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Plano de marketing: Como elaborar?

Você sabe como elaborar um plano de marketing eficiente para a sua empresa? Nesse post, vamos te explicar e mostrar a sua importância. Confira!

Saber como criar um plano de marketing eficiente é uma das principais dificuldades dos profissionais da área e empreendedores.


O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre.


Ele auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.


Etapas do plano de marketing


O plano de marketing tem quatro etapas muito importantes para que os empresários tomem as decisões certas e seguras para alcançar os objetivos pretendidos.


A primeira é o planejamento. Ele é estabelecido com base na definição do seu negócio.

A partir disso, é feito a análise de ambiente, onde é de extrema importância a aplicação das seguintes matrizes:


Planejamento


  • Macroambiente e Microambiente;

  • GE (General Eletric);

  • BCG ( Boston Consulting Group);

  • Swot ( Forças – Strengths, fraquezas – Weakness, oportunidades – Opportunities e ameaças –Threats).


Matrizes Ambientais


Microambiente

O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, etc.


Macroambiente

O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis.


Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaças para empresa.

A matriz BCG possui quatro quadrantes, sendo eles:


  • Interrogação – aumentar a participação no mercado;

  • Estrela – preservar a participação no mercado;

  • Vaca leiteira – conseguir o máximo de negócio e aos poucos descontinuá-lo;

  • Abacaxi – vender ou encerrar o negócio.


Após serem feitas as análises para saber como lidar com aquele determinado ambiente, passamos para a segunda etapa do plano de marketing.


Definir o seu público-alvo é uma das fases mais importantes do seu planejamento.Pode-se começar com uma breve pesquisa com conhecidos e potenciais clientes.


Em seguida, iniciar um processo de pesquisa de mercado e marketing para ter mais detalhes sobre comportamento, gênero, idade, classe e outras informações que irão auxiliar na hora de delinear as ações do plano de marketing.



Delimitar os objetos é o próximo passo para definir onde o seu negócio quer chegar e em quanto tempo ele pretende alcançar esse objetivo.


Um objetivo precisa ter número e prazo, ou seja, uma meta, onde será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não.


É muito importante definir quais são as ações que serão feitas e quais resultados são esperados dessas ações para atingir os resultados pretendidos.


É preciso explicar as estratégias adotadas no seu planejamento, com base nos 4P’s do composto de marketing. São eles:


  • Produto – nome, qualidade, embalagem, garantia, etc;

  • Preço – tabela de preços, descontos, condições de pagamento, etc;

  • Praça – canais de distribuição, localização, prazos de entrega, logística, etc;

  • Promoção – propaganda, relações públicas, venda direta, programas promocionais, etc.

Implementação

A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa.


O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.


Cronograma

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.


Com isso, fica mais fácil de analisar o que deu certo e o que deu errado para que os erros sejam corrigidos e continuar melhorando cada vez mais.



Vantagens de um plano de marketing


Conhecimento do mercado e concorrentes

Conhecer o mercado e os concorrentes pode esclarecer algumas ações que a equipe não havia pensado inicialmente e que estão sendo executadas pelo seus concorrentes.


Além disso, auxilia na identificação de diferenciais competitivos no mercado.


Reconhecimento de marca


Um plano de marketing efetivo faz com que sua marca tenha reconhecimento, visando colocar a sua marca na mente do consumidor de maneira positiva.


A marca passa a fazer parte do estilo de vida das pessoas, e muitos desses clientes passam a defendê-la com unhas e dentes.


Eficiência no planejamento estratégico

Com o plano de marketing a empresa consegue alinhar melhor essa área com as demais e permitir que o planejamento realizado para o negócio seja executado como o esperado.


Coordenação de campanha

Permite uma melhor coordenação das campanhas, assim como ajuda a equipe a enxergar suas funções, deveres, objetivos e prazos de entrega.



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