Você sabe o que é refile? Nesse post, vamos te ajudar a entender melhor esse acabamento tão utilizado nos materiais gráficos. Confira!
Dentre os termos gráficos mais comuns de se ouvir, sem dúvida alguma, o refile está entre os principais, afinal de contas, ele é um dos acabamentos mais importantes para qualquer tipo de impressão.
Mas você sabe o porquê disso?
Nesse post, vamos solucionar esta dúvida através de um conteúdo bem explicativo com a definição do termo e suas principais funções.
Antes de iniciar a conceituação, vale lembrar que o processo em que um material impresso é finalizado chama-se acabamento gráfico, e para isso existem muitos recursos que transformam impressões simples em sofisticadas.
Antes de qualquer coisa vamos à definição do termo. No mercado gráfico sempre que nos referimos a acabamento estamos falando do processo em que o produto, depois de impresso, é finalizado.
Em outras palavras, é a etapa que enobrece os impressos, transformando um material simples em uma apresentação chamativa.
Mas quem usa esse tipo de coisa?
Essa é outra pergunta bastante comum que as pessoas acabam ficando em dúvida, e a resposta é bem simples! Departamentos de marketing utilizam muitos acabamentos em seus materiais gráficos impressos.
Mas o que isso tem de importante no contexto? O fator mais importante de todos: o acabamento tem algumas etapas básicas, e o refile é uma delas.
O que é refile?
Ele é bastante conhecido como os cortes feitos na borda dos papéis, necessários para a finalização dos impressos, podendo ser realizado em diversas etapas do processo de produção.
Esses chamados “cortes” caracterizam os refiles, e são feitos no papel para deixar o material a ser impresso em seu formato final, além de garantir a qualidade do trabalho.
É bastante comum ser encontrado em cartões de visita, panfletos, folders e folhetos
Destacamos 3 funções importantes:
Elimina as margens e marcas de impressão;
Uniformiza as folhas no mesmo tamanho, como se tivesse sido feito um corte linear;
Na etapa final da produção é ele quem determina o formato do impresso.
Com tudo isso em mente, agora você entende o porquê dele ser tão importante, não é mesmo?
Sem ele os tamanhos podem ficar diferentes, as folhas desalinhadas, as linhas de corte aparecendo no produto final, e você não vai querer que o seu material gráfico fique assim.
FONTE: http://bit.ly/2LCLsWp
Apesar de simples, o refile é extremamente necessário e influencia diretamente na qualidade final do material.
Se mal feito pode acarretar em bordas brancas, perda de informações importantes e uma sensação de “aspereza”, principalmente em papéis de gramatura maior, como os utilizados nos cartões de visita e cartão postais.
Materiais que utilizam refile
Folder
Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.
Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.
Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito.
Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido.
Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.
Flyer
Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!
O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço.
Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, é uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atinge um público relevante de determinada região.
Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.
Cartão de visita
Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.
Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.
A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).
Por isso, é fundamental escolher uma gráfica com excelência em qualidade e muito profissionalismo.
Acesse, www.promopress.com.br e solicite o orçamento do seu material impresso conosco.
Commenti