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Materiais de pdv: o que são? Como usá-los?

Muito se ouve falar sobre materiais de pdv, principalmente dentro da área de marketing e do segmento gráfico, mas muita gente não sabe do que se trata.

Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair a atenção do consumidor e levá-lo ao ato da compra tem sido tarefas um pouco trabalhosas.


Já que a concorrência está mais presente do que nunca na vida do público-alvo, e, em muitos casos, apenas você ainda não notou.


É crucial ter uma boa estratégia que destaque os produtos da sua empresa e incentive suas vendas.


Uma boa maneira de se alcançar resultados é com o uso de materiais de pdv, e é justamente sobre esse assunto que vamos conversar hoje.


Ponto de venda


Pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), mostra que 37% das pessoas que entram em um supermercado compram mais itens do haviam planejado e gastam, em média, 18,71% a mais do que o previsto. Tudo isto tem um nome: compra por impulso.


O estudo teve o objetivo de conhecer o comportamento do consumidor, analisando que fatores estimulam esse fenômeno. A pesquisa revela outros dados interessantes: as mulheres gastam, em média, 19,8% além do planejado, mas os homens desembolsam 17,2% a mais do que imaginavam ao pisar no supermercado.



O que são materiais de pdv?


Também chamados de materiais de ponto de venda, podemos defini-los como qualquer tipo de produto/serviço relacionado à venda direta.


Onde os mesmos são expostos de maneira estratégica para atrair a atenção de determinado público-alvo.


São também definidos como sinalizações para visual merchandising que têm como objetivos:


  1. Relembrar;

  2. Persuadir;

  3. Indicar a posição;

  4. Expor;

  5. Induzir à compra de um produto/serviço.


Para a grande maioria dos profissionais de marketing, os materiais de ponto de venda funcionam como armas de uma campanha.


Onde esses atiçam o desejo e a intenção de compra no consumidor.


Finalidade do material de pdv


O principal desejo de todo empreendedor é aumentar as vendas dos seus produtos, e eis aqui a primeira finalidade de um material no pdv.


Quando bem posicionadas, as peças têm grande impacto visual para quem passa em frente a determinado estabelecimento e as vê.



Além de funcionarem como atrativos, os materiais ainda decoram o ponto de venda.

Eles são excelentes divulgadores de novos produtos/serviços, promoções especiais ou qualquer ação promocional.


Você sabe qual é o papel das gráficas em materiais de ponto de venda?


Como já dissemos anteriormente, os materiais de pdv são utilizados para chamar a atenção de potenciais clientes.


Com o objetivo de criar algum envolvimento desse público com os produtos/serviços oferecidos pela sua empresa.


Entendido esse ponto, chegamos à questão sobre quem confecciona esses materiais, e a resposta é simples: as gráficas.


No processo de impressão, é muito importante contar com o apoio de empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Até porque você vai querer encantar os seus potenciais compradores com materiais de qualidade, não é mesmo?


A Gráfica Promopress é a melhor opção para o seu projeto de PDV, já que conta com uma variedade de itens que destacarão a sua marca diante dos concorrentes.


Além disso, trabalha com materiais personalizados, de diferentes formatos, texturas, cortes e cores.


Atendendo a sua empresa com rapidez, agilidade, eficiência e muito comprometimento.

Aplicação dos materiais no ponto de venda

A principal vantagem de um material para pdv é a mobilidade, podendo ser transportado, facilmente, para qualquer ambiente.


Isso faz com que os itens utilizados como estratégia promovam um contato mais íntimo entre o cliente e o produto exposto.


Esses materiais de pdv podem ser aplicados nos ais diversos estabelecimentos:


  • Balcão de informações

  • Supermercados

  • Farmácias

  • Padarias;

  • Óticas;

  • Hotéis;

  • Lojas em geral;

  • Feiras e eventos;

  • Valet de estacionamento;

  • Ações promocionais;

  • Stands;

  • Painéis;

  • Entre outros.


Principais materiais de pdv


Agora que você já sabe o que são e onde utilizá-los, chegou a hora de conhece-los, afinal, os protagonistas da história precisam aparecer, fala a verdade!


  • Adesivos

Adesivo Promocional são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.


Têm baixo custo, além de ser uma ferramenta de marketing de alta exposição para que seu produto seja sempre lembrado em todos os lugares aplicados.


Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.


  • Mobiles

São as peças promocionais aéreas sustentadas por fios, que visam chamar a atenção do consumidor imediatamente.


Sempre que você encontrar um elemento suspenso com uma imagem girando, impressa em papel (na maioria das vezes) e bem recortada, então, você está de frente a um mobile.

Os móbiles são feitos de um material leve e, geralmente, se movimentam dentro do ambiente mesmo com um pouco de vento no local.


Podem ser utilizados em ações promocionais, facilitando a compra por impulso, lançamentos de produtos e até mesmo na decoração de ambientes.


  • Wobbler

Material publicitário que funciona como uma pop-up, onde são inseridas chamadas curtas para produtos.


Acompanha uma haste de plástico transparente que prende a peça a prateleira ou gôndola, geralmente, fixada à altura dos olhos.


A principal funcionalidade do wobbler é informar o consumidor sobre as vantagens de determinado produto/serviço.


Eles são conhecidos também como as peças gráficas usadas nas ações de merchandising e endomarketing.


São bastante comuns nos pontos de vendas como lojas de conveniência, supermercados ou qualquer área que possua gôndolas, prateleiras e até mesmo paredes.


Esse impresso promocional pode ser usado em supermercados, farmácias, perfumarias, bancas de jornal, lojas de conveniência  e outros estabelecimentos comerciais de varejo.


  • Cartaz

Os cartazes são os impressos gráficos que transmitem mensagens rápidas, por isso, devem ser objetivos, diretos, persuasivos e bastante criativos.


