Buscar

O que é marketing integrado?

Você sabe o que é marketing integrado? No post de hoje, vamos te mostrar a importância de investir nessa estratégia e os benefícios que ela traz para sua empresa. Confira!


Em um mundo cada vez mais conectado, graças a transformação digital, uma palavrinha ganha destaque na mente dos gestores: integração.


Unificar e integrar processos virou sinônimo de sucesso atualmente. E nesse cenário, o marketing integrado desponta como a estratégia ideal para quem busca resultados mais eficientes.


Mas afinal, o que é marketing integrado?


Podemos dizer que o marketing integrado consiste no alinhamento de todas as estratégias e ações de divulgação.


As empresas têm à disposição diversos canais de comunicação com o público, como os digitais (site, blog, redes sociais e e-mail) e os off-line (materiais impressos, eventos e publicidade em mídias tradicionais).


Marketing integrado é muito diferente de replicar a mesma mensagem em diferentes canais de comunicação e, principalmente, de escolher as últimas tendências do momento para pular de cabeça antes de analisar se elas têm a ver com a sua empresa.


Quando falamos desse tipo de estratégia, o objetivo é parecido ao de contar uma história que seja coerente e complementar por todos canais e ações escolhidos.


Ou seja, o marketing integrado une todas as frentes da sua empresa para oferecer valor aos clientes e, dessa forma, atraí-lo naturalmente para o seu negócio.


Como aplicar o marketing integrado?


Para aplicar e colher as vantagens do marketing integrado na sua empresa, o primeiro passo é estabelecer um objetivo e definir quais e como cada técnica será utilizada.


O termo omnichannel é uma junção de duas palavras, uma em latim (omni = tudo) e outra em inglês (channel = canal).


Esse conceito tem a ver com conectar todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente proporcionando uma experiência de compra única.


A ideia é que os canais que você usa para se comunicar com seus públicos, clientes ou personas estejam todos integrados para fortalecer o relacionamento com eles.


Defina as personas do seu negócio, elas irão ajudar-lhe a conseguir escrever seu conteúdo da melhor forma para o perfil de público que você quer atingir.


Seja por meio do contato direto com o cliente ou por programas de benefícios, toda sua equipe deve estar ciente da importância de cada interação.


Cada contato é uma oportunidade de conquistar e fidelizar, tornando aquele cliente, além de recorrente, um defensor da marca.


Não vai adiantar muita coisa você quebrar a cabeça pensando em estratégias de marketing integrado se a equipe responsável pela execução não conversa.

Cada membro da equipe deve conhecer as técnicas e a estratégia, e o setor de marketing será o responsável pela coordenação das atividades.


Por isso, um dos pontos mais importantes é o desenvolvimento de uma cultura de integração entre os profissionais para que todo mundo esteja na mesma sintonia.


Lembrando que cultura não nasce do dia para noite e é um processo que precisa ser construído todos os dias, principalmente com uma comunicação muito clara para a equipe.


É muito importante que se tenha um objetivo claro e que as técnicas sejam mapeadas.

Periodicamente, a equipe deve avaliar como cada técnica surtiu efeito.


A avaliação de como foi o retorno de cada investimento, identificando os resultados mais positivos também deve ser feita.


Quais são as vantagens do marketing integrado para sua empresa?


Valor para marca

Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem toda a organização focada e trabalhando em prol do mesmo objetivo.


Além de atrair mais clientes, isso impacta diretamente na percepção do valor da marca pelos mesmos.


Fidelização de clientes

Equipes alinhadas conseguem trabalhar com mais agilidade e oferecer melhores serviços, que por sua vez conseguem atrair e reter clientes.

Logo, a fidelização pode ser considerada um benefício direto e um dos mais proeminentes do marketing integrado.



Crescimento acelerado

As empresas funcionam da mesma forma que os times, por exemplo quando se unem em uma estratégia ou jogada para obter um melhor resultado.


Quando usam o marketing integrado, as empresas concentram seus esforços. Isso faz com que os consumidores sejam “bombardeados” de ações, gerando um aumento significativo de vendas. 

