Você sabe quais são as técnicas de persuasão de marketing? Nesse post, vamos mostrar quais são elas e como são usadas para conquistar clientes e vender mais. Confira!
No dicionário, persuasão é o ato ou efeito de conhecer alguém a realizar ou acreditar em algo. Esse conceito não se encaixa somente em termos pessoais mas, principalmente, no meio empresarial.
O que leva uma pessoa a dizer “sim” para a sua oferta e não para o seu concorrente? Talvez pela sua melhor qualidade, preço mais baixo, fácil localização, bom atendimento, etc.
Mas para que todas essas características sejam levadas em conta no momento de decisão do consumidor pelo seu produto ou serviço, é preciso entender as técnicas de persuasão de marketing.
No caso das vendas, persuasão pode ser entendida como sua habilidade de levar a pessoa a comprar. Ou seja, meios de convencimento para que aquele cliente prefira os seus benefícios e vantagens.
Para que isso ocorra, será necessário passar por cima de alguns obstáculos que serão encontrados no meio do percurso, como a competição acirrada por um espaço no mercado.
É importante lembrar que essa persuasão de marketing não é daquelas que “obriga” a pessoa a fazer o que não quer.
A persuasão é uma ferramenta que permite ao profissional de marketing criar um ambiente favorável para tornar aquela possibilidade em uma venda efetuada.
Para o consumidor, é uma oportunidade para rever se aquele produto ou serviço, realmente irá te beneficiar e suprir suas necessidades e desejos naquele determinado momento.
Isso não é tarefa fácil. Para que você tenha eficiência é preciso de estratégias, planejamento e entender sobre as técnicas de persuasão de marketing.
Quando utilizar as técnicas de persuasão de marketing?
Para que a estratégia de persuasão de marketing seja efetiva, é preciso que ela seja usada nos estágios do processo de venda mais adequados. São eles:
Argumentação de venda O que torna o seu produto ou serviço relevante para aquele cliente? Qual o seu principal diferencial entre os concorrentes?
Use a persuasão para construir uma divulgação sólida e objetiva para os benefícios que aquele produto ou serviço irá oferecer ao consumidor.
Negociações Se você tem no seu portfólio um produto que tem um valor negociável, use bons argumentos neste momento, mas com responsabilidade e honestidade, acima de tudo.
Reverter um cliente insatisfeito Nem sempre as experiências de consumo são perfeitas. Possivelmente um cliente, em qualquer momento da sua vida, pode não sair satisfeito da sua loja, é inevitável!
No entanto, se a sua empresa teve algum problema, use a persuasão para lidar com aquele cliente no pós-venda.
Quais são as técnicas de persuasão de marketing?
Reciprocidade A maioria das pessoas gostam de retribuir favores e gentilezas. O ser humano funciona à base de esforços positivos, ou seja, coisas que representem prêmios para eles.
Um exemplo muito comum é a distribuição de amostras grátis. No entanto, pense em quem realmente é o seu público-alvo e o que realmente eles procuram.
É fundamental mostrar que você realmente está se sentindo bem em “presentear” aquele cliente, para que ele se sinta importante e construa um bom relacionamento com a sua empresa.
Compromisso e coerência Quando firmamos um compromisso queremos agir de forma coerente com ele. Pesquisam informam que se a pessoa faz um favor pequeno para outra, será muito provável que ela fará um maior depois.
Com isso, peça pequenos favores ao cliente e, gradativamente, faça com que ele assuma um compromisso com você.
Assim, consequentemente, ele vai querer manter aquele compromisso com você e acabará comprando o seu produto.
Provas sociais Sabe aquela sensação quando vemos uma fila enorme na frente de uma loja, e logo pensamos que deve ser algo bom?
Pois bem, as pessoas tendem a fazer aquilo que acham que “não podem ficar de fora” ou “não podem perder”.
Empatia Precisamos ter empatia e afeição por aquelas pessoas que vamos fazer negócio, para nos sentirmos à vontade de nos relacionar com eles.
Todos nós estamos propensos a sermos influenciados por pessoas que gostamos. Naquele momento, iremos considerar comprar algo que foi recomendado por um amigo ou familiar.
Autoridade/ Credibilidade Normalmente, quem tem o papel de autoridade, possui um característica de influenciador e tem grande impacto sobre as ações e decisões de terceiros.
É por isso, que opiniões de profissionais ou experts daquele segmento, é muito importante para os clientes no momento de decidir se aquele produto é bom o suficiente para ele ou não.
Escassez A sensação de que estamos perdendo algo de valor nos leva a ação de adquiri-la rapidamente, levando em conta mais a emoção do que a razão.
A lei da oferta e procura tem grande influência neste princípio. Se o cliente percebe a escassez daquele determinado produto ou serviço ou grande procura dele, imediatamente se mostrará interessado e disposto a pagar um valor mais alto por ele, se necessário.
Dicas!
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga que o cliente está enganado;
Comece a negociação de maneira amistosa;
Deixe o cliente falar em boa parte da conversa;
Seja flexível;
Mostre que você é um especialista;
Se coloque no lugar do seu cliente.
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