Elaborar um planejamento empresarial para 2020 e iniciar o ano com objetivos e planos traçados é importante para conseguir colocá-los em prática. Confira nesse post!
Estamos chegando no final de 2019 e muitas pessoas tem costume de fazer um planejamento para o próximo ano, e com as empresas isso não é diferente.
Mas afinal, o que é planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é utilizado para antecipar os passos necessários, guiando as empresas pelo melhor caminho até conseguirem alcançar os resultados pretendidos.
Significa projetar o futuro que se deseja, definir os objetivos e metas para chegar até lá e identificar o que é preciso mudar para isso.
Pode incluir a missão, a visão e os valores da empresa, cultura e identidade organizacional, metas e objetivos a curto, longo e médio prazo, análise da concorrência e muitas outras informações que sejam consideradas relevantes para sua construção.
O plano pode ser anual, de três a cinco anos, ou até mesmo mensal. Tudo vai depender da realidade de cada negócio.
Ele também deve ser revisitado periodicamente e não deve ser estático nem inflexível. Ele pode e deve ser alterado e atualizado conforme as mudanças de necessidades, de cenários e de metas da empresa.
FONTE: http://bit.ly/32hpiOq
Há basicamente três níveis de planejamento:
Estratégico: é o planejamento baseado na missão e visão da empresa, que traduz os objetivos centrais da organização, geralmente elaborado pela alta gerência;
Tático: é o plano que resulta da decomposição dos objetivos e estratégias, determinando como utilizar os recursos para alcançar as metas de forma eficiente;
Operacional: é o plano de ação em si, que prevê cronogramas, tarefas e alvos para cada área da empresa.
FONTE: http://bit.ly/2rhjsQb
Qual a importância do planejamento empresarial para 2020?
O planejamento empresarial é fundamental não só para definir o que é preciso fazer, mas também para antecipar os riscos das decisões que precisam ser tomadas.
Com o planejamento é possível acompanhar e medir os resultados da organização fazendo com que todas as correções possam ser feitas durante o período de execução.
Um estudo da 5a Company, realizado em 2015, levantou que apesar de 96% dos gestores entrevistados afirmarem que o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de um negócio, 61% das empresas não seguem o plano.
FONTE: http://bit.ly/2qvacHJ
Dicas!
Estabeleça as metas e objetivos a serem alcançados
Os objetivos e metas devem ser bem estabelecidos, ou seja, é indispensável que eles sejam pensados de forma inteligente.
Para o professor norte-americano George Doran, as metas devem seguir um padrão chamado SMART, tendo que ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Elabore uma análise SWOT
O termo é a combinação das primeiras letras das palavras em inglês, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
A análise SWOT é uma ferramenta conceito utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente, proporcionando a base para o planejamento estratégico e gerenciamento de uma empresa.
Objetivos:
Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
Preparar ações estratégicas;
Identificar itens chave para a gestão da organização;
Realizar previsões de vendas em comparação com as condições do mercado;
Integração e padronização dos processos – Ambiente interno;
Confiança nos dados e informações imediatas – Ambiente externo.
Conheça bem o seu público-alvo
Para realizar um planejamento empresarial para 2020 eficiente é necessário conhecer profundamente o seu público-alvo.
É necessário ter respostas para os seguintes questionamentos:
Qual público você quer atingir?
Onde meu público-alvo está presente?
Como posso impactá-lo?
Qual rede social ele utiliza com frequência?
Qual o meu objetivo com essa ação?
Qual será o meu resultado?
Tendo uma boa definição do seu público-alvo, você poderá melhorar vários aspectos do seu planejamento, como:
Identidade e linguagem da sua empresa;
O tipo de conteúdo que vai produzir;
Irá definir quais canais e eventos participar;
Determinar quando e como oferecer promoções;
Identificar alterações e melhorias do produto.
Monitore os resultados
Monitorar os resultados é parte fundamental do planejamento empresarial para 2020. Com isso, você consegue observar se tudo está saindo como esperado.
Além disso, é importante saber quais ferramentas utilizar nesse momento e alinhar os profissionais nesse sentido.
Por isso, listamos algumas dessas ferramentas e práticas para te ajudar. São elas:
Elaborar um cronograma;
Utilizar KPI’s;
Medir o nível de satisfação dos clientes (NPS);
Medir o índice de absenteísmo;
Medir a evasão de clientes (Churn);
Medir índice de lucratividade;
Medir retorno sobre o investimento (ROI).
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