de feedback pode gerar a desmotivação dos funcionários e tenho certeza de que você quer sua equipe muito motivada diariamente, não é mesmo?


Não valorizar o colaborador


Cada colaborador exerce papel fundamental para o pleno desenvolvimento da organização.

Algumas empresas, não possuem o hábito de elogiar e valorizar o trabalho das pessoas e isso pode refletir na motivação da equipe.


Quando não há um reconhecimento por parte da gestão, os colaboradores tendem a desanimar com o trabalho prestado.


Portanto, é essencial não apenas estimular a equipe, destacando e dando um feedback paras as atividades que foram feitas, mas também investir na capacitação de todos.


Comunicação unilateral


Empresas que não estão dispostas a ouvir seus colaboradores tendem a parar no tempo. Hoje em dia, todos querem dar suas opiniões.


A ideia de cocriação torna as organizações ambientes mais férteis, no sentido de produção e desenvolvimento.

Por isso, as empresas que promovem diálogos internos entre seus colaboradores tendem a ter mais sucesso no mercado.


Não valorizar o colaborador


Cada colaborador exerce papel fundamental para o pleno desenvolvimento da organização.

Algumas empresas, não possuem o hábito de elogiar e valorizar o trabalho das pessoas e isso pode refletir na motivação da equipe.


Quando não há um reconhecimento por parte da gestão, os colaboradores tendem a desanimar com o trabalho prestado.


Portanto, é essencial não apenas estimular a equipe, destacando e dando um feedback paras as atividades que foram feitas, mas também investir na capacitação de todos.


Comunicação unilateral


Empresas que não estão dispostas a ouvir seus colaboradores tendem a parar no tempo. Hoje em dia, todos querem dar suas opiniões.


A ideia de cocriação torna as organizações ambientes mais férteis, no sentido de produção e desenvolvimento.


Por isso, as empresas que promovem diálogos internos entre seus colaboradores tendem a ter mais sucesso no mercado.


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