Diante de tantas opções, escolher uma profissão não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, vamos te explicar um pouco mais sobre a carreira de marketing. Confira!
É muito comum as pessoas associarem a área de marketing com propaganda e vendas. De fato, o marketing se ocupa dessas funções, mas é bem mais complexo e possui várias aplicações.
O marketing é voltado para o consumidor final, com o objetivo de satisfazer suas necessidades e trazer retorno para as empresas, marcas ou pessoas.
Esse setor realiza análises de mercado, planejamento de comunicação e define a melhor forma de transmitir a mensagem para clientes, parceiros e colaboradores.
É através do marketing que uma empresa vai saber como identificar seu público-alvo, satisfazê-lo e mantê-lo.
O importante na profissão é entender quem precisa receber a mensagem para só assim criar um modo de transmiti-la.
A carreira de Marketing é uma das que mais passou por mudanças nos últimos anos, vivenciando transformações tanto na formação do profissional da área como nas ferramentas que são utilizadas para exercer o papel de profissional de Marketing.
Para você entender melhor, vamos explicar o conceito de marketing.
O que é marketing?
Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender os desejos e necessidades do cliente.
O objetivo do Marketing é entender tão bem o cliente que ele se torne cliente de uma empresa para sempre.
Para fidelizar o cliente é preciso que a empresa e marca o conheça bem, como seus hábitos, medos, anseios, gostos, costumes, etc.
Posicionamento é a palavra que resume o marketing. Segundo Philip Kotler, posicionamento é a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha do seu público-alvo.
O posicionamento de Marketing está relacionado com os 4 Ps do Marketing: preço, praça, produto e promoção.
Ele se refere aos empenhos da empresa/marca em atender às necessidades de consumo dos seus clientes.
A carreira de marketing tem crescido muito nos últimos anos, e essa expansão se deve principalmente à maneira como os consumidores estão buscando por produtos e serviços.
Levar o público a se interessar por uma marca tem sido um desafio enfrentado por milhares de empresas.
Por isso, essas empresas precisam de profissionais qualificados para exercer essa função tão importante com excelência.
O novo marketing
Mauro Segura, diretor de Marketing da IBM, diz que as novas tecnologias e o novo perfil do consumidor são em grande parte responsáveis pela mudança que vemos hoje na carreira.
Com a internet e as redes sociais, agora não é só a empresa que fala, qualquer um pode criar conteúdo, “o marketing tradicional, unilateral, não é mais o centro da questão”.
O Novo Marketing, para Mauro, vai ser muito intuitivo e mais baseado em estudos. ” Hoje as coisas funcionam um pouco no ‘achômetro’. No futuro, teremos de ser mais exatos nas previsões”.
O posicionamento de Marketing está relacionado com os 4 Ps do Marketing: preço, praça, produto e promoção.
Ele se refere aos empenhos da empresa/marca em atender às necessidades de consumo dos seus clientes.
A carreira de marketing tem crescido muito nos últimos anos, e essa expansão se deve principalmente à maneira como os consumidores estão buscando por produtos e serviços.
Levar o público a se interessar por uma marca tem sido um desafio enfrentado por milhares de empresas.
Por isso, essas empresas precisam de profissionais qualificados para exercer essa função tão importante com excelência.
A força do marketing digital
O apelo das mídias sociais fez com que muitas empresas passassem a usar essa ferramenta para promover produtos e conquistar mercado.
Com isso, aumentou a procura por especialistas em marketing digital, área que engloba os mecanismos para divulgar e promover marcas, produtos e serviços a públicos específicos.
Para isso, é usado diversas estratégias, como produção e compartilhamento de conteúdo, otimização de sites e monitoramento de redes sociais, por exemplo.
O que faz o profissional de marketing?
O profissional que segue a carreira de marketing é responsável por criar estratégias que tornarão um produto ou serviço mais atraente para seu público-alvo.
