top of page
Buscar

Papéis para impressão – 12 tipos

A escolha dospapéis para impressãoé um fator muito importante que influencia diretamente na qualidade do material impresso. Quem lida com orçamentos na indústria gráfica sabe bem disso, tanto que uma das perguntas feitas ao cliente no momento de montar um orçamento é a escolha do papel. Este é o componente mais importante no sistema de impressão, tanto é que sem ele não existe material impresso.


Dados comprovam que as sucessivas altas de preços da celulose e a valorização do dólar pressionam as papeleiras. Já no pulverizado mercado da indústria gráfica, os custos de produção crescem sem possibilidade de repasse. Mais de 95% das gráficas são pequenas ou micro, sem poder de barganha. Como o mercado brasileiro está desaquecido, há um ponto de estresse muito grande, o setor não consegue repassar o incremento dos custos”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Levi Ceregato.




ele é encontrado em vários formatos, cores, texturas e gramaturas, é preciso escolher o tipo mais adequado para o seu projeto gráfico. Afinal, você quer a melhor impressão para o seu material, não é mesmo? Nosso artigo de hoje vai apresentar alguns dospapéis para impressãoque chamam mais atenção dos clientes.


12 tipos de papéis para impressão – Qual são eles?


Papel cartão


Ele é o meio termo entre a cartolina e o papelão, podendo ser encontrado em uma grande variedade de cores. Um detalhe que não pode passar despercebido é o fato de que apenas um lado dele é colorido, o outro não. O papel cartão é achado apenas em gramaturas altas que variam de 180 a 240 g/m². Ele é utilizado em embalagens, de modo geral, caixas e molduras de quadro.


Cartão duplex: e encontrado nos mais diversos acabamentos, cores e composições nos dois lados, sendo bastante comum o seu uso em embalagens, tags, livros e caixas.


Cartão grafix: ideal para policromia, bastante indicado para capas, já que permite Plastificação.Cartão tríplex:feito com 03 camadas, sendo 02 de celulose pré-branqueada e 01 de celulose branca com brilho, esse é o tipo de substrato usado em embalagens em geral, como produtos higiênicos, farmacêuticos e alimentícios, além de brinquedos, eletroeletrônicos, tags, pastas e cartões postais.


Papel jornal


Esse é um papel muito utilizado em altas tiragens de materiais como revistas simples, jornais, folhetos de varejo, materiais promocionais, entre outros. Como possui alta resistência, ele permite a impressão rápida desses impressos, justamente uma das necessidades dessa demanda.


Em contrapartida, a qualidade de impressão nesse papel é baixa.


Papel kraft


Para quem procura um papel bastante resistente, não pode abrir mão da impressão em kraft, dependendo do material, claro. Ele é dos mais resistentes encontrados na indústria gráfica, variando as suas gramaturas entre 30 e 115 g/m². É recomendável utilizá-lo na impressão de alguns modelos de sacolas, embalagens e caixas em geral. Você pode encontrá-lo em cores como tons de azul, branco, amarelo e laranja.


Papel couchê


Dentre os papéis para impressão, esse é um dos mais conhecidos por todo mundo, sendo definido pelo seu brilho e revestimento. Esse papel possui um ótimo custo-benefício, não é a toa que é um dos favoritos entre o público e o mais encontrado nas gráficas.

Graças a sua textura lisa, é um tipo de papel bastante resistente, não poroso e a sua gramatura varia entre 50 a 300 g/m². Ele é o mais usado na impressão de cartões de visitas, porém, possui outras aplicações:tag, capa de livros, catálogo,folder, cartaz, flyer e outros.Couchê brilho:textura mais lisa e, consequentemente, mais brilhante, e por possuir uma camada fina de revestimento, as cores ficam mais vivas. É muito usado em capas de catálogos, sacolas, cartões de visita, flyers e folders.Couchê fosco:deixa o impresso com uma aparência mais refinada e sofisticada. É comum o seu uso em flyers, folders, cartões de visita entre outros.Couchê L-1:é usado para rótulos e possui brilho apenas de um lado.Couchê L-2:é usado em revistas, flyers, catálogos e folders, tendo brilho dos dois lados.Couchê matte:com revestimento fosco em ambos os lados, esse tipo de substrato é aplicado na impressão de catálogos e livros em geral.


