No universo gráfico, antes da conclusão definitiva de um projeto de impressão, seja ele de pequena, média ou longa tiragem, é preciso lançar mão de uma etapa pré-impressão definitiva, a qual chamamos de prova de impressão. Você sabe o que é isso exatamente? Iremos te contar agora, continue a leitura deste artigo.
Simulação fiel de uma prova impressa
Por mais que nos dediquemos a um projeto, especialmente em se tratando de projetos maiores, é comum que deixemos passar alguns detalhes que podem ser melhorados, ou ainda que não estão de acordo com a expectativa do cliente. É exatamente neste sentido que devemos lançar mão da prova de impressão.
É por meio dela, uma impressão teste, que nós e o cliente iremos verificar possíveis pendências e para isso, é preciso que ela seja uma simulação mais fiel possível daquilo que se espera do projeto final, pois a prova de impressão será a guia de todo o projeto depois de aprovada.
Itens a se avaliar
Para se nortear a prova de impressão, se atente aos seguintes itens:
Validação da redação e diagramação
Posicionamento das páginas e layout
Provas de cor
Medição de fatores pela densitometria (exposição à luz, revelação, tipo de emulsão fotográfica)
Registro impresso nas provas para ajustes de qualidade baseado nas normas vigentes (padrões ICC)
Provas de cor no monitor
Boneco (Mock up)
Prova de contrato (linha de corte, cruz de registro de cores, dados do arquivo, barra de calibragem, sangria e espaçador)
Impressão de prova de contato
Provas de prelo
Cromalin
Provas digitais
Por meios destes itens, é possível se aproximar de maneira mais real e fiel ao produto final, solicitado pelo cliente, e prosseguir sem erros para a finalização do projeto, garantindo assim qualidade ao produto e satisfação do cliente.
Comments