Você sabe o que é marketing viral? Nesse post, vamos explicar a importância dessa estratégia e suas vantagens e desvantagens ao ser investida. Confira!
Quando uma informação é emitida para determinados contatos e ela é capaz de estimular cada um que recebeu à compartilhá-la com sua própria rede, temos propagação viral.
Algumas propagandas se popularizam de forma inacreditável, principalmente pelo uso das redes sociais, os conteúdos são curtidos e compartilhados de forma que grudam na cabeça.
Afinal, o que é marketing viral?
Marketing viral é qualquer estratégia que tem como objetivo explorar as conexões entre as pessoas para se espalhar e viralizar. É considerada uma técnica com custos menores que ações tradicionais.
É todo o material de cunho publicitário cuja estratégia envolve o encorajamento para que as pessoas passem essa mensagem adiante.
Normalmente, o processo do marketing viral inicia quando um indivíduo repassa uma informação que recebeu para as pessoas que ele conhece.
Esta informação é capaz de estimular mais pessoas a repassar esta mesma informação para outras, transformando este processo em uma propagação viral.
Como o próprio termo diz, ser viral faz uma semelhança ao crescimento de um vírus (em um ambiente propício), caracterizado por um grande crescimento e extremamente rápido.
É um paralelo com a infecção de um vírus, de forma que cada vez que a pessoa X é “infectada” é muito provável que ela espalhe a infecção para um novo número de pessoas.
Por que investir em marketing viral?
Uma estratégia de marketing que viralize perante o público, certamente será uma grande vantagem competitiva perante os seus concorrentes.
Esse é um dos principais fatores que tornará sua marca facilmente lembrada com relação a outras, onde pode ter um excelente produto, mas não conseguiu a empatia do público.
Portanto, se você tem de fato um bom produto/serviço, e consegue divulgar a sua marca para um público cada vez maior por meio do marketing viral, as chances da sua empresa se tornar referência no segmento são grandes.
Vantagens do marketing viral
Baixo custo de aquisição de clientes
Comparado a outras estratégias, o marketing viral requer pouco investimento, uma vez que grande parte do crescimento vem de forma orgânica.
Tamanho da exposição da sua marca
Qual campanha de marketing não tem o objetivo de conquistar o máximo de futuros clientes? O termo viral se refere exatamente a crescimento rápido como forma de gerar uma maior exposição de marca.
Aumento de conversão e geração de leads
Essa vantagem é baseada na estatística que mostra que a indicação de pessoas conhecidas contam mais que propagandas, como decisão de compra e nível de confiança em uma marca.
Conquista de investidores
Quando a execução da estratégia do marketing viral se torna bem sucedida, como consequências, poderão aparecer investidores interessados e isso acontece através da grande aceitação do público.
Isso fará com que sua marca se torne altamente valiosa, no sentido monetário, para grandes investidores.
Feedback imediato
Devido a recursos existentes em praticamente todas as redes sociais e canais, como o botão de curtir ou reprovar, a caixa de comentários, indicador de visualizações, possibilidade de compartilhar instantaneamente ao público ou à pessoas específicas, o feedback adquirido pode vir como um relâmpago.
A maioria das pessoas gosta muito de registrar comentários, seja para elogiar, criticar ou sugerir. Então, isso significa que o marketing viral pode fazer com que muita gente fale de sua marca.
Desvantagens do marketing viral
Impossibilidade de controle
O ponto principal para toda campanha que deseja ser viral é a capacidade de gerar reações nas pessoas.
E por serem reações emocionais, torna-se muito difícil controlar o que as pessoas vão sentir ao entrar em contato com aquela determinada mensagem.
Qual o impacto que isso pode ter na sua vida? Será que isso pode tornar o seu cliente em um difamador da plataforma?
Dificuldade em medir resultados
Se comparado às outras estratégias de marketing, essa abordagem é mais difícil de ser mensurada. De forma qualitativa, pode receber feedbacks totalmente positivos como negativos, dificultando a análise em tempo real.
Quanto menor sua base de usuários iniciais, mais difícil será a sua campanha
Se o seu produto ainda está em fase de teste ou em versão fechada, pode não ser o melhor momento para investir em estratégias de marketing viral.
Como fazer uma campanha de marketing viral?
Fácil entendimento
O ideal é que seu conteúdo seja de fácil entendimento e acessibilidade, de forma a despertar o interesse e ser visto pelo maior número de pessoas possíveis.
Por isso, é recomendável optar por conteúdos audiovisuais, que são mais atrativos e tem mais facilidade para prender a atenção de quem está assistindo.
Conheça o seu público-alvo
Nada garante que sua campanha de marketing viral, de fato, irá se tornar viral. Mas conhecendo realmente o seu público e suas características é mais fácil pensar em um conteúdo que o agrade.
Além disso, pensar em conteúdo que se encaixe com os seus interesses específicos, fazendo com que o emocione e crie identificação.
Não torne o produto/serviço prioridade
Ao contrário de uma campanha de marketing tradicional, uma campanha de marketing viral não tem como foco o produto ou serviço em si.
O intuito é chamar atenção e envolver o público, somente depois de estar completamente impactado com seu conteúdo, ele perceber que se trata de fato de um produto ou serviço.
Exemplos de marketing viral
Itaú – Bebê sem papel
O banco Itaú incentivou os clientes a pararem de usar extratos de papel e começarem a usar extratos digitais.
Isso aconteceu de forma leve, engraçada e envolvente, mostrando um lindo bebê dando gargalhadas pelo fato do seu pai estar rasgando papéis.
Uma campanha super simples;
Um filme com orçamento baixo;
Construção e linguagem simples;
Resultado de viralização de marca;
Fixação e aceitação da informação;
Atingindo direto as emoções do público.
AdCouncil – Love has no Labels
Uma campanha do conselho de publicidade dos Estados Unidos, deu um show ao montar uma tela aonde pessoas ficavam atrás e compartilhavam beijos e abraços.
O público só via seus esqueletos, para serem surpreendidos ao reparar que, no fundo, todo mundo é igual.
TNT – A dramatic surprise on a quiet square
Esta ação totalmente inovadora criada pelo canal TNT, que desperta a curiosidade das pessoas que estão passando na rua e deixa todos perplexos com o que acontece ao apertar o botão.
Com mais de 3 milhões de compartilhamentos em uma semana, sendo um grande exemplo de marketing viral.
É uma ação envolvente, e que divulga a sua marca somente na parte final, de uma forma natural e surpreendente.
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