Além disso, fica como responsabilidade do profissional de marketing fortalecer o nome da empresa, levando seu nome diretamente para as pessoas que precisam dos seus serviços.
Além disso, estão entre as funções de um profissional que segue a carreira de marketing:
Planejamento e administração do endomarketing organizacional;
Educação e treinamento das lideranças;
Cooperação nos processos de produtividade e qualidade;
Captação de recursos para organização (financiamento, parceria, patrocínio, apoio ou doação);
Definição de posicionamento;
Administração da carteira dos clientes e plano de vendas;
Administrar variáveis controláveis, como produtos e serviços;
Escolha de caminhos e estratégias a serem percorridos pelo produto;
Análise do ciclo de vida dos produtos;
Definição de preços, mercados, segmentos e nichos;
Definição de ferramentas de comunicação e relacionamento;
Monitoramento de concorrências, percepção do consumo e ocorrências do mercado.
Habilidades do profissional de marketing
O profissional que pretende seguir a carreira de marketing, precisa ser criativo, analítico e saber interpretar diversos dados. Atualmente, ser de “humanas” não funciona mais.
O profissional de marketing que vai se dar bem no mercado, precisa estar por dentro das tendências. Não pensando no seu consumidor, mas nas tendências do mercado em geral.
Profissionais desatualizados são os responsáveis por campanhas publicitárias que falham, como conteúdos que podem ser considerados ofensivos, por exemplo.
Também precisa saber utilizar dados e a pesquisa de mercado ajuda muito nessa parte. Aprenda a fazer as perguntas certas para o público ideal e tire proveito máximo das informações que conseguir.
Além disso, o profissional de marketing precisa ter paixão pelo aprendizado. Com a velocidade das mudanças, é fundamental estar sempre fazendo cursos e se atualizando sobre o mercado.
O profissional que tiver sede de aprender coisas novas certamente terá estratégias melhores e mais afinadas com as mudanças dos públicos.
O marketing é cheio de desafios e o profissional dessa área precisa saber trabalhar em equipe. Uma estratégia de marketing precisa estar alinhada com a equipe de vendas, por exemplo.
E para que isso aconteça, é preciso saber se comunicar e colaborar para um ambiente de troca e cooperação.
Comunicação corporativa: realizar ações e produzir material de comunicação voltados para o público interno.
Consultoria: prestar consultoria a empresa para promover o lançamento de produtos.
Desenvolvimento de produto: identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam.
Gerência de produtos: planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até a sua chegada ao mercado.
Planejamento estratégico: coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas as estratégias.
Pesquisa: obter dados, como renda, escolaridade, região, idade e hábitos de consumo que permitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto.
Marketing digital: um dos mercados mais promissores atualmente. Envolve a utilização da internet e mídias sociais para estabelecer um relacionamento com o cliente. Se você está iniciando na área, vale a pena procurar um curso de marketing digital para entender mais sobre o assunto.
Marketing de relacionamento: cuida da relação entre a empresa e seus clientes, criando e mantendo canais de comunicação e pós-venda.
Endomarketing: voltado para ações dentro das empresas, com o objetivo de melhorar a compreensão e engajamento dos colaboradores.
Curso de marketing
A formação do profissional que segue a carreira de marketing pode ser feita cursando o Bacharelado ou Tecnólogo na área.
Tecnólogo: com duração de dois anos, tem a grade curricular parecida com a do bacharelado, porém é mais focada em temas específicos e tem uma abordagem mais prática.
São exemplos de cursos:
Gestão de Marketing no Varejo;
Gestão de Marketing em Turismo;
Gestão de Vendas e Marketing;
Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas.
Bacharelado: com duração de quatro anos, tem o início focado na parte mais comportamental. Também abrange aspectos relacionados a administração, legislação e algumas ações práticas.
São exemplos de cursos:
Comunicação e Marketing;
Marketing Estratégico;
Propaganda e Marketing;
Gestão em Comunicação;
Publicidade e Propaganda.
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