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Sua empresa tem identidade visual?

Você sabe o que é identidade visual e qual a sua importância para as empresas? No post de hoje, vamos te explicar e te dar dicas de como estabelece-la para o seu negócio. Confira!


O que é identidade visual?


A identidade visual de uma empresa é essencial para a construção de uma marca. Ela é o primeiro contato com o público e, por isso, precisa saber chamar atenção.


Sua empresa, assim como as pessoas à sua volta, precisam de uma identidade própria, algo que te defina e te torne única.


Com tantas informações circulando, a identidade visual faz toda a diferença para sua empresa. Ela faz com que você se destaque em meio a tantos concorrentes e agregue profissionalismo a seu negócio.


Além disso, no contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais da empresa e apresentá-los aos clientes.


Por causa dos custos, muitas empresas pequenas e microempreendedores, acabam optando por criá-las sozinhos, o que resulta em logotipos e cartões de visita nem sempre condizentes com a marca.


Existem muitos erros cometidos por profissionais que tentem criar logos e cartões de visita sem conhecimento adequado, como cores, elementos e imagens escolhidas a partir de critérios muito pessoais, e que não são muito apropriados a imagem da empresa.


Para evitar isso, é preciso procurar profissionais de design qualificados para ajudar a deixar a imagem da sua empresa mais profissional e com credibilidade.


Toda empresa séria e que se preocupa com sua imagem deve ter uma identidade, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai muito além do logotipo. Aliás isso é o que consideramos apenas a ponto de iceberg.


Por isso, daremos outros exemplos de elementos que fazem parte da identidade visual de uma  empresa. São eles:


  • Nome da empresa: é o indicador essencial da marca e deve ser inconfundível;

  • Tipologia: deve fugir das fontes comuns, ser de fácil entendimento e ter personalidade;

  • Logotipo: é um conjunto formato por duas ou mais letras fundida em um só tipo.

  • Símbolo: é um sinal gráfico que representa a companhia;

  • Marca: é o principal elemento da identidade visual, formada pela união do logotipo e símbolo;

  • Cores: a cor é capaz de transmitir uma mensagem, além de geral emoção nos clientes;

  • Mascotes: uma pessoa, animal ou objeto escolhido como representante visual;

  • Slogan: frase de fácil memorização que resume e identifica as características da marca;

  • Garoto-propaganda: pessoa que expõe produtos específicos de forma publicitária.

Quais as vantagens para sua marca?


Com a criação da identidade visual, esses são os impactos positivos que, via de regra, são provocados:


Reconhecimento: Sua marca será cada vez mais reconhecida, à medida que a  identidade visual estiver sendo divulgada.


Posicionamento: símbolos, valores, culturas e projetos. Tudo contribuirá para incentivar e promover futuras progressões dentro de seu negócio.


Vínculo: Uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade, do ponto de vista dos clientes.


Permanência: Controlar sua identidade visual, permitirá que você responda rápida e eficazmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo assim, sua permanência no mercado mesmo em tempos difíceis.


Rentabilidade: Não haverá necessidade de reinventar gráficos constantemente se você tiver uma marca bem estabelecida e sólida. Portanto, uma identidade visual bem projetada poderá lhe poupar muito dinheiro.


Como criar uma identidade visual para minha empresa?


Designer e marca são inseparáveis

Ao criar uma marca, a intenção é provocar uma forte reação no público, fazendo com que ele passe a reconhecê-la de forma imediata.


É o design que apresenta a marca, que forma a sua identidade. É a harmonia do design que lhe ajudará a decidir os conceitos estéticos da sua marca.


Juntamente com um profissional da área, vocês devem discutir o design estratégico que você quer desenvolver para a marca.


Identidade visual coerente e flexível


Não crie um logotipo estático que não pode ser comunicado em seu material de comunicação. Sua marca deve ser adaptável e coerente, não só consistente.


Ao criá-la pense em como será sua aplicação, suas cores e como usá-la em todas as mídias.


Relação emocional com o público


Essa é uma etapa que, na maioria das vezes, faz parte das funções de um designer. Seja pela forma que a sua marca for comunicar com os consumidores ou pelas informações divulgadas para clientes.


Ou seja, ações sociais, excelência em atendimento e qualidade dos produtos e serviços. Os profissionais precisam incorporar os valores e objetivos de mercado ao mesmo tempo.


A partir daí, é possível transformá-los de um modo que seja viável estabelecer uma conexão com o consumidor.


