Você sabe o que é identidade visual e qual a sua importância para as empresas? No post de hoje, vamos te explicar e te dar dicas de como estabelece-la para o seu negócio. Confira!
O que é identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é essencial para a construção de uma marca. Ela é o primeiro contato com o público e, por isso, precisa saber chamar atenção.
Sua empresa, assim como as pessoas à sua volta, precisam de uma identidade própria, algo que te defina e te torne única.
Com tantas informações circulando, a identidade visual faz toda a diferença para sua empresa. Ela faz com que você se destaque em meio a tantos concorrentes e agregue profissionalismo a seu negócio.
Além disso, no contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais da empresa e apresentá-los aos clientes.
Por causa dos custos, muitas empresas pequenas e microempreendedores, acabam optando por criá-las sozinhos, o que resulta em logotipos e cartões de visita nem sempre condizentes com a marca.
Existem muitos erros cometidos por profissionais que tentem criar logos e cartões de visita sem conhecimento adequado, como cores, elementos e imagens escolhidas a partir de critérios muito pessoais, e que não são muito apropriados a imagem da empresa.
Para evitar isso, é preciso procurar profissionais de design qualificados para ajudar a deixar a imagem da sua empresa mais profissional e com credibilidade.
Toda empresa séria e que se preocupa com sua imagem deve ter uma identidade, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai muito além do logotipo. Aliás isso é o que consideramos apenas a ponto de iceberg.
Por isso, daremos outros exemplos de elementos que fazem parte da identidade visual de uma empresa. São eles:
Nome da empresa: é o indicador essencial da marca e deve ser inconfundível;
Tipologia: deve fugir das fontes comuns, ser de fácil entendimento e ter personalidade;
Logotipo: é um conjunto formato por duas ou mais letras fundida em um só tipo.
Símbolo: é um sinal gráfico que representa a companhia;
Marca: é o principal elemento da identidade visual, formada pela união do logotipo e símbolo;
Cores: a cor é capaz de transmitir uma mensagem, além de geral emoção nos clientes;
Mascotes: uma pessoa, animal ou objeto escolhido como representante visual;
Slogan: frase de fácil memorização que resume e identifica as características da marca;
Garoto-propaganda: pessoa que expõe produtos específicos de forma publicitária.
Quais as vantagens para sua marca?
Com a criação da identidade visual, esses são os impactos positivos que, via de regra, são provocados:
Reconhecimento: Sua marca será cada vez mais reconhecida, à medida que a identidade visual estiver sendo divulgada.
Posicionamento: símbolos, valores, culturas e projetos. Tudo contribuirá para incentivar e promover futuras progressões dentro de seu negócio.
Vínculo: Uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade, do ponto de vista dos clientes.
Permanência: Controlar sua identidade visual, permitirá que você responda rápida e eficazmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo assim, sua permanência no mercado mesmo em tempos difíceis.
Rentabilidade: Não haverá necessidade de reinventar gráficos constantemente se você tiver uma marca bem estabelecida e sólida. Portanto, uma identidade visual bem projetada poderá lhe poupar muito dinheiro.
Como criar uma identidade visual para minha empresa?
Designer e marca são inseparáveis
Ao criar uma marca, a intenção é provocar uma forte reação no público, fazendo com que ele passe a reconhecê-la de forma imediata.
É o design que apresenta a marca, que forma a sua identidade. É a harmonia do design que lhe ajudará a decidir os conceitos estéticos da sua marca.
Juntamente com um profissional da área, vocês devem discutir o design estratégico que você quer desenvolver para a marca.
Identidade visual coerente e flexível
Não crie um logotipo estático que não pode ser comunicado em seu material de comunicação. Sua marca deve ser adaptável e coerente, não só consistente.
Ao criá-la pense em como será sua aplicação, suas cores e como usá-la em todas as mídias.
Relação emocional com o público
Essa é uma etapa que, na maioria das vezes, faz parte das funções de um designer. Seja pela forma que a sua marca for comunicar com os consumidores ou pelas informações divulgadas para clientes.
Ou seja, ações sociais, excelência em atendimento e qualidade dos produtos e serviços. Os profissionais precisam incorporar os valores e objetivos de mercado ao mesmo tempo.
