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Tudo o que novos empreendedores precisam saber

Ser dono do próprio negócio é o sonho da grande maioria das pessoas, mas existem muitos desafios que os novos empreendedores precisam superar para prosperar.



Não tem como negar: abrir uma empresa e mantê-la é uma tarefa bastante desafiadora, ainda mais para quem é novo na área.


Diversas pesquisas apontam que, aproximadamente, 25% das novas empresas são fechadas antes mesmo de completarem dois anos.

Uma das principais razões para isso é a falta de experiência por parte dos empreendedores de primeira viagem.


Baseado em experiências de quem já passou por essa situação, é possível reverter esse quadro e evitar muitos erros de principiantes.


Por isso, para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas importantes que os novos empreendedores precisam saber.


Novos empreendedores precisam saber o que é empreendedorismo!


De acordo com o dicionário, empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades.


O mesmo ainda diz que é investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.


Mas será apenas isso mesmo?


Não, caro leitor, empreendedorismo não é apenas isso, ele vai bem mais além.


Empreendedorismo é a ação de imaginar, desenvolver e realizar visões.

Para tornar-se um bom empreendedor é preciso:


  • Imaginação

  • Determinação

  • Organização

  • Espírito de liderança

  • Conhecer as técnicas de etapas e processos


De modo geral, pode-se afirmar que ser empreendedor é ser um realizador que produz novas ideias por meio da semelhança entre imaginação e criatividade.


Características de um empreendedor


De acordo com o empreendedor Marcos Kayser, empreender é inovar, criando o novo até que alguém pare de comprar, quando criamos o novo novamente.


Partindo desse princípio, é possível enumerar algumas características empreendedoras que os novos empreendedores precisam adquirir.


Um empreendedor:


  • Identifica oportunidades onde às outras pessoas não as enxergam;

  • Precisa acreditar em si mesmo;

  • Tem o desejo de ser reconhecido;

  • Não desiste diante de uma dificuldade;

  • Avalia alternativas e corre riscos;

  • Dedica-se para obter informações sobre clientes e fornecedores;

  • Investiga os concorrentes;

  • Estabelece metas claras de curto, médio e longo prazo;

  • Busca autonomia;

  • Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa;

  • Desenvolve e mantém relações comerciais;

  • Planeja e divide as tarefas;

  • Busca satisfazer os padrões de excelência;

  • Diante de um obstáculo, muda as estratégias, quando necessárias.


Um estudo sobre o empreendedorismo nas universidades, realizado pela Endeavor Brasil, mostrou que:


  • 60% dos universitários pensam em abrir um novo negócio;

  • 4,8% não pensam em se tornar um empreendedor;

  • 76,7% almejam tornar-se independes.


Destes:


  • 66% pensam no dinheiro;

  • 56% querem sentir-se seguros;

  • 55% almejam recompensas pessoais.


A força de vontade, de acordo com esse mesmo estudo, é grande, mas a preparação é pouca, ainda mais para um mercado tão competitivo.


Aproximadamente 38% desses estudantes gastam algum tempo para aprender sobre como abrir um novo negócio.


Cerca de 24% deles guarda dinheiro para se tornar um empreendedor, e em média 44% estudaram ou estudam  pelo menos uma disciplina ligada à área.


O mesmo estudo ainda aponta que 28% desses estudantes já tiveram um emprego remunerado em uma startup.


E quase 93% deles possuem autoconfiança .


Contudo, é possível concluir que os novos empreendedores possuem muita vontade de crescer na área, porém têm pouca preparação para isso.


Em atividades mais técnicas temos:


  • 34,4% possuem confiança para planejar uma campanha de marketing para um novo serviço ou produto;

  • 44,8% têm confiança para estimular o valor de capital inicial de giro para abrir uma nova empresa;

  • 70% daqueles que já trabalharam em startups relatam um aumento de confiança.


Arregaçar as mangas, como dizem os estudiosos do assunto, faz toda a diferença, ainda mais para os viajantes de primeira viagem.


O que devo fazer para ser um empreendedor de sucesso?


Os novos empreendedores precisam, antes de mais nada, empreender para poder ter sucesso na carreira.


Vamos dar algumas dicas, a seguir, para quem está começando!


Planejamento

É sempre essencial em tudo o que se almeja na vida, ainda mais se tratando da carreira.

O dinheiro é importante para que um negócio flua bem, porém é necessário movimentá-lo corretamente.


A ideia aqui é fazer um planejamento de investimentos, onde não seja deixado de lado os seus princípios e valores.


Oportunidades

É necessário treinar a sua visão para identificar o local e o momento para atuar com um novo negócio.


É interessante sempre buscar experiências novas, afim de aumentar o seu repertório e, consequentemente, as possibilidades de atuação.


Pesquisa

Essa é um dos fatores essenciais que os novos empreendedores não podem deixar de lado.

O mercado está em constantes mudanças, e para conseguir acompanha-lo é necessário entender que os negócios fluem.


Para isso, faça pesquisas sobre todas as novidades e tendências sobre empreendedorismo e os seus segmentos promissores.


Negociação

É de suma importância que um empreendedor saiba negociar, tanto com os clientes quanto com os fornecedores.


Para o primeiro grupo é importante criar uma base de contatos, que se dá por meio da expansão do networking.


Já para o segundo é necessário conseguir custos menores no momento de repor o estoque, o que irá gerar lucros mais altos para a empresa na hora das vendas.


Eficiência

A qualidade do seu serviço prestado deve excelente, principalmente para que os seus leads tornem-se clientes.


Por isso, tenha ao seu lado um bom time de profissionais eficientes, que suprirão todas as necessidades dos consumidores.


Primeira venda

Antes de abrir CNPJ, conta em banco e gastar com estrutura, faça a primeira venda.

Em menos escala e analisando cada fase da venda, você vai economizar dinheiro e possíveis frustrações.


Independente do cenário econômico do país não podemos baixar a guarda e simplesmente culpar o governo, o país, o vizinho, o papagaio.



Compartilhe a sua ideia!

Não tenha medo de compartilhar um pensamento com as pessoas por medo de que elas copiarão o seu projeto.


Esse tipo de atitude ajuda a economizar tempo e dinheiro, ainda mais se for feita com aqueles que já tiveram experiências semelhantes às suas.


Despesas

Novos empreendedores precisam aprender a separar as despesas pessoais das despesas empresariais.


Muitas vezes, por falta de organização, o empreendedor acaba usando o dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais, ou vice-versa.


EVITE esse tipo de erro!


Tenha em mente que é necessário fazer uma retirada mensal dos ganhos do negócio, a chamada pré-labore.


O restante do lucro, de acordo com os estudiosos sobre o assunto, deve ser reinvestido na própria empresa, o que estimulará o seu crescimento.


Criatividade

Criatividade é a palavra que não pode faltar no dicionário dos novos empreendedores.

Não é necessário reinventar a moda para se manter no mercado. Criar soluções diferenciadas e criativas já são suficientes para levar a sua empresa ao sucesso.


Estratégias de comunicação

Não tem como ignorar o fato de que uma empresa cresce quando se comunica com o seu público-alvo.

Invista em e-mail marketing para os clientes, informando-os sobre as suas promoções e novidades.

Outra maneira eficaz de se comunicar é apostar nas redes sociais, afinal, todo mundo da era digital vive online.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Um grande abraço,

Equipe Promopress!

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