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Metas de vendas – Como atingir?

Se você é um vendedor e está procurando dicas para atingir as metas de vendas no final do mês, este é o lugar certo. Confira nesse post!



Chega um momento que muitos profissionais de vendas acabam não tendo o resultado que tanto esperavam.


Alcançar as metas de vendas é um trabalho que exige muita dedicação e esforço contínuo de uma equipe capacitada.


Além disso, é preciso ter em mente algumas técnicas que precisam sempre ser aprimoradas para que o objetivo seja cumprido.


Antes disso, precisamos conceituar as etapas do processo de vendas que são fundamentais para atingir as tão sonhadas metas.


Etapas do processo de vendas:


Prospecção

A primeira etapa do processo de vendas é a prospecção. É nela que são listados os possíveis clientes potenciais, normalmente chamados de prospects.


Qualificação

Neste momento, a empresa entrará em contato com o prospect pela primeira vez, com o objetivo de apresentar a empresa.


Apresentação

Nesta etapa o vendedor explora particularmente a necessidade do cliente, expondo os produtos com as determinadas características, de acordo com o problema apresentado.


Abordagem

A etapa da abordagem no processo de vendas consiste no momento em que os produtos e serviços oferecidos pela empresa chegam até os consumidores por meio da mídia, seja online ou offline.


Follow-up

Depois da abordagem e da primeira oferta, o vendedor deve manter um contato contínuo com o cliente, sem ser importuno, tentando sempre levar adiante as próximas etapas.


Negociação

Nesta etapa a sua equipe de vendas irá argumentar e expor os benefícios e vantagens que o consumidor terá ao adquirir aquele produto ou serviço.


Fechamento de venda

A etapa de fechamento do processo de venda é uma das mais importantes para o vendedor.


Pós-venda

De maneira simplificada, o pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço.



Agora que já sabemos quais são as etapas do processo de vendas e como elas são importantes para conseguir alcançar as metas de vendas traçadas, chegou a hora de saber o que fazer para conquistá-las.


Como alcançar as metas de vendas com 5 dicas


Atenção as metas estabelecidas

Apenas definir metas não é o suficiente, é essencial avaliá-las antes para saber se será possível atingi-las realmente.


O responsável pelo planejamento de vendas deve estar ciente disso e entender que metas “impossíveis” de serem alcançadas cria uma equipe desmotivada e improdutiva.


É importante que o líder converse com sua equipe e solicite sugestões de metas. Com isso, o comprometimento com a atividade é maior e a motivação aumenta.



Mantenha o foco

Manter o foco é uma das principais técnicas para conquistar as metas de vendas determinadas no planejamento.


Elimine todas as distrações que podem tirar a sua atenção naquele momento e foco no seu objetivo.


Mantendo o foco você gerencia o seu tempo da forma correta, aproveitando cada minuto do seu dia e fazendo com que suas atividades sejam feitas dentro do prazo.


Você sabia que gerenciar o seu tempo faz com que você seja ainda mais produtivo? E um dos métodos muito utilizado para realizar esse gerenciamento é a Pomodoro.


O que é método Pomodoro?

O método Pomodoro, uma das principais técnicas de produtividade, foi desenvolvida no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar a sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de faculdade.


A técnica foi criada para utilizar o tempo como um grande aliado, ajudando a realizar o que queremos fazer, do jeito que queremos fazê-lo.


FONTE: https://bit.ly/2p9SBCK


Era utilizado um timer de cozinha para organizar as tarefas. Ele tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano) e girava 25 minutos, produzindo um forte som ao final deste tempo.


Após o término deste período, Cirillo iniciava uma pausa de 5 minutos para colocar as informações em ordem e voltar a se concentrar.


Quando completados 4 vezes esse ciclo (quatro pomodoros) o tempo para a pausa aumentava, cerca de 30 minutos.


A cada despertar do timer, era o momento de riscar as tarefas concluídas, marcar qual a porcentagem já finalizada, fazer coisas não relacionadas a tarefa, como ir ao banheiro ou tomar um café e, por fim, voltar de onde parou.


Isso faz com que você oxigene o cérebro e aumente a sua agilidade mental. É importante lembrar que esse tempo era estipulado no método clássico, mas nada impede que você crie o seu próprio equilíbrio.



Planeje a negociação

Muitas vezes os vendedores são pegos de surpresa por diversos questionamentos feitos pelos clientes no momento da negociação.


Neste momento, é fundamental ter todas as respostas e saber tirar essas dúvidas para que tudo fique claro.


Para isso, o planejamento é feito antes de iniciar as etapas do processo de vendas, pensando em adaptar essa negociação a personalidade e estilo daquele cliente, buscando a solução que ele precisa.



Busque aprimoramento

Não há como ser um vendedor cada vez melhor e alcançar as metas de vendas sem buscar conhecimento.


Busque estar atentos e informados das inovações e evoluções que acontecem diariamente no mundo dos negócios.


Isso fará com que você consiga se comunicar de maneira mais clara com o seu cliente, mostrando que você está por dentro das tendências do mercado.


Por isso, encontre formas de aprimorar os seus conhecimentos, aprenda com seus erros e peça feedback de gestores e clientes que acompanham o seu desenvolvimento.


Além disso, existem palestras, cursos e seminários que podem te ajudar.



Valorize as metas batidas

Incentivar a disputa entre os integrantes do time é, em muitos casos, uma maneira de melhorar o desempenho.


Mas a valorização de um trabalho bem feito independe de competição. É uma virtude do gestor demonstrar reconhecimento a quem merece.


Uma pesquisa do International Stress Management Association realizada em 2015 com profissionais de São Paulo e do Rio Grande do Sul indicou que 89% dos respondentes sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho. E, muitas vezes, isso vai além de comissões ou bônus.


Acredite: enaltecer a competência de um vendedor perante a equipe pode ser ainda mais gratificante do que simplesmente a recompensa monetária.


FONTE: https://bit.ly/2V6vtVR



Percebeu a importância dessas estratégias para alcançar as metas de vendas?

Confira mais dicas como estas no blog da Promopress Gráfica, acesse www.promopress.com.br.

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