Maior visibilidade

Como a empresa utilizará vários canais de comunicação, ela estará mais presente no cotidiano do seu público, aproximando-o e facilitando a comunicação.


Poder de atração

Clientes fiéis, que têm boas experiências com uma marca, são verdadeiros porta-vozes da mesma na rede.


Ter uma legião de fãs, dá à marca maior poder de atração e conversão. E acredite, uma boa recomendação, vale mais que muita propaganda por aí!


Maior alcance

Se uma maior presença no cotidiano aumentará a visibilidade, outro ponto que recebe benefícios do marketing integrado é o alcance da marca.


Potenciais clientes que não conheciam sua empresa, passarão a conhecer e interagir. Além do alcance da marca, é provável que haja um incremento nas vendas.


Deixe seu cliente confortável

A integração não deve acontecer apenas na comunicação e nos canais de marketing.

Uma identidade visual com um design consistente mantém um padrão e ajuda o consumidor a se situar nos canais da empresa.


Cores, estilo de imagens, entre outros elementos visuais devem seguir um alinhamento do produto/serviço que sua empresa oferece.


Maior taxa de conversão

Como cada meio de comunicação possui uma taxa de conversão, utilizar vários canais aumentará a taxa da empresa, explorando o potencial de cada ferramenta.


Comunicação linear

Independentemente do canal escolhido pelo cliente, ele quer obter da empresa o mesmo tipo de resposta e posicionamento.


Ele não pode ter experiências completamente diferentes no site, na loja física, nas redes sociais ou qualquer outro meio.


Quando todos os departamentos seguem um projeto de marketing integrado, eles alinham seu tom e ações.


Assim, o consumidor é atendido com a mesma eficiência e competência e se sente à vontade para transitar pelos diferentes canais.


Outros benefícios do marketing integrado:


  • Aumentar os pontos de atração de clientes para a empresa: redes sociais, blog, vídeos, e-mails, entre outros;

  • Alcançar um grande número de pessoas que tenham potencial para se tornarem clientes;

  • Monitorar e analisar o retorno sobre os investimentos realizados — afinal, estratégias digitais podem ser mais precisamente mensuradas;

  • Conquistar uma posição de referência em seu segmento e engajar os clientes a indicarem os produtos ou serviços para conhecidos.


Dados estatísticos sobre a estratégia de marketing integrado

Agora que já sabe o que é esta estratégia e como a mesmo funciona, perceba através de dados relevantes, porque é que deve investir na mesma.


  • 72% dos consumidores afirmam querer conectar-se com marcas que apostam em estratégias digitais integradas;

  • Os consumidores precisam de vários pontos de contato antes de fazerem uma compra;

  • O uso de estratégias multicanal aumentaram 137%;

  • Muitas empresas apostam entre 2 a 5 canais diferentes para implementar a sua estratégia de marketing integrada;


Comunicação integrada de marketing em 4 níveis

Horizontal

Vai do mix de marketing até todas as outras funções essenciais de uma empresa, como a parte de produção, administração, finanças, distribuição e comunicação.


Afinal cada ação de um desses departamentos afeta diretamente o mix de marketing.


Vertical

Os objetivos de comunicação precisam estar alinhados à missão da empresa, definida no planejamento estratégico.


Interna

Se você possui uma equipe, todos precisam estar informados e alinhados a respeito de lançamentos de produtos, novos anúncios e parcerias para garantir que tenham autonomia mas que tomem decisões consistentes com a mensagem principal que a empresa deseja passar.


Externa

Se você, precisa contratar serviços de terceiros, como agências de marketing de conteúdo, editores, relações públicas, etc, é necessário garantir que eles produzam mensagens consistentes, como aquelas que você produz dentro da sua empresa, para manter a personalidade da sua marca.

Agora que ficou mais claro o que é o marketing integrado, acesse nosso sitewww.promopress.com.br, no blog da Promopress Gráfica você encontra outras dicas incríveis de marketing.



0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png