Você sabe o que é marketing de guerrilha? No post de hoje, vamos te explicar para que serve e qual a sua importância atualmente. Confira!
É um termo que surgiu na década de 70, criado pelo norte-americano Jay Conrad Levinson, considerado o “pai do marketing de guerrilha”.
Esse tipo de marketing mostrou-se a partir da necessidade de novas técnicas publicitárias, devido à diminuição da eficiência das propagandas atuais.
Porém, seu ápice ocorreu somente na década de 80 quando Jay publicou seu livro, com o objetivo de possibilitar grandes resultados com baixos investimentos nas organizações.
Afinal, o que é marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha são ações de alto impacto muito mais agressivos e diretos do que outras formas mais conhecidas de divulgação de conteúdo e de uma marca, além da vantagem de ter baixos custos.
No mix de marketing, ele explora a criatividade, a fuga do senso comum e mídias tradicionais na busca por causar impacto junto ao público.
Assim, podemos entender que o marketing de guerrilha é uma ótima alternativa para as pequenas empresas, pois dispõe de uma maneira criativa de se pensar outras táticas para atingir o público desejado, sem os altos investimentos que as mídias convencionais demandam.
Já para as grandes empresas, essas ações funcionam como uma estratégia adicional nas suas campanhas.
Além disso, o foco está em provocar reações nos consumidores, como fazê-lo reavaliar suas prioridades e hábitos pessoais, induzi-lo a procurar saber mais sobre aquele determinado produto ou serviço e, até mesmo “cutucar” um concorrente de modo direto.
4 dicas para um marketing de guerrilha eficiente
Seja original
Não dá para se dar bem somente copiando o que já deu certo em outros casos. Não importa o quanto uma ideia já produzida pareça fazer sentido para o seu negócio, é sempre melhor apostar em uma ideia original.
Entretanto, procurar ideias que já fizeram sucesso faz com que você tenha novas inspirações para aguçar a sua criatividade. Desse modo, sua empresa não ganhará fama de imitador.
Conheça bem seus clientes
O primeiro passo para acertar nas ações de guerrilha é conhecer em detalhes as pessoas que serão impactadas por elas.
Isso inclui tanto os seus clientes atuais como os que têm potencial em ser. Em razão disso, é importante que você leve em conta as “personas” do seu negócio nesse momento.
Faça o público interagir com a campanha
Um dos pontos fortes do marketing de guerrilha é a possibilidade do público interagir com a marca. Por isso, promova conexões com as redes sociais, interferência do público em vídeos e peças publicitárias e relacionamento com os participantes da campanha.
Capriche na execução
Depois de ter definido a melhor forma de atrair e impactar seu público de maneira original, pense em cada detalhe do que será preciso para tornar sua ideia um sucesso.
Uma boa forma de organizar cada passo da campanha na prática é por fazer um checklist e segui-lo de perto.
Se tiver decidido contar com a ajuda de um parceiro, não se esqueça de se reunir com ele para dividir as tarefas e resolver como tudo vai funcionar.
Marketing de guerrilha ao ar livre
Essa forma é ótima para conseguir a atenção de um público que ainda não conhece a sua empresa ou que não presta muita atenção nela.
Um dos métodos é com flash mobs. Essa ação costuma fazer com que as pessoas parem, literalmente, para saber o que está acontecendo.
Tudo vai depender do seu objetivo e do que você quer que as pessoas pensem sobre determinado assunto.
Marketing de guerrilha em grandes eventos
Em grandes eventos, a estratégia mais utilizada é o marketing invisível.
Ele nada mais é do que um marketing que não salta aos olhos. Ele também costuma acontecer bastante em novelas, por exemplo.
Quando um personagem está bebendo uma certa marca de refrigerante ou dirigindo determinado carro, você acaba assimilando aquela informação sem perceber.
Marketing de guerrilha interativo
Já o marketing de guerrilha interativo é aquele que possibilita que as pessoas interajam com ele.Um ótimo exemplo foi uma campanha feita pela escola de idiomas Brasas para atrair novos alunos.
A escola montou um outdoor no Rio de Janeiro escrito “Bubbles”. Ele era equipado com uma máquina que jogava, literalmente, bolhas de sabão em quem passasse por ele durante o dia inteiro.
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