A partir daí, é possível transformá-los de um modo que seja viável estabelecer uma conexão com o consumidor.
Menos é mais
Tenha ideias simples e ao mesmo funcionais e inovadoras. Não confunda a cabeça do seu consumidor.
Quanto menos informações e uma projeção direta da sua marca, o consumidor identificará mais rapidamente.
Analise a concorrência
Você precisa identificar o que já foi feito por empresas semelhantes ao seu negócio. Essa busca é também o momento de procurar por referências ou desistir de algumas ideias que estavam na mente.
Essa analise ajudará você a seguir ou não uma linha de raciocínio. Isso não quer dizer que você precisa seguir a mesma ideia que os seus concorrentes.
Algumas das melhores identidades visuais justamente se destacaram saindo da curva, sendo criativo e fazendo diferente dos demais.
Como as cores influenciam na minha marca?
Como as cores estão ligadas diretamente ao sentindo da visão, elas estimulam o cérebro e provocam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa.
Por isso, uma das características mais importantes para qualquer marca é a cor que ela usará para representar o seu negócio.
Porém, muitas empresas ainda negligenciam essa área em seus projetos de marketing.
Segundo pesquisas realizadas 93% dos consumidores consideram um fator decisivo no momento de compra a aparência visual da marca. Além disso, a cor representa 85% do motivo de uma compra.
Azul
A cor azul é uma das tonalidades mais populares quando o assunto é logotipo. Ele se destaca por emitir confiança, segurança e responsabilidade.
O azul claro provoca a sensação de frescor e higiene, além de produtividade e sucesso. Já o azul escuro é relacionado ao poder, sendo mais frequente em marcas corporativas.
Vermelho
O vermelho não é só a cor da paixão. Ele é muito usado em fast-food e indústria de alimentos em geral, pois o seu simbolismo nos remete à fome.
O vermelho é uma cor muito complexa, muitas vezes utilizada quando o assunto é promoção, além de ter sua própria psicologia e simbolizar emoção.
Amarelo
O amarelo também remete a fome e funciona como um estimulador de apetite. Mas possui diversos significados como otimismo, esperança e acolhimento.
Também é usado para chamar a atenção e ajudar na concentração do consumidor.
Laranja
O laranja desperta a criatividade, passa a sensação de alegria e chama a atenção do consumidor. Muito conhecido por ser uma cor agradável e amigável, além de transmitir coragem.
As marcas jovens dão muito valor para essa cor para se mostrarem dinâmicas, ativas e convidativas.
Verde
O verde é uma cor conhecida por ser mais fácil de ser processada pelos olhos. Ela traz tranquilidade, serenidade, prosperidade e dinheiro.
Em hospitais e centros de saúde é muito comum a presença do verde, pois passa tranquilidade e calma para os pacientes.
Preto
Traz a ideia de luxo, glamour e negócios. O preto também é a cor da noite, do céu noturno, da penumbra.
Por isso, é associado às coisas proibidas, ao mistério, ao místico e também às coisas que se fazem em segredo.
Branco
O branco é a cor da paz, do bem, da inocência, dos espíritos bons. Tanto a pureza, quanto a limpeza são associados ao branco.
Essa cor também é associada a aspectos negativos, como esterilidade, frieza, barreiras e inimizade.
Importância dos materiais impressos para a identidade visual da sua empresa
Um dos elementos mais importantes para a identidade visual de uma empresa são os materiais impressos.
Alinhada ao posicionamento da marca, irá fortalecer a imagem corporativa, fazendo com que a empresa seja facilmente lembrada e reconhecida pelo público.
Cartões de visita
Cartões de visita identificam uma pessoa e empresa e deve ser entregue sempre no primeiro contato. É considerado a primeira impressão que o cliente terá de você e do seu negócio.
Papel timbrado
O papel timbrado é um item de extrema importância para aquelas empresas que querem demostrar seriedade e responsabilidade.
Esse documento transmite credibilidade e profissionalismo, sendo utilizado frequentemente para contratos, cartas e orçamentos.
Envelopes
Você pode utilizar o envelope para envio de comunicados internos e externos. Além disso, armazenar documentos e papéis timbrados, como contratos e orçamentos.
Esse material ajuda na organização do seu ambiente de trabalho e reforça a imagem profissional e séria da sua empresa.
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