top of page
Buscar

Refile – O que é?

Você sabe o que é refile? Nesse post, vamos te ajudar a entender melhor esse acabamento tão utilizado nos materiais gráficos. Confira!



Dentre os termos gráficos mais comuns de se ouvir, sem dúvida alguma, o refile está entre os principais, afinal de contas, ele é um dos acabamentos mais importantes para qualquer tipo de impressão.


Mas você sabe o porquê disso?


Nesse post, vamos solucionar esta dúvida através de um conteúdo bem explicativo com a definição do termo e suas principais funções.


Antes de iniciar a conceituação, vale lembrar que o processo em que um material impresso é finalizado chama-se acabamento gráfico, e para isso existem muitos recursos que transformam impressões simples em sofisticadas.


Antes de qualquer coisa vamos à definição do termo. No mercado gráfico sempre que nos referimos a acabamento estamos falando do processo em que o produto, depois de impresso, é finalizado.


Em outras palavras, é a etapa que enobrece os impressos, transformando um material simples em uma apresentação chamativa.


Mas quem usa esse tipo de coisa?


Essa é outra pergunta bastante comum que as pessoas acabam ficando em dúvida, e a resposta é bem simples! Departamentos de marketing utilizam muitos acabamentos em seus materiais gráficos impressos.


Mas o que isso tem de importante no contexto? O fator mais importante de todos: o acabamento tem algumas etapas básicas, e o refile é uma delas.



O que é refile?

Ele é bastante conhecido como os cortes feitos na borda dos papéis, necessários para a finalização dos impressos, podendo ser realizado em diversas etapas do processo de produção.


Esses chamados “cortes” caracterizam os refiles, e são feitos no papel para deixar o material a ser impresso em seu formato final, além de garantir a qualidade do trabalho.


É bastante comum ser encontrado em cartões de visita, panfletos, folders e folhetos


Destacamos 3 funções importantes:


  • Elimina as margens e marcas de impressão;

  • Uniformiza as folhas no mesmo tamanho, como se tivesse sido feito um corte linear;

  • Na etapa final da produção é ele quem determina o formato do impresso.


Com tudo isso em mente, agora você entende o porquê dele ser tão importante, não é mesmo?


Sem ele os tamanhos podem ficar diferentes, as folhas desalinhadas, as linhas de corte aparecendo no produto final, e você não vai querer que o seu material gráfico fique assim.




Apesar de simples, o refile é extremamente necessário e influencia diretamente na qualidade final do material.


Se mal feito pode acarretar em bordas brancas, perda de informações importantes e uma sensação de “aspereza”, principalmente em papéis de gramatura maior, como os utilizados nos cartões de visita e cartão postais.


Materiais que utilizam refile


Folder

Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.


Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.


Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito.

Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido.

Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.



Flyer

Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!


O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço.


Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, é uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atinge um público relevante de determinada região.


Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.



Cartão de visita

Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.


Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.


A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).



Por isso, é fundamental escolher uma gráfica com excelência em qualidade e muito profissionalismo.


Acesse, www.promopress.com.br e solicite o orçamento do seu material impresso conosco.

1.343 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page