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Merchandising no pdv – O que é?

Você sabe o que é merchandising no pdv e a sua importância como estratégia de marketing? Confira nesse post!

Com tanta concorrência e o consumidor cada vez mais exigente, as empresas estão investindo muito em merchandising no pdv.


Principalmente nos pontos de vendas onde são realizadas as decisões de compra da maioria das pessoas.


Segundo a pesquisa “Hora certa de ativar o shopper”, feita anualmente pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição germânico-americana com sede em Nova York, nos Estados Unidos, mais de 70% das decisões de compra são realizadas na frente da gôndola, sendo que 50% destas são feitas por hábitos.



Ou seja, através de ferramentas utilizadas para a realização do merchandising no pdv, as pessoas se sentem atraídas por aquele determinado produto e, consequentemente, efetuam a compra por um certo “impulso”.



Mas afinal, você sabe o que é merchandising?


Merchandising é uma ferramenta de marketing cujo as técnicas têm finalidade de apresentar e repassar as informações sobre os produtos disponíveis no ponto de venda.


O objetivo das ações é sempre que as mercadorias tenham giro e rotatividade, para que não fiquem paradas por muito tempo no estoque.


No entanto, a finalidade principal da ferramenta, é chamar a atenção dos clientes que estão naquela determinada loja, fazendo com que eles se sintam atraídos por aquele produto.


Outra característica do merchandising no pdv é oferecer ao consumidor uma experiência única e diferenciada no momento da compra.



Quais ações podem ser feitas através do merchandising no pdv?


  • Degustação;

  • Entrega de amostra grátis;

  • Demonstração de produtos;

  • Entre outros.


Em todas essas ações de merchandising no pdv podem ser utilizados técnicas para atrair e atender da melhor forma o seu consumidor. São elas:


Merchandising sensorial

O merchandising sensorial, trabalha todos os sentidos do consumidor em prol das vendas.

Principalmente no ponto de venda, onde o cliente pode tocar, sentir o cheiro, ouvir os sons e experimentar os sabores, é importante valorizar ao máximo essas experiências.


A ideia é proporcionar um momento prazeroso e causar um sentido capaz de influenciar positivamente os desejos de compra.


Visão

Utilizar elementos visuais na cenografia que façam com que o consumidor se identifique muito bem com a empresa, é um recurso que se comunica bem para atrair visitantes para seu ponto de venda.


Olfato

Explorar esse sentido, é eficaz porque odores costumam provocar reações imediatas, mesmo que de forma inconsciente.


Isso porque os cheiros captados pelos receptores olfativos vão direto para o sistema nervoso central.


Os aromas podem ser utilizados para criar um clima agradável no seu ambiente, que despertem emoções positivas e bom humor nos seus clientes.


Audição

Pela audição também é possível destacar o seu PDV. Trilhas sonoras apropriadas ao contexto da marca também embalam o momento de compra do consumidor.


Isso faz com que o consumidor fique agitado ou mais calmo, dependendo do objetivo da empresa com a ação realizada.


Paladar

Experimentar comidas e bebidas gostosas não só estimulam o bom humor no cliente como deixa-o mais receptível aos outros estímulos sensoriais.


Tato

O consumidor adora ver os produtos com a mão. Dependendo do seguimento, é importante deixar o produto acessível ao cliente para que possam interagir, tocar, sentir a textura e o peso daquele determinado produto.



Entrega de amostras grátis

Também conhecida como sampling, as amostras grátis são uma excelente ferramenta na divulgação e representação da sua marca de merchandising no pdv.


A principal vantagem é que essas amostras estabelecem duas relações muito relevantes com os seus potenciais clientes, como prestar mais atenção a sua marca e demonstrar credibilidade e generosidade.


Além da distribuição no ponto de venda, elas podem ser entregues aos clientes em diferentes lugares, como:


  • Eventos relacionados ao seu mercado;

  • Enviar pelos correios;

  • Lugares que não vendem seu produto, mas é frequentado pelo seu público-alvo.



