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Tendências de design para 2019

Quer ficar por dentro das tendências de design para 2019? Nesse post, vamos te mostrar as novidades e explicar um pouco de cada uma delas para você. Confira!



As tendências de design para 2019 já estão chegando, trazendo muita inovação e ao mesmo tempo uma personalidade mais vintage para as criações.


Por isso, listamos quais são as tendências de design para 2019 que mais estão chamando a atenção para você não ficar de fora.



Tendências de design para 2019 – Logotipos responsivos


Trata-se de uma técnica utilizada por profissionais do design, que tem como objetivo desenvolver versões de logotipos já existentes.


Com isso, eles serão facilmente adaptados a diversos dispositivos grandes e pequenos sem sofrer cortes ou alterações.


É pensar na criação do logotipo considerando que suas variáveis sejam adaptáveis a qualquer tipo de dispositivo, mesmo que para isso seja necessário sobrar apenas um elemento da marca original.


Essa técnica foi adquirida quando o design de interações Joe Harrison, criou um projeto no qual ele apresenta diferentes logotipos de marcas conhecidas que reduzem sua complexidade à medida que a janela do seu navegador diminui.


Se o logotipo é reconhecido sem um determinado detalhe visual, então esse detalhe pode ser retirado.


Como ter um bom projeto de logotipo responsivo?


Alguns aspectos devem ser levados em consideração quando se quer colocar em prática o seu projeto. São eles:


Pontos de contato com a marca


Os pontos de contato com a marca são os locais em que os consumidores entra em contato com a sua marca.


É importante listar os pontos que você deseja que sua marca seja visto e analisar se são realmente relevantes.


Teste de leitura 


Como o logotipo que você desenvolveu será aplicado em diferentes lugares, é fundamental que você realize testes com a marca e veja como ela se comporta e crie variações para serem usadas em alguns casos.


São alguns testes que podem ser realizados:


  • Desfoque a marca;

  • Diminua o tamanho;

  • Baixe a opacidade.


Importância do logotipo responsivo para o design


Os logotipos carregam em si a identidade e o conceito existente em uma marca. Por isso, eles são fundamentais para identificação e fixação na mente do público.


Com o surgimento de dispositivos diversificados em tamanhos e resoluções, surge também a crescente demanda por novas adaptações.


Isso inclui a adaptação de logotipos, que muitas vezes precisam ser redesenhados e adequados à nova realidade.

Tendências de design para 2019 – Gradientes (flat design)

Conhecido também como degradê, o efeito de transição entre cores que ficou famoso nos anos 90, mas após o anúncio da nova identidade visual do Instagram, o gradiente voltou com força total.


Por isso, em 2019, você irá ver muitos degradês, não só em ambientes gráficos como em papéis de parede, ilustrações e até na decoração.


Em razão disso, separamos algumas dicas para você utilizá-lo de maneira correta.


  • É recomendado o uso das cores flats;

  • Evite cores puras (100% da cor);

  • Não exagere no gradiente, ele pode tirar o brilho da sua criação;

  • Use gradientes lineares horizontais;

  • Use a criatividade.


Cores 


As características das cores do flat design são com saturação e brilho com quase 70%.

São baseados em diferentes paletas de cores, podendo variar conforme a sua necessidade. No entanto, algumas marcas seguem a tendência e usam o que estão em alta.


Fontes 


Assim como as cores, a tipografia no flat design também é muito importante.


Fontes finas e maiores são características desse conceito. São normalmente grandes em comparação com o “design convencional”.


Tendências de design para 2019 – Profundidade


A utilização de sombras para criar relevos e profundidades já é uma tendência e continuará sendo em 2019.


A criação de profundidade é uma estratégia de design que auxilia os utilizadores a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos gráficos, melhorando a funcionalidade e a simplicidade dos projetos.


Sejam em ícones, ilustrações, websites, ou até mesmo em materiais impressos, a profundidade será definitivamente tendência em 2019.



Tendências de design para 2019 – Bicromia

Duotone tem vindo a ganhar destaque no mundo do design.


O duotone é o nome dada uma forma de manipulação de imagens. O efeito consiste no uso de duas cores diferentes e, preferencialmente, contrastantes aplicadas sobre os meios tons de uma fotografia.


