Você sabe qual é o papel ideal para a sua impressão? Nesse post, vamos te explicar quais as características de cada um deles para te ajudar nessa escolha. Confira!
O papel é o principal componente no sistema de impressão. O impacto visual causado pelo impresso está diretamente relacionado ao material utilizado para a sua produção.
Existe uma infinidade de tipos e formas de papéis, cada um feito de uma maneira e matéria-prima diferente.
Com tantas opções existentes no mercado, fica mais difícil distinguir qual é o mais apropriado para um determinado impresso.
Por isso, listamos algumas dicas para ficar mais fácil no momento da escolha do papel ideal para a sua impressão.
Antes de mais nada, é importante ter em mente alguns aspectos fundamentais:
Qual a utilidade você vai dar para esse papel?
Como será utilizado o material produzido?
Qual será a vida útil necessária?
Como será o ciclo de vida desse material?
Mas afinal, como são classificados esses papéis?
Os papéis são classificados de acordo com a textura, gramatura e a cor, para que dessa forma seja possível escolher qual o papel ideal para a sua impressão.
Gramatura do papel
Quando falamos em papel, a gramatura é o que define o volume final do impresso.
De uma maneira bem simples, estamos falando das medidas de densidade desse substrato, ou seja, seu peso, que é o fator decisivo no momento de custear uma impressão.
Essa gramatura, geralmente, varia entre 50 e 350 gramas.
Tipos de gramatura
75g – Papéis usados para a impressão de comandas, blocos de nota, folhetos preto e branco e receituários. São materiais mais básicos que não necessitam de uma força maior.
90g – Pense naqueles papéis que você usa bastante no seu dia a dia em casa ou no ambiente de trabalho: folhetos, talões numerados, papel timbrado.
115g – Essa é uma das gramaturas mais usadas nas gráficas, pois abrange a impressão de panfletos, cartazes e folhetos.
150g – Para a impressão de capas de revistas, flyers e folders, o mais indicado é usar papéis com 150g, já que precisam de maior resistência e são mais espessos.
Textura
A segunda característica que vamos falar sobre esse assunto é a sua textura.
Ela nada mais é do que o aspecto da superfície do papel, podendo ser áspero, liso, telado, calandrado entre outros.
Para cada impresso é exigida uma textura diferente, que varia de acordo com o resultado esperado para o projeto gráfico.
Formato
Cada produto impresso possui um formato de papel específico, ou seja, a proporção de corte que o mesmo poderá apresentar.
O formato é o item que proporciona o aproveitamento dos papéis, evitando possíveis desperdícios.
Cor
Essa é a última característica que define uma boa impressão.
A alvura e o grau de opacidade determinam a aplicação do papel, sendo toda cor aplicada um alvo que poderá sofrer alteração no momento da impressão.
Já sabemos que são inúmeros os papéis utilizados na indústria gráfica. Por isso, listamos os cinco papéis mais utilizados.
3 papéis mais utilizados pela indústria gráfica
Papel ideal para a sua impressão – Papel Couché
Revestido por uma camada de carbonato de cálcio, de um ou ambos os lados, garantindo cores definidas e vivas na impressão de materiais com qualidade superior.
Seu uso é bastante comum em folders, revistas, cartões, panfletos entre outros.
Couchê brilho: textura mais lisa e, consequentemente, mais brilhante, e por possuir uma camada fina de revestimento, as cores ficam mais vivas.
Couchê fosco: deixa o impresso com uma aparência mais refinada e sofisticada.
Couchê L-1: é usado para rótulos e possui brilho apenas de um lado.
Couchê L-2: é usado em revistas, flyers, catálogos e folders, tendo brilho dos dois lados.
Couchê matte: revestimento fosco em ambos os lados.
É muito usado em:
Papel ideal para a sua impressão – Papel Offset
É o mais comum dos papéis usados na indústria gráfica, sendo poroso, resistente à umidade, de baixo custo e uniforme.
Não possui brilho e é usado principalmente na impressão de papel timbrado, livros, bloco de notas, cadernos e alguns tipos de folhetos.
Offset telado: suas características são textura e gofrado.
É muito usado em:
Jornais institucionais;
Formulários.
Papel ideal para a sua impressão – Papel Reciclato
Papel muito usado hoje em dia, por se tratar de um papel feito de 20-50% de papéis reciclados, variando de acordo com o efeito que se deseja obter e o restante de matéria prima virgem.
É poroso como o papel offset (sullfite) e apresenta uma coloração tipicamente envelhecida que, no caso, vem inspirando criações e consciência sócio-ambiental.
Existe basicamente em 5 gramaturas: 90g, 120, 150, 180g e 240g, variando um pouco de acordo com o fabricante. Também tem bom desempenho nas tecnologias de impressão Offset e Digital.
É importante levar em consideração:
Custo por unidade x tiragem Numa gráfica, muito do tempo gasto na produção se dá nos processos iniciais, que envolvem a preparação de arquivos digitais e ajustes nas máquinas.
O processo industrial da impressão em si é relativamente rápido. Por isso, na prática, quanto maior a tiragem, menor o custo unitário.
Custo de papel x tiragem Outro ponto a ser levado em consideração é que numa tiragem maior, com o custo do serviço da gráfica mais reduzido, o preço do papel acabará tendo impacto maior no orçamento.
Assim, dependendo do caso, um papel mais caro pode se tornar mais viável em tiragens menores.
Papel destinado a impressão offset ou digital
Cabe também verificar se o papel desejado é compatível com o processo de impressão. Por exemplo, a escolha de um papel apenas para impressão digital tornará inviável a produção do material em grande tiragem que exigirá outro tipo de papel, assim como um papel restrito ao uso em offset será inviável para pequenas tiragens.
Ficou mais fácil escolher o papel ideal para a sua impressão? E agora precisa de uma gráfica com excelência em qualidade para imprimir o seu material?
Na Promopress Gráfica você encontra! Solicite um orçamento sem compromisso conosco, www.promopress.com.br.
Comments