top of page
Buscar

Scrum Master – O que é?

Já ouviu falar em Scrum Master? Nesse artigo, vamos te explicar quais as suas habilidades e a sua importância para a metodologia ágil. Confira!



Quem está presente no dia-a-dia empresarial e nas rotinas administrativas de uma empresa, seja ela de qualquer segmento, sabe o quanto é complexo o desenvolvimento de projetos e produtos que atendam as expectativas dos clientes e prazos estipulados por eles.


Para otimizar esses processos, foram criadas metodologias que se encaixam e se adaptam em diversas estratégias para torná-lo mais prático e assertivo, aumentando cada vez mais o fortalecimento da marca.


Um desses conceitos é a metodologia ágil (Agile Manifest), que foi desenvolvida diretamente para dar respostas ágeis e entregar produtos com alto índice de qualidade.


Uma delas se baseia no framework Scrum, muito utilizada por empresas de softwares e atualmente por diversas áreas de atuação, gerenciando e construindo novos projetos.



Mas afinal, o que é Scrum?

Criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, Scrum é uma estrutura metodológica usada para implementar o desenvolvimento ágil. Dividido por ciclos, geralmente mensais, chamados de sprints, segue uma série de etapas sequenciais que vão garantir que tenha sucesso na finalização do seu projeto.


Como funciona o Scrum?

Essa metodologia não possibilita a sua implementação repentina, é necessária uma mudança drástica e cautelosa para que tenha eficiência.


Por isso, é fundamental que ela seja inserida em um setor de cada vez dentro da empresa, por meio de etapas. São elas:


  • Product Owner

A princípio, é essencial ter um Product Owner. Ele é responsável pela visão de futuro e domina os requisitos e características dos produtos. Possui a capacidade de avaliar os riscos do projeto e entender as necessidades e desejos dos clientes.


  • Sprint Backlog

Lista de atividades que devem ser realizadas pela equipe, de acordo com os requisitos e prioridades do cliente. A atuação do Product Owner deve priorizar esses itens para garantir a produtividade.


  • Sprints

Nome dado para os ciclos de cada projeto. Em geral são ciclos mensais e são determinados para que as tarefas sejam realizadas.


  • Scrum Master

Este é o responsável pelo projeto, guia a equipe e ajuda os integrantes a superar as dificuldades que possam comprometer a produtividade. Mas iremos falar um pouco mais sobre ele no decorrer do artigo.


  • Sprint Team

Se refere a equipe que desenvolve o produto, de acordo com as prioridades especificadas no Sprint.


As tomadas de decisões estão sempre alinhadas com o Product Owner e o Scrum Master para que haja transparência no projeto.


  • Sprint Planning Meeting

São reuniões periódicas que acontecem no início de cada Sprint, para priorizar cada item do Sprint Backlog que serão desenvolvidos nesta etapa.


Agora que já entendemos um pouco mais sobre as etapas do Scrum, iremos falar sobre um papel importante neste processo, o profissional Scrum Master.


Scrum Master – Como se tornar um profissional capacitado?


O Scrum Master é o profissional focado na cultura do time, tendo competências comportamentais que ajudam a entender os processos, valores, práticas e regras de forma organizada.


            Com isso, listamos algumas de suas funções para facilitar a compreensão de suas atividades. São elas:


  • Líder e guia para o Team Scrum;

  • Resolve conflitos;

  • Planeja implementações;

  • Ensina a criar itens do Backlog;

  • Pró-ativo e autoconfiante;

  • Auxilia na organização;

  • Cria mecanismos;

  • Influente e bem informado;

  • Comprometido e colaborativo;


Dentre todas as características listadas, uma das principais é a soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política.


É necessário que o Scrum Master seja neutro, pois tem como um dos objetivos desenvolver a independência do Team Scrum, para que consigam encontrar soluções sozinhos.


Qual a função do Scrum Master?

A primeira função que nos vem à cabeça quando pensamos no Scrum Master é ser um facilitador. Isso faz com que ele motive e potencialize todos os integrantes da equipe.

Além disso, citamos 3 funções primordiais desse profissional, como:


  • Remoção de impedimentos: remover qualquer coisa que possa impedir o cumprimento das metas;

  • Cumprimento de eventos: ajuda e orienta para que consigam cumprir e praticar os eventos;

  • Product Owner e o Product Backlog: orienta para que consigam montar seu Product Backlog e certifica-se de que o Product Owner está mantendo o Backlog atualizado.



Gostou das dicas? No blog da Promopress você encontra mais novidades sobre o mundo empresarial.


Acesse, www.promopress.com.br e confira!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page