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Planejamento empresarial para 2020

Elaborar um planejamento empresarial para 2020 e iniciar o ano com objetivos e planos traçados é importante para conseguir colocá-los em prática. Confira nesse post!



Estamos chegando no final de 2019 e muitas pessoas tem costume de fazer um planejamento para o próximo ano, e com as empresas isso não é diferente.


Mas afinal, o que é planejamento empresarial?


O planejamento empresarial é utilizado para antecipar os passos necessários, guiando as empresas pelo melhor caminho até conseguirem alcançar os resultados pretendidos.


Significa projetar o futuro que se deseja, definir os objetivos e metas para chegar até lá e identificar o que é preciso mudar para isso.


Pode incluir a missão, a visão e os valores da empresa, cultura e identidade organizacional, metas e objetivos a curto, longo e médio prazo, análise da concorrência e muitas outras informações que sejam consideradas relevantes para sua construção.


O plano pode ser anual, de três a cinco anos, ou até mesmo mensal. Tudo vai depender da realidade de cada negócio.


Ele também deve ser revisitado periodicamente e não deve ser estático nem inflexível. Ele pode e deve ser alterado e atualizado conforme as mudanças de necessidades, de cenários e de metas da empresa.



Há basicamente três níveis de planejamento:


  • Estratégico: é o planejamento baseado na missão e visão da empresa, que traduz os objetivos centrais da organização, geralmente elaborado pela alta gerência;

  • Tático: é o plano que resulta da decomposição dos objetivos e estratégias, determinando como utilizar os recursos para alcançar as metas de forma eficiente;

  • Operacional: é o plano de ação em si, que prevê cronogramas, tarefas e alvos para cada área da empresa.



Qual a importância do planejamento empresarial para 2020?


O planejamento empresarial é fundamental não só para definir o que é preciso fazer, mas também para antecipar os riscos das decisões que precisam ser tomadas.


Com o planejamento é possível acompanhar e medir os resultados da organização fazendo com que todas as correções possam ser feitas durante o período de execução.


Um estudo da 5a Company, realizado em 2015, levantou que apesar de 96% dos gestores entrevistados afirmarem que o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de um negócio, 61% das empresas não seguem o plano.



Dicas!


Estabeleça as metas e objetivos a serem alcançados

Os objetivos e metas devem ser bem estabelecidos, ou seja, é indispensável que eles sejam pensados de forma inteligente.


Para o professor norte-americano George Doran, as metas devem seguir um padrão chamado SMART, tendo que ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.


Elabore uma análise SWOT

O termo é a combinação das primeiras letras das palavras em inglês, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


A análise SWOT é uma ferramenta conceito utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente, proporcionando a base para o planejamento estratégico e gerenciamento de uma empresa.


Objetivos:


  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

  • Preparar ações estratégicas;

  • Identificar itens chave para a gestão da organização;

  • Realizar previsões de vendas em comparação com as condições do mercado;

  • Integração e padronização dos processos – Ambiente interno;

  • Confiança nos dados e informações imediatas – Ambiente externo.


Conheça bem o seu público-alvo

Para realizar um planejamento empresarial para 2020 eficiente é necessário conhecer profundamente o seu público-alvo.


É necessário ter respostas para os seguintes questionamentos:


  • Qual público você quer atingir?

  • Onde meu público-alvo está presente?

  • Como posso impactá-lo?

  • Qual rede social ele utiliza com frequência?

  • Qual o meu objetivo com essa ação?

  • Qual será o meu resultado?


Tendo uma boa definição do seu público-alvo, você poderá melhorar vários aspectos do seu planejamento, como:


  • Identidade e linguagem da sua empresa;

  • O tipo de conteúdo que vai produzir;

  • Irá definir quais canais e eventos participar;

  • Determinar quando e como oferecer promoções;

  • Identificar alterações e melhorias do produto.


Monitore os resultados

Monitorar os resultados é parte fundamental do planejamento empresarial para 2020. Com isso, você consegue observar se tudo está saindo como esperado.


Além disso, é importante saber quais ferramentas utilizar nesse momento e alinhar os profissionais nesse sentido.


Por isso, listamos algumas dessas ferramentas e práticas para te ajudar. São elas:


  • Elaborar um cronograma;

  • Utilizar KPI’s;

  • Medir o nível de satisfação dos clientes (NPS);

  • Medir o índice de absenteísmo;

  • Medir a evasão de clientes (Churn);

  • Medir índice de lucratividade;

  • Medir retorno sobre o investimento (ROI).



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