Por que investir em materiais impressos pode ser muito vantajoso para a campanha de marketing da sua empresa? Confira nesse post!
Diante da era digital, os consumidores passaram por grandes mudanças no comportamento de consumo nos últimos anos.
Empresas de pequeno a grande porte estão cada vez mais investindo o seu capital e esforços em tecnologia, tornando os processos que levariam mais tempo em etapas mais rápidas, oferecendo ao consumidor praticidade e conveniência, além de inovações que chegam para impactar e encantar o seu público-alvo.
O marketing digital veio para agregar valor nas ações estratégicas e, fazer com que cada vez mais, o mercado evolua e se torne ainda mais competitivo.
Com ele, muitas empresas cresceram e estão se tornando referência para aqueles que chegaram agora.
Portanto, os meios digitais utilizados da maneira correta, são fundamentais e de extrema importância para que seu negócio obtenha bons resultados e alcance os objetivos traçados.
No entanto, mesmo que a tecnologia esteja presente, o marketing tradicional ainda é muito usado pelas empresas no mundo todo.
Um levantamento realizado pelo Content Marketing Institute com o objetivo de medir o engajamento dos compradores, constatou que os três principais métodos de publicidade paga na América do Norte são os mecanismos de busca, com 66%, materiais impressos ou outros tipos de promoção off-line com 57% e banners online com 55%. Os números evidenciam uma realidade que, para muitos, pode soar contraditória: o marketing impresso ainda é uma das ferramentas mais efetivas no mundo dos negócios.
FONTE: https://bit.ly/2GgkH8i
O marketing digital veio para ficar, entretanto, ações no mundo “off-line” estão longe de se despedir de nós.
A primeira impressão que o seu cliente tem do seu negócio é fundamental no momento da escolha que ele terá que fazer entre você e o seu concorrente. É aí que os materiais impressos fazem o seu papel brilhantemente.
Além disso, um dos principais motivos de por que investir em materiais impressos, se dá por meio da sua versatilidade. Eles podem ser usados em diferentes locais e em diversas ocasiões. São eles:
Eventos mercadológicos;
Reuniões;
Palestras;
Seminários;
Networking;
Supermercados;
Restaurantes;
Lojas (moda, conveniência);
Farmácias;
Instituições de ensino;
Hospitais;
Entre outros.
Mas afinal, você sabe quais os materiais impressos mais populares no meio empresarial?
São muitas as opções de impressos que podem ser usados no meio empresarial. Entretanto, existem alguns que se destacam entre os demais. São eles:
Cartão de visita;
Caderno personalizado;
Banner;
Folder e flyer;
Adesivo;
Pasta e envelope;
Papel timbrado;
Sacola personalizada.
Com isso, vamos falar um pouco de cada um deles e você já entenderá o por que investir em materiais impressos.
Cartão de visita
Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.
Neste pedacinho de papel, podemos passar todo o profissionalismo e seriedade de uma grande corporação ou todo o amadorismo e falta de preocupação com a aparência de nossa empresa ou nosso trabalho.
Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.
A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).
Caderno personalizado
Para que um item promocional tenha sucesso e sua marca seja lembrada de maneira positiva, é preciso antes de tudo, que este produto tenha qualidade e utilidade. Nestes quesitos, é inegável o poder de um caderno personalizado.
Ao investir em cadernos personalizados com a marca de sua empresa, você automaticamente irá cativar os seus clientes.
Ao presentear o seu público com cadernos personalizados, a relação entre cliente e empresa se estreita, o que amplia a chance de fidelização de seu cliente.
Como os cadernos são sempre necessários no dia a dia, a pessoa agraciada com o presente sempre lembrará com simpatia de sua empresa, serviços e produtos.
Banner
A comunicação é essencial nos dias de hoje, seja em relacionamentos pessoais ou comerciais, por isso, algumas ferramentas do marketing tradicional ainda são muito eficientes e proporcionam muitas vantagens para seu negócio, como é o caso do banner.
Um banner bem sucedido é aquele que explora o fato de que, normalmente, prestamos muita atenção nas respostas, mas não temos bem definidas nossas perguntas.
Esse é o material ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.
Geralmente, o banner é impresso em lona ou tecido, e é um material promocional que pode ser pendurado em paredes e suportes, sendo bastante visto em feiras, exposições, eventos e no ponto de venda.
Flyer
Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!
