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Profissional de marketing

Quer se tornar um bom profissional de marketing? Confira as dicas do post de hoje!


O profissional dessa área ocupa uma posição determinante em qualquer organização que visa o crescimento.


É ele quem vai coordenar a equipe responsável pela criação, difusão e mensuração de campanhas, propagar os valores  da empresa e os produtos e serviços que ela oferece.

Porém, não existe uma cartilha ou uma fórmula para se tornar um profissional de marketing de sucesso.


Diante disso, para se tornar um profissional bem sucedido na área, é preciso ter uma especialização, muita dedicação, características diferenciadas e saber aproveitar as oportunidades que surgirem durante a carreira.



Por isso, listamos 5 passos essenciais para você se tornar um bom profissional de marketing. São eles:


Como ser um profissional de marketing bem sucedido?


Exercite suas habilidades de comunicação

Um profissional de marketing é acima de tudo um comunicador. Ele é responsável por apresentar a empresa para seu público, zelar pela imagem que é passada e por como ela é percebida de forma em geral.


Além disso, esse tipo de habilidade não ser exercida somente com o público. Boa parte do marketing é praticado dentro da própria empresa, por isso é preciso ter uma boa comunicação também com sua equipe.


Adaptabilidade

O mercado é muito dinâmico, e isso se dá porque o profissional de marketing, direta ou indiretamente, aprende na prática a como se adaptar a novas situações.

Trabalhar com marketing significa não se apegar ao que funciona hoje, ou ao que funcionou ontem. É preciso ser adaptável ao que é novo, e estar disposto a se desapegar do antigo.


Tenha interesse pelas pessoas

Embora o marketing foque em satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e se relacionar com eles, o caminho tecnológico sempre será irreversível dentro de uma estratégia de marketing.


Por isso, o profissional de marketing deve ser apaixonado por entender as pessoas e continuar acreditando que ainda não as compreendeu completamente.


Ter sempre ouvidos atentos

O profissional de marketing lida o tempo todo com informações. Ele cruza com dados sobre o público, comportamentos, necessidades e, o mais importante, sabe quando eles são relevantes ou não.


As principais tendências de comportamentos do consumidor e as inovações tecnológicas devem sempre estar em seu dia-a-dia no trabalho. Por isso, ele precisa sempre estar atento e conhecer tudo de novo que surge.


Seja curioso

Tudo pode se transformar em fonte de inspiração para um profissional de marketing. Essa curiosidade faz com que o funcionário nunca pare de analisar o mundo ao seu redor.

Desde os lançamentos dos concorrentes, como os hábitos de consumo das pessoas e quais são os impactos dos produtos no mercado.


Transforme dados em estratégias

Ser capaz de transformar números e dados em estratégias é uma das competências mais necessárias para ser um bom profissional de marketing.


Essa análise permitirá embasar com mais assertividade as tomadas de decisões, tanto com relação ao planejamento estratégico do setor como no relacionamento com fornecedores e clientes.


Ser criativo

Tenha capacidade de olhar para um problema novo e antigo com uma perspectiva nova e transformar esse olhar numa respostas, em uma solução para provocar melhorias.


Um dos motivos para a criatividade ser de extrema importância para essa área de atuação é porque, se a empresa quiser manter um relacionamento a longo prazo rentável com seus clientes, é preciso surpreendê-las constantemente.


Busque a liderança no mercado

O posicionamento no mercado também é administrado pelo profissional de marketing, que deve sempre buscar que sua empresa assuma a liderança no setor, como referência na área de atuação.


Ter nome e qualidade é importante, mas ser líder no mercado é fundamental.


Tenha foco

Um dos maiores problemas para os novos profissionais de marketing, é a falta de direcionamento e foco que pode ocorrer em alguns momentos.


Todos os trabalhos e campanhas de marketing devem possuir um objetivo, algo palpável e mensurável. Dessa forma, o caminho até tal objetivo deve estar bem esclarecido, afim de manter a produtividade em dia e conquistar os objetivos traçados.


Esteja aberto a novos desafios

As áreas de atuação para esse profissional são amplas. A profissão permite trabalhar com Marketing voltado para o esporte, com a seleção de eventos, atletas, compra de espaços de mídia, etc.


Nesse cenário diversificado de trabalho, estar preparado para aceitar novos desafios é uma qualidade muito desejável.


Facilidade em trabalhar em equipe

Uma estratégia de marketing bem feita precisa ser integrada com o time de vendas e, por isso, o profissional deve se comunicar bem e colaborar para um ambiente de troca e cooperação.

Seja proativo

Ter proatividade é um atributo essencial para qualquer profissão, e no marketing não é diferente.


Por ser uma área que lida com um mercado em constante mudança, ter iniciativa e boas ideias que ajudam os negócios a crescerem e inovarem faz toda diferença.


Domine outro idioma

A influência de palavras em inglês, como  “brainstorm”, “budget”, “briefing”, “branding” são tão naturais dentro do universo do marketing que aprender inglês é uma obrigação.


E muitas vezes, dominar o espanhol também é essencial pois boa parte das multinacionais mantém negócios com países vizinhos, onde o espanhol é a língua oficial.


Qual é o perfil do profissional de marketing

Esse profissional é criativo, antenado, comunicativo e, principalmente, estrategista.


Sempre de olho nas novas tendências da área, o profissional de marketing também acompanha minuciosamente as mudanças no mercado para aprimorar e acirrar suas estratégias de vendas.


Responsabilidades de um profissional de marketing

O bom profissional de marketing começa por ter ótima compreensão do papel do marketing dentro da empresa. Ele sabe que está sob suas responsabilidades:


  • Satisfação do consumidor através de qualidade, serviço e valor;

  • Conquista de mercado através do planejamento estratégico;

  • Gestão das informações de marketing e mensuração da demanda de mercado;

  • Análise do ambiente de marketing (tendências, ambiente demográfico, econômico, sociocultural e tecnológico).


Se você seguir essas dicas, com certeza estará começando a se preparar para ser um bom profissional de marketing, mesmo que o caminho a ser seguido seja extenso. Confira mais sobre essa profissão no nosso blogwww.promopress.com.br.

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