Você sabe a importância de se ter um reconhecimento de marca efetivo? Entenda seus benefícios e como ele pode melhorar os resultados da sua empresa no post de hoje!
Equivocadamente, muitas empresas pensam que só grandes marcas podem gerar grandes resultados. No entanto, pequenas e médias organizações também podem alcançar seu reconhecimento.
Em meio a mercados tão concorridos e saturados, ter uma imagem relevante, pode ser um diferencial competitivo.
Por meio dela, a empresa passa mais credibilidade e confiança, aspectos fundamentais para um consumidor que está cada vez mais exigente e que preza pela qualidade.
A construção para se ter um reconhecimento de marca efetivo passa por processos longos, que devem ser estruturados desde o nome da empresa.
Há muitos casos em que marcas foram criadas com nome, logotipo e identidade visual com características completamente incoerentes com o posicionamento que a empresa quer passar.
Existem muitas maneiras de solidificar uma marca, desde a fase inicial até a fase contínua do trabalho. Na primeira fase é importante criar uma identidade corporativa, tais como:
Escolher um nome fácil de se pronunciar;
Escolher um logotipo que identifique a empresa;
A cor também é uma forma de transmitir algo sobre sua empresa;
Definir estratégias, atributos e posicionamento ajudarão a traçar um diferencial diante da concorrência.
Como criar um reconhecimento de marca efetivo?
Escolha bem o nome para facilitar a divulgação da marca
Sabemos que a repetição e a persistência são fundamentais para que a marca seja reconhecida. No entanto, a escolha do nome é fundamental.
Muitas empresas erram em escolher nomes “chiques” (em inglês, espanhol, etc.), e acabam pecando por não conseguir passar sua identidade de forma clara para o cliente.
Entenda quais são os valores da sua empresa
Os valores da marca representam a mensagem que deve ser passada para o público em cada ação, grande ou pequena, e também como a marca quer ser vista.
Se os envolvidos na estratégia de reconhecimento de marca efetivo não tiverem esses valores claramente definidos, toda a ação será artificial e inconsistente, gerando desconfiança.
De outra forma, quando todos entendem qual é a “personalidade” da marca e como mostrá-la de forma prática, os valores serão transmitidos naturalmente.
Definição de objetivos
Os objetivos de marketing devem sempre estar alinhados com os objetivos do negócio em si, além de serem traduzidos em métricas para acompanhar a sua evolução.
Os objetivos de marketing podem ser classificados em duas categorias. São elas:
Relacionados a vendas: geração de leads, fechamento de vendas, vendas cruzadas e upsell.
Relacionados a marca: reconhecimento de marca, associação de marca e números de clientes engajados.
Se o seu objetivo for vender, é preciso fazer com que os canais de distribuição estejam alinhados aos canais de vendas, de forma a facilitar o consumidor através do funil de vendas.
Já se o foco está no brand equity (valor de uma marca) é preciso fazer com que sempre esteja alinhado à personalidade da marca.
Qualidade do produto
A qualidade é fundamental para que a marca agrade as pessoas. Quando essa pessoa possui a certeza que está comprando um bom produto, ele adquire confiança e não se importa de pagar um pouco mais caro por ele.
Esteja presente nos principais meios de comunicação
Estar presente em diferentes meios de comunicação é fundamental para se ter um reconhecimento de marca efetivo. Não que você tenha que investir em todas as mídias, mas que diversifique.
Da mesma forma que existe aquele que só investe nas redes sociais (pois o custo é menor), também há quem coloca toda sua verba na TV por ser uma mídia de massa.
Ou seja, se sua intenção é ser reconhecido no seu segmento, é preciso explorar todo o potencial das mídias on e off-line.
Acompanhe a percepção que os clientes tem da sua marca
O que os clientes pensam da sua empresa, e como isso se aproxima ( ou se distancia) da imagem que você deseja criar para ela?
A única forma que você tem para saber disso é acompanhando o que eles dizem, sejam em redes sociais ou em entrevistas diretas.
As respostas vão ser úteis para fazer ajustes e criar novas iniciativas de branding que cubram as deficiências apontadas.
Por melhor que seja o planejamento, sempre vai ter algum detalhe que só os clientes conseguirão apontar. Então nunca desconsidere essa fonte tão rica de feedback.
Vantagens de um reconhecimento de marca efetivo
Recomendações
Quando nos pedem uma recomendação de marca, nós indicamos a primeira marca que vem primeiro em nossa mente.
E nem sempre será uma marca com qual tivemos uma experiência, nós lembramos daquela que foi fixada em nossa lembrança.
O reconhecimento de marca faz com que o nome de uma empresa seja sempre lembrado pelo público de forma positiva.
Dessa forma, sempre que ele precisar dar indicações sobre um determinado produto ou serviço, será daquela marca em específico que o cliente lembrará.
Divulgação da marca
Uma marca forte e estruturada atrai mais clientes e se destaca da concorrência com menores dificuldades. Que empresa não gostaria de estar nesse cenário?
O profissional habilitado para essa função é capaz de levar o seu nome até o público-alvo, escolhendo a mídia ideal para atingi-lo.
Credibilidade
A credibilidade é construída através da reputação e do reconhecimento de marca efetivo.
Isto é, quanto mais pessoas me reconhecerem, maior será a popularidade no mercado.
A popularidade influencia na credibilidade, pois normalmente, quando vamos comprar um produto, procuramos por aquelas marcas que são mais conhecidas no mercado.
Fidelização de clientes
Da mesma forma que lembramos de algumas marcas quando precisamos dar indicações ou precisamos comprar ou contratar um serviço, já temos uma lista de empresas que buscaríamos.
A marca que tiver a melhor reputação e maior reconhecimento do público será a mais escolhida ou lembrada.
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