O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço.
Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, é uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.
Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.
Folder
Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.
Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.
Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito.
Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido. Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.
Adesivos
Adesivo Promocional são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.
Têm baixo custo, além de ser uma ferramenta de marketing de alta exposição para que seu produto seja sempre lembrado em todos os lugares aplicados.
Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.
Pasta e envelope
Usados para transportar documentos e correspondências importantes, pastas e envelopes circulam por diferentes lugares e passam nos olhos de diversas pessoas.
Pensando nisso, personalizá-los com a sua marca seria uma estratégia muito inteligente.
Além disso, distribuí-los como brindes em feiras e eventos pode também ser muito eficiente, fazendo com que as pessoas lembrem da sua empresa.
Papel timbrado
Quando se faz uso de um papel característico para correspondências e documentos, você tem a garantia da autenticidade e da procedência do item.
Afinal de contas, o que é papel timbrado, se não a própria criação da organização a que pertence, um caprichado trabalho de design diferenciado?
Por isso, ele deve conter elementos fundamentais da marca ou nome e permitir uma fácil identificação.
Sacola personalizada
As sacolas personalizadas funcionam como cartões de visita expostos aos olhos de todos.
Ao ser entregue no evento, o cliente sairá com a marca da empresa estampada na sacola, além de alguns dados que poderão atrair outros clientes.
Por isso, é importante personalizar esse item de forma bem alinhada à identidade e aos princípios da marca.
Por isso, listamos alguns motivos que te convencerão de por que investir em materiais impressos.
5 motivos que te convencerão de por que investir em materiais impressos
Por que investir em materiais impressos é uma boa maneira de alavancar as vendas da minha empresa?
Essa é uma pergunta que muitos empresários e empreendedores fazem quando estão procurando uma forma de garantir bons resultados.
Além do mais, atualmente, essa estratégia vem perdendo o foco para utilização de meios digitais para inovar e crescer em meio aos concorrentes.
No entanto, fazer o diferente pode ser a melhor forma de criar o seu diferencial e mostrar para os seus clientes que nem sempre a criatividade e inovação vem somente do mundo digital.
Ler no papel é mais agradável
Segundo um levantamento da Abigraf ( Associação Brasileira da Indústria Gráfica), 80% das pessoas afirmam que ler uma determinada informação em um papel é mais agradável que do ler em uma tela.
E um dos principais motivos que influenciam essa escolha, se dá pelo tamanho mínimo das letras e, normalmente, por sua rápida passagem na tela.
Materiais impressos são mais confiáveis
Uma pesquisa dos Correios, realizada na cidade de São Paulo, mostrou que a maioria dos 2400 entrevistados confiam mais nos folhetos e malas diretas do que em qualquer outra mídia como forma de comunicação.
26,3% – folhetos e malas diretas;
25% – rádio e televisão;
16,7% – jornais e revistas;
14,4% internet;
14,1% e-mails.
Além disso, 37% dos consumidores utilizam folhetos para se informar sobre algum produto. 100% das agências de publicidade recomendam a propaganda em folhetos. E 88% dos varejistas utilizam os folhetos como meio de divulgação.
Causa boa impressão
Outro motivo de por que investir em materiais impressos é por causar uma boa impressão nas pessoas que os recebem.
Nos primeiros contatos comerciais, é de extrema importância que haja no mínimo uma troca de cartões de visita. Com isso, as pessoas te encararão um bom profissional, demonstrando a credibilidade da sua empresa.
Conquista mais atenção do leitor
Todo material virtual compete com muitas distrações, como redes sociais, emails urgentes, telefonemas, etc.
Um material impresso com alta qualidade de cores e imagens, prendem a atenção do consumidor e fazem com que realmente ele se interesse por seu produto ou serviço que está sendo divulgado ali.
Proximidade do cliente com o produto
Por que investir em materiais impressos é uma das dúvidas mais frequentes de comerciantes, varejistas, empresários e empreendedores.
Mas quando pensamos que esse material pode trazer uma proximidade do cliente com o seu produto, logo imaginamos que essa estratégia é eficaz.
Mesmo não sendo o produto em si, os materiais impressos transmitem ao cliente a sensação de estar experimentando aquele produto.
Essa sensação pode aumentar significativamente as chances do consumidor adquirir o seu produto.
Com esse artigo, percebemos os motivos de por que investir em materiais impressos.
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