top of page
Buscar

Produção de um material gráfico

Você já imaginou todo trabalho que é desenvolvido para que um material gráfico chegue em suas mãos?



Primeiramente, vamos esclarecer uma dúvida muito frequente: Você sabe o que é produção gráfica?


A produção gráfica nada mais é que o processo necessário para que uma ideia, depois de transformada em arquivo digital, seja impressa e se materialize.


Esses processos podem ser diretos e indiretos e cada um possui suas particularidades:


Processo direto é aquele no qual a transferência para o papel acontece de forma direta, ou seja, a matriz e substrato entram em contato por meio dos sistemas de fotogravura, flexografia ou serigrafia.


Já os processos indiretos são aqueles, nos quais intermediários são usados para realizar a transferência, como acontece na impressão por meio de máquinas com chapas ou impressões offset.

Etapas de produção de um material gráfico


Pré impressão


A pré impressão refere-se aos procedimentos pelos quais os textos e imagens tem que passar para serem reproduzidos via impressão.


Os processos de impressões tem diferentes especificações, usa diferentes materiais e exige diferentes procedimentos de pré impressão.


Essa etapa é uma das mais importantes quando nos referimos a atenção e qualidade.


Qualquer erro que seja detectado antes do envio para a gráfica, pode gerar altos custos.


Por isso, esse processo envolve profissionais técnicos, capacitados e atentos aos mínimos detalhes para garantir que as normas de fechamento de arquivo sigam um fluxo rápido.


Também fazem parte desse processo:


  • Digitalização de imagens

  • Edição de imagens

  • Provas de alta resolução para o cliente


Segunda e mais importante etapa da produção de materiais gráficos, é aqui que a arte que era apenas virtual, materializa-se e ganha formas no material escolhido.


A impressão pode ser realizada por diversos processos, como offset, serigrafia, digital e litogravura, onde se transfere para um suporte a arte do trabalho gráfico por meio da aplicação de pigmentos de diversas naturezas como tintas, toner, verniz, entre outros. Outros processos se incluem nessa etapa:


  • Montagem da matriz e imposição de páginas

  • Gravação e revelação das matrizes

  • Provas de impressão

  • Impressão


Acabamento

Também conhecida como pós impressão, essa fase do trabalho possibilita desde um simples corte final do impresso até finalizações como dobras, laminações, relevos, vinco e verniz.


Nesta etapa de acabamento, a peça é finalizada e ganha seu formato final. Pode acontecer na própria gráfica responsável pela impressão ou em um fornecedor especializado no assunto.


Outros processos fazem parte dessa etapa de finalização, são eles:


  • Dobras

  • Revestimentos (laminação fosca, brilho e plastificação)

  • Vernizes

  • Refiles

  • Cortes especiais

  • Encadernação

  • Empacotamento


Profissional envolvido nas etapas de produção do material gráfico


Já que estamos falando sobre cada etapa do processo de produção de um material gráfico, não podemos deixar de fora as pessoas que estão envolvidas no desenvolvimento desse trabalho tão importante para as gráficas.


O produtor gráfico, profissional engajado nas 3 etapas do processo de produção, atua identificando os melhores formatos, substratos e acabamentos para a peça que está sendo produzida.


Já o designer, é o profissional que está por trás das criações presentes nos arquivos digitais. Apesar de atuar normalmente, fora do ambiente da gráfica, precisa conhecer todos os níveis das etapas de produção.


Conseguiram entender todas as etapas do processo de produção de um impresso? Se ainda tiverem dúvidas com relação a isso, acesse nosso sitewww.promopress.com.br, no Blog da Promopress você encontra muitas dicas e novidades sobre o mundo dos impressos.



253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page