Menos é mais


Tenha ideias simples e ao mesmo funcionais e inovadoras. Não confunda a cabeça do seu consumidor.


Quanto menos informações e uma projeção direta da sua marca, o consumidor identificará mais rapidamente.



Analise a concorrência


Você precisa identificar o que já foi feito por empresas semelhantes ao seu negócio. Essa busca é também o momento de procurar por referências ou desistir de algumas ideias que estavam na mente.


Essa analise ajudará você a seguir ou não uma linha de raciocínio. Isso não quer dizer que você precisa seguir a mesma ideia que os seus concorrentes.


Algumas das melhores identidades visuais justamente se destacaram saindo da curva, sendo criativo e fazendo diferente dos demais.


Como as cores influenciam na minha marca?


Como as cores estão ligadas diretamente ao sentindo da visão, elas estimulam o cérebro e provocam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa.

Por isso, uma das características mais importantes para qualquer marca é a cor que ela usará para representar o seu negócio.


Porém, muitas empresas ainda negligenciam essa área em seus projetos de marketing.


Segundo pesquisas realizadas 93% dos consumidores consideram um fator decisivo no momento de  compra a aparência visual da marca. Além disso, a cor representa 85% do motivo de uma compra.


Mas afinal, o que realmente significa cada cor?


Azul


A cor azul é uma das tonalidades mais populares quando o assunto é logotipo. Ele se destaca por emitir confiança, segurança e responsabilidade.


O azul claro provoca a sensação de frescor e higiene, além de produtividade e sucesso. Já o azul escuro é relacionado ao poder, sendo mais frequente em marcas corporativas.



Vermelho


O vermelho não é só a cor da paixão. Ele é muito usado em fast-food e indústria de alimentos em geral, pois o seu simbolismo nos remete à fome.


O vermelho é uma cor muito complexa, muitas vezes utilizada quando o assunto é promoção, além de ter sua própria psicologia e simbolizar emoção.


Amarelo


O amarelo também remete a fome e funciona como um estimulador de apetite. Mas possui diversos significados como otimismo, esperança e acolhimento.


Também é usado para chamar a atenção e ajudar na concentração do consumidor.


Laranja


O laranja desperta a criatividade, passa a sensação de alegria e chama a atenção do consumidor. Muito conhecido por ser uma cor agradável e amigável, além de transmitir coragem.


As marcas jovens dão muito valor para essa cor para se mostrarem dinâmicas, ativas e convidativas.


Verde


O verde é uma cor conhecida por ser mais fácil de ser processada pelos olhos. Ela traz tranquilidade, serenidade, prosperidade e dinheiro.


Em hospitais e centros de saúde é muito comum a presença do verde, pois passa tranquilidade e calma para os pacientes.


Preto


Traz a ideia de luxo, glamour e negócios. O preto também é a cor da noite, do céu noturno, da penumbra.


Por isso, é associado às coisas proibidas, ao mistério, ao místico e também às coisas que se fazem em segredo.


Branco


O branco é a cor da paz, do bem, da inocência, dos espíritos bons. Tanto a pureza, quanto a limpeza são associados ao branco.


Essa cor também é associada a aspectos negativos, como esterilidade, frieza, barreiras e inimizade.


Importância dos materiais impressos para a identidade visual da sua empresa


Um dos elementos mais importantes para a identidade visual de uma empresa são os materiais impressos.


Alinhada ao posicionamento da marca, irá fortalecer a imagem corporativa, fazendo com que a empresa seja facilmente lembrada e reconhecida pelo público.


Cartões de visita


Cartões de visita identificam uma pessoa e empresa e deve ser entregue sempre no primeiro contato. É considerado a primeira impressão que o cliente terá de você e do seu negócio.


Papel timbrado

O papel timbrado é um item de extrema importância para aquelas empresas que querem demostrar seriedade e responsabilidade.


Esse documento transmite credibilidade e profissionalismo, sendo utilizado frequentemente para contratos, cartas e orçamentos.

Envelopes

Você pode utilizar o envelope para envio de comunicados internos e externos. Além disso, armazenar documentos e papéis timbrados, como contratos e orçamentos.


Esse material ajuda na organização do seu ambiente de trabalho e reforça a imagem profissional e séria da sua empresa.


Percebeu como é importante ter uma identidade visual bem projetada? No blog da Promopress www.promopress.com.br, tem outras dicas ótimas para sua empresa crescer no mercado!

Aproveite e solicite um orçamento sem compromisso conosco!


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