Você sabe qual a importância dos brindes para o marketing promocional? Confira no post de hoje!
Afinal, o que é marketing promocional?
Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), marketing promocional é um conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações que interajam com o público-alvo.
A corrida do marketing promocional é intensa. Novas fórmulas são estudadas para que as pessoas escolham, procurem e negociem produtos e serviços que possam lhe trazer vantagens e melhor custo benefício.
E dentro desse segmento, os brindes tornam-se protagonistas de atratividade, fidelização e conquista de clientes.
Afinal, quem não gosta de receber um presente ou reconhecimento de que, aquilo que é consumido, pode lhe trazer grande satisfação.
Brindes promocionais nas ações de marketing
A importância do brinde promocional está, principalmente, na capacidade de fixar a marca na mente dos consumidores.
Para utilizá-lo em sua estratégia de marketing, é necessário conhecer o seu público-alvo e saber que cada cliente tem suas preferências e hábitos únicos.
No momento de escolher o brinde a ser usado na sua campanha, é preciso saber que ele deverá estar associado ao cotidiano das pessoas, o que garante sua presença e valor por um período de tempo maior.
Brinde como estratégia para fidelizar clientes
Todos nós somos seres emotivos. Ao ganhar um brinde, nossas emoções são invadidas por um sentimento positivo de atenção e afeto por parte de quem está ofertando o presente.
Se o objetivo é fidelizar o cliente, o brinde funciona como um objeto capaz de fazer com que o consumidor automaticamente se lembre da marca de uma forma positiva, sempre que o estiver utilizando.
Pesquisas afirmam que 88% das pessoas que levam um brinde para casa dizem se lembrar mais facilmente da marca que as presenteou.
O estudo apontou que essa estratégia, quando planejada corretamente, gera preferência, experimentação, recompra e lembrança, além de proporcionar satisfação para o consumidor.
5 brindes muito utilizados em campanhas de marketing
Cadernos personalizados;
Calendários de mesa;
Marcadores de páginas;
Blocos de notas;
Sacolas personalizadas.
Importância da personalização de brindes
Tão importante quanto escolher um brinde barato e ideal para a sua campanha de marketing, é personalizá-lo, ou seja, fazer com que ele estampe a identidade da sua marca.
Sem uma característica exclusiva que defina claramente que aquele brinde é um produto ofertado exclusivamente pela sua empresa, e não pela concorrência, o objetivo da campanha dificilmente será atingido.
O principal objetivo do brinde é a divulgação da marca, o que influencia diretamente no engajamento com clientes antigos e novos.
Entretanto, por meio da personalização do público no objeto a ser ofertado, o nível de diálogo torna-se mais íntimo.
Atribuir ao brinde uma abordagem mais individual, através da inscrição de nomes, colagem de fotos, dentre outros, cria uma maior aproximação com o cliente.
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