Um bom layout deve ser agradável, porém, é de suma importância conter informações relevantes sobre a empresa, como site, e-mail e telefone, porque caso o público tenha interesse no seu conteúdo transmitido, saberá onde adquirir maiores informações.


  • Encartes

Os supermercados e lojas de departamentos, usam encartes para reunir produtos em ofertas ou que estejam em campanha de vendas para informar ao consumidor e dessa forma potencializar vendas. São os chamados encartes de ofertas.


  • Flyer

Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!


O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço.




Muito utilizado para a divulgação e promoções localizadas, são uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.

Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.


  • Folder

Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.


Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.


Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito.

Folder é um dos materiais de pdv para divulgação que não possui um formato padrão definido.


Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.


  • Porta take one

O porta take one é uma peça gráfica promocional que fica exposta em mesas ou balcões, perfeita para colocar folhetos informativos sobre produtos/serviços.


Como o nome sugere, o “pegue um” necessita de apelo visual, algo convidativo que estimule o cliente ou potencial cliente a retirar o folheto sobre o produto objeto da ação de marketing.


As cores, o design e o acabamento de um porta take one provocam um impacto emocional no consumidor, fazendo com que ele se sinta intencionado a retirar um panfleto e procurar mais informações sobre aquela determinada empresa.

  • Take one

Espécie de folder, sem dobra, para a colocação em display, de produção mais sofisticada que os panfletos comuns.

Com apenas uma lâmina, de tamanho reduzido e textos objetivos e simples, trazendo normalmente, mensagem de impacto como título.

  • Stopper

É um elemento que deve ser aplicado de maneira perpendicular à gôndolas ou prateleiras no pdv.

É importante destacar que ele precisa ser aplicado à altura dos olhos do consumidor, destacando o seu produto.

  • Faixa de gôndola

São peças utilizadas em ações de merchandising, colocadas junto aos produtos no pdv, com a finalidade de atrair os consumidores.

São também chamadas de réguas de gôndolas, geralmente, dobradas em L ou retas.

  • Testeira

Suporte fixado no alto das gôndolas e displays, que possui algum elemento que transmite uma mensagem ou identifica determinado produto/serviço.

  • Display

O display de mesa é uma peça da publicidade no ponto de venda essencial para destacar sua marca e produto no PDV.

O display de mesa é comumente usado e indicado na transmissão de uma mensagem. Ele se comunica com seu público ou consumidor no ponto de venda.

Nos supermercados, por exemplo, esse recurso é normalmente utilizado para acomodar produtos como bombons, chocolates e doces diversos.

Nas farmácias, ele é empregado para expor produtos que são livres de receita como escovas e pastas de dentes.

  • Crachá

O crachá é um material gráfico utilizado para identificar as empresas, dentro de suas dependências ou fora dali.


Trata-se de um material onde são inseridos os principais dados de uma pessoa e sua empresa, bastante usados para identificação em eventos.


  • Urna promocional

Esse é um dos materiais de pdv muito utilizados quando a empresa está trabalhando com ações que envolvem sorteios.


Pois se trata de uma caixa que armazena os cupons de participação dos clientes em alguma operação promocional.


Algumas empresas utilizam esse material como ação de endomarketing, com a finalidade dos funcionários colocarem as suas sugestões ou opiniões dentro da mesma.


  • Clip strip

Também conhecida como fita cross, essa é uma tira usada para fixar aqueles produtos que estão com menor saída no ponto de venda.


Uma boa maneira para fazer uso desse material é cruzar o produto exposto com outro que complemente o seu uso.


Uma marca de amaciantes, por exemplo, pode ser colocada no corredor de sabão em pó em um clip strip para estimular o seu consumo.


  • Precificador

É um material que permite ao consumidor identificar os preços dos produtos/serviços expostos no pdv.


  • Cubo

É uma peça criativa que gera grande impacto no ponto de venda, geralmente, utilizada em vitrines ou pendurada como mobile.


É um material leve, pequeno,  bastante versátil e muito prático.

  • Banner

Nem precisa dizer que o banner promocional é um material de rápida visualização, não é mesmo?


Seu uso é comum em feiras, eventos, além de ser um clássico do pdv utilizado no visual merchandising.

Esse é um dos materiais de pdv ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.


Geralmente, o banner é impresso em lona ou tecido, e é um material promocional que pode ser pendurado em paredes e suportes, sendo bastante visto em feiras, exposições, eventos e no ponto de venda.


  • Totem

É um material de visual merchandising muito versátil, perfeito para atrair a atenção dos consumidores.


Existem três tipos muito utilizados como suporte às ações promocionais no ponto de venda:


  • Totem promocional

É uma peça atrativa que gera grande impacto nos consumidores no pdv, bastante utilizada para reforçar a presença de marca no pdv.


  • Totem pessoa

É perfeito para interagir com o público consumidor, geralmente, usado para a divulgação de produtos e promoções.


Seu uso é certeiro por chamar a atenção das pessoas que querem tirar foto ao lado desse material.


E o melhor é que elas utilizam essas fotos nas redes sociais – uma ótima maneira para promover ainda mais as marcas.


  • Totem dobrável

É perfeito para ser utilizado nos stands em feiras, eventos ou ações promocionais que necessitam de alto impacto na comunicação.


Agora que você já conhece os principais materiais de pdv, é hora de elaborar uma ação eficiente para impactar o seu público-alvo.


Esse conteúdo sobre os materiais de pdv foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!


Todos esses materiais são de extrema importância para o ponto de venda, mas para que chame ainda mais a atenção dos consumidores, eles precisam ser personalizados e produzidos de maneira criativa.


Um abraço,

Equipe Promopress

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