Antes, o duotone era muito utilizado para criar representações de efeito sépia. A cor preta era usada nas áreas escuras e os tons claros de amarelo nas áreas mais claras.


Depois, outros tons de azul, marrom e vermelho passaram a ser usados também e, hoje em dia, esse recurso é visto em cores muito mais ousadas.


Por esse motivo, geralmente é necessário o uso de cores Pantone para realizar a impressão de imagens com esse efeito.


Isso acontece porque, muitas vezes, as cores obtidas no resultado final da peça gráfica são mais especiais.


No entanto, os softwares de edição de imagem têm permitido levar o conceito a um nível superior com o processo monocromático, de três e até de quatro cores.


As cores atrativas enriquecem a identidade visual dos projetos, sendo, por isso, uma tendência entre os designers.


Como fazer o efeito duotone no Photoshop? 


  • Abra a imagem em que pretende aplicar o efeito duotone no software de criação;

  • Abaixo do painel de camadas, busque por um pequeno símbolo composto por um círculo preenchido pela metade. Essa opção permite a criação de uma nova camada de preenchimento ou ajuste. Ao clicar nela, escolha a opção “mapa de degradê”;

  • Na próxima etapa, você vai encontrar opções pré-definidas de gradientes que podem ser aplicados na sua imagem. Porém, na barra de gradiente, é possível escolher cores personalizadas. A cor do lado esquerdo será aplicada nas sombras e áreas mais escuras da imagem, e a cor do lado direito será aplicada nas áreas de luz ou que estejam mais claras. Personalize-as de acordo com a sua criatividade;

  • Você pode nomear a padronagem criada por você e salvá-la no software. Caso você esteja trabalhando em um projeto que necessite de um efeito idêntico em mais de uma imagem, essa ferramenta é ideal para garantir que você vai conseguir essa uniformidade de uma forma bem mais otimizada;

  • Se for necessário editar as cores, basta clicar no retângulo ao lado esquerdo do nome da camada e a janela de edição abrirá novamente;

  • Salve o arquivo normalmente no formato desejado.






Tendências de design para 2019 – Cores vibrantes


Em 2017, vimos o crescimento da aplicação de cores ousadas, e essa tendência apenas ganhou mais intensidade em 2018 e permanecerá em 2019.


Veremos muito mais a utilização do ultravioleta tomando lugar do Millennial Pink, além de outras combinações de cores opostas que prendem a nossa visão com efeitos psicodélicos e intensos.


Tendências de design para 2019 – Cores anos 80 e 90

Desde os tons pastel a cores elétricas, a paleta de cores utilizada nos anos 80 e 90 está a ganhar relevância nos projetos de design atuais.


Vai assistir-se também ao retorno de formas abstratas e geométricas inspiradas pelas décadas pré-milenares.



Tendências de design para 2019 – Tipografia


Fontes artísticas e extravagantes são as fortes tendências para o próximo ano. Mas você sabe o que é tipografia?


Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes).


Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos, etc.


Por serem a base da comunicação escrita, os tipos precisam ser adequados à mensagem que você deseja comunicar, a maneira como você deseja passar essa mensagem, à sua disposição com os demais elementos gráficos e, claro, à sua boa legibilidade.


Classificação das fontes


Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam. São elas:


  • Sem serifa;

  • Com serifa (serif);

  • Cursivas e manuscritas (Script);

  • Decorativa (Dingbat).


Fontes decorativas

São fontes comemorativas, mais enfeitadas, que podem trazer no alfabeto símbolos e figuras, como animais e objetos, ou remetem à ideia de festa, quadrinhos, tecnologia, etc.

São exemplos de fontes decorativas: Rosewood, Old English.


Cada estilo comporta inúmeras famílias de fontes diferentes. Hoje em dia, com a tecnologia digital, é praticamente impossível contar o número de tipos, que cresce exponencialmente.


Cada família, por sua vez, pode abrigar algumas ou todas as variações: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold (todas com a variação em Itálico também).



Gostou das dicas? Aproveite e acesse nosso site,www.promopress.com.br. No blog da Promopress você fica por dentro de todas as tendências do mundo do design.

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