Demonstração de produtos

A importância da demonstração de produtos se dá pela proximidade inicial que o consumidor terá para o melhor conhecimento do produto.


Além disso, o jeito que o seu produto está exposto nas gôndolas pode influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.


Imagine que você está em um supermercado e se depara com uma gôndola desorganizada e com produtos sujos e danificados. Você vai querer comprá-lo?


Por isso, é fundamental manter o seu ponto de venda limpo, com um visual organizado, cores e embalagens em ordens para que o seu público-alvo tenha interesse naquele produto.



Como elaborar uma estratégia de merchandising no pdv?


Elaborar uma estratégia de merchandising no pdv não é uma tarefa fácil. Com isso, vamos listar algumas etapas para você entender melhor.


Defina o público-alvo


Definir o seu público-alvo é a primeira etapa para a elaboração dessa estratégia.

Saiba quais são os gostos, hábitos de consumo, estilo de vida para que você possa entender o que passa na cabeça dele ao chegar ao seu ponto de venda e escolher aquele determinado produto.


Delimite as regras a serem seguidas


Neste momento, determine os objetivos e metas que precisam ser atingidas no desenvolvimento desta ação.


Além disso, estipule os prazos, mensure e certifique-se que está tudo ocorrendo bem e, se houver erros, faça o possível para solucioná-los.


Crie estímulos adequados


É importante que os estímulos da sua estratégia estejam adaptados especialmente ao seu público.


Pense nas necessidades e desejos, vontades e demandas que atendam os requisitos e problemas deles.


Ofereça um ponto de venda agradável


Como já havia dito acima, é fundamental manter o ponto de venda bonito e agradável. A primeira impressão é a que fica, não é mesmo?




Vale a pena cuidar da organização, do layout, da aparência, da música ambiente, dos aromas, das instalações e, principalmente, da qualidade no atendimento oferecida pelos vendedores.


Ofereça exclusividade


Tenha um elemento de exclusividade na sua estratégia de merchandising no ponto de venda.


Pense em algo que os seus concorrentes ainda não possuem e forneça isso para os seus consumidores, de modo que os deixe encantados.



Tenha uma relação emocional com o consumidor


Crie uma relação emocional com seu público-alvo para que desperte a sua fidelidade. Para criar essa conexão, especialistas acreditam que o principal processo é conhecer primeiro os valores e até mesmo o pensamento dos seus clientes.


A criação de marcas emocionais fornece os meios e a metodologia para conectar os produtos ao consumidor de uma forma profundamente emocional.


Ela foca nas características mais fortes do caráter do ser humano e o desejo de transformar a realização material em uma realização emocional.


A cada dia que passa, palavras como conquiste, sonhe, realize, descubra e apaixona-se são frequentemente utilizadas nas campanhas.


Além disso, conseguir conquistar emocionalmente os consumidores por meio de uma experiência prazerosa, generosa, persuasiva, autêntica e inovadora, garantem comprometimento e laços com os clientes.


Existem cinco tipos de consumidores no processo de compras. São eles:


Iniciador: Será a pessoa que irá sugerir a ideia de compra de um determinado produto ou serviço.


Por exemplo, uma criança de nove anos que viu um comercial de um brinquedo novo na TV.


Com isso, ela pede aquele produto para os pais, assim iniciando um processo de compra.


Influenciador: É a pessoa cujo ponto de vista influencia na decisão de compra.


No mesmo exemplo do brinquedo, a pessoa que influenciaria seria uma professora, um pediatra ou até outra mãe.


Decisor: Essa seria a pessoa que decidiria a realização da compra em si, além de decidir onde comprar e como comprar.


No nosso exemplo, o decisor da compra poderia ser a mãe, que dá a palavra final com relação ao filho.


Comprador: A pessoa que efetivamente realiza a compra. Poderia ser o pai no exemplo que foi dado, que comprará no caminho do trabalho para casa.


Usuário: Aquele que consome ou usa aquele determinado produto ou serviço.


