Você sabe o que é marketing de serviços? No post de hoje, vamos te explicar e ajudar a aplicá-lo na sua empresa. Confira!
A competitividade do mercado atual, se dá pela necessidade de aprimoramento da qualidade na prestação de serviço.
É de extrema importância que as empresas foquem os seus objetivos e metas no melhor atendimento aos clientes.
O marketing é a melhor opção para te ajudar nesse processo. Mas afinal, o que é marketing de serviços?
O que é marketing de serviços?
O marketing de serviços é, basicamente, um grupo de atividades operacionais que tem como objetivo ajudar a explicar o valor do serviço e convencer o cliente a escolher uma empresa específica.
Além disso, analisa, planeja, implementa e controla as necessidades do consumidor com qualidade e lucratividade.
Características do marketing de serviços:
Intangibilidade – os serviços não são palpáveis, por isso, é preciso levar em consideração os benefícios que eles oferecem para satisfazer as necessidades dos clientes.
Perecibilidade – os serviços não podem ser estocados como os produtos. Por isso, é preciso maximizar a utilidade dos serviços.
Inseparabilidade – a produção e o consumo ocorrem ao mesmo tempo. Com isso, a empresa precisa adequar a estratégia de distribuição do seu serviço.
Heterogeneidade – os serviços não possuem um padrão e uniformidade. Isto é o resultado da participação do cliente ativamente no processo.
Como funciona o marketing de serviços?
Esse tipo de marketing envolve os métodos de divulgar as vantagens de um serviço e as mudanças que ele pode trazer para a vida de um determinado cliente.
Mas como estruturar as estratégias levando em conta que os serviços apresentam particularidades que os produtos não têm? O mais recomendável é elaborá-las com base nos 8 P’s.
Quais são os 8P’s do marketing de serviço?
É importante entender os princípios nos quais o marketing de serviços se baseia é qual é o papel de cada um na missão de convencer as pessoas a se tornarem clientes.
Provavelmente, você já tenha ouvido falar dos 4P’s do composto de marketing. Mas quando se trata de vender serviços, esse número dobra.
Produto
Está relacionado à identificação e elaboração das características dos serviços com foco nos benefícios e nas vantagens relevantes ao atendimento das necessidades do mercado.
O ponto chave é a satisfação: conseguir suprir os desejos e necessidades do consumidor.
Para isso, é preciso selecionar as principais características para atingir os objetivos dos clientes.
Preço
Estabelecer um padrão com base nos valores praticados no mercado, o tempo gasto com a atividade, a qualificação necessária para o serviço e outros elementos relevantes.
Ou seja, estão inclusos nesse quesito não somente o que diz respeito a atributos tradicionais, como fixação da margem de preço para o comércio, mas também tempo, esforço físico e mental, etc.
Praça
Está relacionado ao momento de alcance e o lugar que acontece. Diz respeito ao mercado de atuação, disponibilidade e distribuição, seja ela física ou eletrônica.
Além disso, são planejados o lugar e o prazo de entrega. Um serviço que não esteja disponível ou seja muito demorado, por exemplo, acaba espantando os clientes.
Promoção
Está relacionado às estratégias e divulgação dos serviços, como forma de mostrar ao público-alvo os diferenciais e benefícios do serviço.
A estratégia de promoção pode envolver as mídias tradicionais, como televisão, rádio, revista e jornal. Mídia impressa como, folder, flyer, panfleto e banner. Até a mídia on-line e off-line, como redes sociais, sites, blog, etc.
Processo
Para que o seu serviço seja contratado mais de uma vez, é preciso superar as expectativas dos clientes.
Por isso, é de extrema importância desenvolver processos de trabalho e estruturá-los internamente, é uma forma de fazer com que essas expectativas sejam suprimidas.
Os processos do marketing de serviço engloba os fluxos, procedimentos e metodologias de trabalho. Com isso, a previsão de assertividade e bons resultados são maiores.
Pessoas
As pessoas por trás do negócio são muito importantes para o marketing de serviços, porque elas influenciam diretamente na qualidade oferecida para os clientes.
A qualificação do quadro de colaboradores é uma forma de agregar valor a sua empresa, ou seja, colaborador bem treinado vai satisfazer melhor as necessidades dos clientes.
Uma equipe interagida gera mais negócios, desperdiça menos recursos e consegue motivar os clientes a recomendarem o serviço a outros, mais conhecido como boca-a-boca.
Phisical Evidences (Evidências Físicas)
É o que tangibiliza o serviço tornando visível para o consumidor. Isso inclui uma série de fatores, desde a apresentação pessoal dos colaboradores e cartões de visita, até a organização das instalações e equipamentos.
É a forma como a empresa interage com o cliente e o ambiente onde isso ocorre.
Produtividade e qualidade
Quanto maior a produtividade do negócio, maior será sua lucratividade. A produtividade se refere ao alcance das melhores maneiras de executar um determinado serviço.
Para que isso aconteça, é preciso maximizar os recursos, diminuir as despesas e otimizar o tempo da sua equipe.
Vantagens do marketing de serviços
Valor agregado
Quando é reconhecido as necessidades específicas de cada cliente, mais fácil se torna resolver os problemas estabelecidos pelo consumidor.
Ao tornar o serviço mais efetivo, a qualidade irá aumentar e, consequentemente, o valor agregado também.
Uma das grandes estratégias nesse momento, é saber como se comunicar com o seu público, de forma que ele se sinta confiante em optar pelo seu serviço.
Conhecendo os desejos do seu público, você consegue estabelecer as estratégias de marketing cada vez mais personalizadas e assertivas.
Fidelização
Quanto mais forte for o relacionamento com o seu cliente, mais vezes ele contratará o seu serviço, permitindo que a empresa construa uma base de consumidores fiéis.
E isso também gera um ciclo positivo, pois é bastante provável que um cliente satisfeito indique os serviços para outro de mesmo perfil.
Qual a diferença de produto e serviço?
Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados.
A ideia de que produtos são bens materiais que podem ser tocados, criados a partir de matérias-primas, pode ajudar a entender a distinção, embora nem sempre haja algo concreto envolvido.
Já o serviço, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado.
Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.
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