Papel vergê


Ele é mais fino do que a cartolina, porém, mais resistente que o papel sulfite, sendo encontrado nas gramaturas de 80 a 180 g/m². Por conta do aspecto refinado, muitos noivos optam por esse tipo de papel na hora de imprimir os seus convites de casamento. Mas ele também é utilizado para imprimir certificados, alguns modelos defolhetose até mesmo fazer artesanato.


Papel aspen


Com um aspecto perolado/metalizado, brilhante e liso, o papel aspen é o mais ideal para a impressão de artigos de luxo. Dependendo da luminosidade do ambiente, a superfície desse papel muda de cor, o que difere dos demais papéis para impressão.

Sua gramatura varia entre 120 a 240 g/m², sendo o seu uso bastante comum emconvites, artigos de luxo e até mesmo em cartões de visita.


Papel duplex

Por possuir duas camadas, uma branca e lisa e outra não branqueada, esse tipo de papel também é conhecido como papelão. Ele é um dos papéis para impressão que possui maior gramatura, indo de 250 até 350 g/m², sendo ideal para caixas, embalagens em geral esacolas.


Papel majorca

Esse papel é da mesma linhagem do tipo aspen, possuindo um aspecto perolado/metalizado e uma superfície lisa. As cores são influenciadas pela luminosidade do ambiente, e pode ser encontrado nas mais diversas tonalidades, sendo dourada a mais comum. Sua gramatura varia de 120 a 200 g/m², e sua utilização é para convites e cartões de visitas.


Papel supremo

Assim como o papel duplex, esse tipo de substrato possui altas gramaturas que vão de 250 a 350 g/m². Devido a sua gramatura, esse é um papel muito resistente, e a sua textura é bem lisa. O nome supremo é utilizado apenas para fins comerciais, mas na verdade esse papel chama-secartão tríplex. Entre os papéis para impressão na indústria gráfica, esse é o utilizado emmarcadores de páginas,calendários,encartese outros impressos.


Papel offset

Eis que chegamos ao mais famoso dos papéis para impressão, sendo ele o mais próximo da folha A4 que você utiliza na sua impressora. Por ser bastante poroso absorve melhor a tinta, sendo o melhor para escrita, além de ser o mais barato também.


A sua gramatura varia de 56 a 240 g/m², possui resistência alta contra umidade e é fosco e branco dos dois lados, bastante parecido com o papel sulfite. O seu uso é comum em folhetos, blocos,papel timbrado,envelopes, cartazes, agendas, miolos de livros e até selos.

Muita gente vai além e imprime até panfletos e folders.Offset telado:suas características são textura e gofrado, sendo aplicado em peças publicitárias, calendários, cartões de festas, displays e convites.


Papel reciclato

Com a mesma aparência do papel reciclado, o tipo reciclato é uma espécie de offset 100% reciclado. A cor e a textura desse papel são específicas dos reciclados, com tons caramelizados, sendo o processo de reciclagem o responsável pela textura áspera. O papel reciclato possui um custo mais elevado do que o papel sulfite e o papel offset, e a sua gramatura varia de 90 a 120 g/m². Esse tipo de papel é utilizado na impressão de cartazes,flyers,cartões de visitas, folders e outros.


Papel diamond

Por conta da sua superfície porosa, esse papel é popularmente conhecido comopapel casca de ovo. Seu uso é bastante comum em alguns convites, cartões de visitas, folders,catálogose outros impressos especiais.


A sua gramatura é de 250 g/m², e todos os impressos feitos nesse tipo de papel ficam com um aspecto delicado. Agora que você conheceu os papéis para impressão que mais encantam os clientes, já pode pensar em qual opção se adapta para o seu material. Esse conteúdo sobre ospapéis para impressão foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários! Aproveite e solicite um orçamento conosco,www.promopress.com. A Promopress Gráfica tem excelência em qualidade. Um abraço, Equipe Promopress



4.911 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page