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Poder da marca

Você sabe qual o poder da marca e a influência que ela tem na decisão de compra dos consumidores? Nesse post, vamos te explicar. Confira!



O poder da marca é algo que influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. Além disso, é a forma como as empresas comunicam seus valores, visão e personalidade para as pessoas.


Ter uma marca percebida e desejada pode parecer, para muitos, apenas mais um diferencial, mas não é tão simples quanto parece.


Nenhuma empresa consegue ter uma marca apreciada e respeitada sem que antes tenha tido muito trabalho para fazer aquilo que produz ser percebido pelo mercado como algo de valor.


A marca surge com a função de se diferenciar a origem do produto e se torna base do trabalho do profissional de marketing.


Todas as ações, sejam elas de introdução, crescimento ou maturação de um produto ou serviço, giram em torno da marca.


As ações de marketing direcionadas para a marca podem elevar o valor da sua empresa e marca, independente do segmento de atuação.


Entender a importância do poder da marca fará total diferença para que ganhem destaque em seus mercados e perante os concorrentes.


O que é marca?


Toda empresa tem uma marca, ou seja, um conjunto de valores que são observados por clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo os colaboradores.


Elementos como nome, identidade visual (logotipo, cores, etc), reputação da empresa em si fazem parte dessa marca.



Entretanto, todos os esforços feitos para tornar a sua empresa mais conhecida é parte do trabalho para a construção do poder da marca.


O objetivo de criar o poder de marca é despertar sensações e conexões conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra.


A ideia de construção de marca quando aliada a definição de poder, com o posicionamento coerente e a definição clara dos objetivos e metas, obtêm resultados positivos no mercado.


Por que o poder de marca é importante para o futuro da sua empresa?


Muitas empresas ainda insistem em acreditar que o poder de marca não faz diferença alguma no desenvolvimento de uma empresa.


No entanto, há vários motivos pelos quais o poder de marca  é de extrema importância e deve estar entre as prioridades das organizações. São eles:



Escolhas de compras não são totalmente racionais


Existe uma série de fatores que afetam de maneira inconsciente no momento da compra. Os sentidos emocionais são a prova disso.


Um frase impactante colocada no momento certo e lugar certo podem despertar um interesse imediato sem que o consumidor perceba.


Existem alguns fatores emocionais que provocam esse interesse imediato. São eles:


  • Ganância: temos o pensamento que se tomarmos uma decisão agora, seremos recompensado.

  • Medo: temos o pesamento que se não tomarmos a decisão agora, estaremos em uma situação difícil.

  • Inveja: pensamos que, “se eu não tomar a decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.

  • Orgulho: “se eu não tomar essa decisão agora, vou parecer inteligente”.

  • Vergonha: “se eu não tomar essa decisão agora, vou parecer estúpido”.




O poder da marca aumenta a percepção de valor


Quantas vezes você já pagou mais caro por um produto de uma marca conhecida para ter garantia de que receberá um produto com maior qualidade?


Por isso, é nítido que quando a marca é forte, as pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos ou serviços, pois passam a enxergar maior valor nelas.


Poder de marca se sustenta com o passar do tempo


Uma estratégia bem planejada e executada pode ter efeitos por muito tempo, trazendo bons resultados diretos e indiretamente.


São alguns exemplos de pontos positivos:




Público x marca


O público que a sua empresa busca conquistar compartilha os mesmos valores que a marca defende.


Um ponto em comum, elemento perfeito para estabelecer uma relação de confiança e convencer as pessoas a agir.


Quanto mais pontos em comum com a sua persona, maiores as chances de ter uma estratégia de marketing bem-sucedida, com conteúdo relevante para todas as etapas do funil, boas taxas de qualificação e conversão.



Como construir o poder da marca?


Expresse autenticidade

Quais são as qualidades que definem seus objetivos e inspiram o desenvolvimento do seu produto? Identifique os elementos e crie uma mensagem simples e unificada.


Você pode decidir que você quer enquadrar a sua empresa em uma forma particular, mas a sua audiência pode sentir qualquer inconsistência na mensagem e você pode perder a confiança dela.


Cumpra suas promessas

Você faz alguma promessa em seus materiais de divulgação? Se sim, certifique-se de manter essas promessas.


Manter a sua palavra pode trazer muitos benefícios para sua empresa à longo prazo, você conquistará a confiança do seu cliente e uma reputação por consistência.


Seja flexível

Seja flexível e fique em dia com seus serviços, e você irá prevenir os concorrentes de superar e afastar o seu negócio.


Tenha em mente esses cinco elementos enquanto você mapeia sua estratégia de marca e você estará no caminho de diferenciar seus produtos ou serviços e construir uma marca forte e durável.



Acesse nosso site, www.promopress.com.br. No blog da Promopress Gráfica, você encontra outras dicas sobre o mundo empresarial.


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