Em nosso exemplo, o usuário seria a criança. Como foi visto, o mesmo consumidor pode ocupar dois papéis.


Divulgue sua ação


Após todas essas etapas, uma das mais importantes é a divulgação da sua ação.

Existem diversas maneiras de você divulgar a sua marca no ponto de venda, como usando materiais impressos, por exemplo.



Como os materiais impressos podem diferenciar a minha ação de merchandising no pdv?


Etiquetas adesivas

Adesivo Promocional são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.


Têm baixo custo, além de ser uma ferramenta de marketing de alta exposição para que seu produto seja sempre lembrado em todos os lugares aplicados.

Os adesivos, muitas vezes, são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.



Displays


O display de mesa é uma peça de publicidade no ponto de venda essencial para destacar sua marca e produto no PDV. O display de mesa é comumente usado e indicado na transmissão de uma mensagem. Ele se comunica com seu público ou consumidor no ponto de venda.


Nos supermercados, por exemplo, esse recurso é normalmente utilizado para acomodar produtos como bombons, chocolates e doces diversos. Nas farmácias, ele é empregado para expor produtos que são livres de receita, como escovas e pastas de dentes.



Espécie de folder, sem dobra, para a colocação em display, de produção mais sofisticada que os panfletos comuns. Com apenas uma lâmina, de tamanho reduzido e textos objetivos e simples, trazendo normalmente, mensagem de impacto como o título.



Porta Take one

Porta Take one é definido como um suporte que acomoda panfletos, folhetos e folders informativos sobre determinados serviços e produtos.  Como o nome sugere, o “pegue um” necessita de apelo visual, algo convidativo, que estimule o cliente ou potencial cliente a retirar o folheto sobre o produto objeto da ação de marketing.


As cores, o design e o acabamento de um porta take one provocam um impacto emocional no consumidor, fazendo com que ele se sinta intencionado a retirar um panfleto e procurar mais informações sobre aquela determinada empresa.



Móbiles

Os móbiles são peças promocionais utilizadas em ponto de venda para chamar a atenção do consumidor. Sua característica principal é que são peças que são expostas de forma suspensa (geralmente preso por uma linha de nylon ao teto).


Quando você se deparar com uma peça dependurada, imagem girando, muito bem recortada e, normalmente, impressa em papel, então, você estará de frente para um móbile.


Os móbiles são feitos de um material leve e, geralmente, se movimentam dentro do ambiente mesmo com um pouco de vento no local. Podem ser utilizados em ações promocionais, facilitando a compra por impulso, lançamentos de produtos e até mesmo na decoração de ambientes.



Wobblers

Os wobblers são materiais publicitários que contam com uma parte impressa, na qual são inseridas chamadas para produtos, e uma haste de plástico transparente, que serve para prendê-lo a uma prateleira.


Eles são conhecidos também como as peças gráficas usadas nas ações de merchandising e endomarketing, sendo bastante comuns nos pontos de vendas como lojas de conveniência, supermercados ou qualquer área que possua gôndolas, prateleiras e até mesmo paredes.


Esse impresso promocional pode ser usado em supermercados, farmácias, perfumarias, bancas de jornal, lojas de conveniência  e outros estabelecimentos comerciais de varejo.



Cartazes

Os cartazes são impressos gráficos que têm como objetivos transmitir mensagens instantâneas e gerar lembrança de marca na mente das pessoas. Por essas razões, eles devem ser objetivos e diretos, além de bastante criativos e persuasivos.


Um bom layout deve ser agradável, porém, é de suma importância conter informações relevantes sobre a empresa, como site, e-mail e telefone, porque caso o público tenha interesse no seu conteúdo transmitido, saberá onde adquirir maiores informações.



Encartes

Os supermercados e lojas de departamentos, usam encartes para reunir produtos em ofertas ou que estejam em campanha de vendas para informar ao consumidor e dessa forma potencializar vendas. São os chamados encartes de ofertas.  



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