Você sabe o que é mala direta? Nesse post, vamos te explicar e mostrar a sua importância para ações de marketing, em geral. Confira!
Mala direta é o nome dado ao conjunto de operações que envolvem o envio em larga escala.
Por meio de forma segmentada, de material publicitário ou editorial, via correio ou outra organização especializada em despacho de mensagens.
Mas antes de se aprofundar mais nesse assunto, vamos te explicar um pouco sobre o que é o marketing direto e como a mala direta se faz presente neste conceito.
O que é marketing direto?
Marketing direto é uma estratégia de divulgação da empresa na qual a mensagem é direcionada a um público específico que já conhece a marca e tem interesse no que ela oferece.
Está estratégia é fundamental para atrair e fidelizar clientes e construir relacionamentos duradouros.
A ideia do marketing direto parte do entendimento de que é muito mais fácil convencer a se tornar o seu cliente uma pessoa já interessada em seus produtos.
Com isso, as etapas de apresentação dos produtos e suas características serão eliminadas, fazendo com que a marca ganhe mais tempo.
Vantagens do marketing direto
Ajuda na identificação do perfil do cliente e suas necessidades;
Torna a comunicação com clientes mais eficiente;
Torna a mensagem mais personalizada para o público-alvo;
Apresenta um diferencial competitivo;
Incentiva a interação com clientes;
É útil para atrair e fidelizar clientes.
Etapas para construir uma estratégia de marketing direto
Foque no público-alvo;
Determine um objetivo de ação;
Defina como abordar o cliente;
Segmente;
Torne o benefício mais atrativo;
Crie, teste e ajuste;
Meça os resultados.
Mas afinal, você sabe quais são os tipos de mala direta?
Mala direta digital
O surgimento do correio eletrônico possibilitou que diversas empresas passassem a utilizá-los para divulgar produtos e serviços.
Um dos recursos mais utilizados para transmitir mensagens de forma digital é o e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing de relacionamento com os clientes.
Além de transmitir uma mensagem criativa e informativa com segmentação e personalização eficiente, ele possui baixo custo.
Vamos falar um pouco mais sobre e-mail marketing
Por que utilizar e-mail marketing?
Grande alcance
Segundo a Radicati, empresa de pesquisa de mercado de tectonologia dos EUA, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões este ano. Esse número representa mais de um terço da população mundial.
FONTE: https://bit.ly/1GofscG
Formato flexível
Por ter um formato flexível, um e-mail pode conter desde imagens e vídeos, até incluir elementos gráficos.
Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir links para outras páginas e contar longas histórias.
Por isso, que muitos profissionais de marketing optam por incluir em suas ações disparos de e-mail marketing, onde é possível falar com diversos tipos de públicos com mensagens específicas para eles.
Alto retorno financeiro
Independente da ferramenta que você irá escolher, o investimento feito para ela não será tão alto.
Por isso, o e-mail marketing é o canal de marketing digital que melhor tem retorno financeiro, onde você não precisa investir muito inicialmente, e tem possibilidade de gerar um grande resultado.
Alto nível de engajamento
O e-mail marketing é uma das estratégias com maior índice de engajamento.
Pesquisas revelam que o e-mail marketing quando utilizado de maneira correta, chega a ser 40 vezes mais efetivos na aquisição de novos clientes do que nas redes sociais como Facebook e Twitter.
Além disso, mais de 50% dos usuários afirmam ler a maioria dos e-mails que recebem.
E 95,2% dos brasileiros conferem a caixa de entrada diariamente.
Com a junção dessas características e vantagens, o e-mail marketing se torna uma excelente ferramenta para alcançar bons resultados.
Mala direta postal
Esse meio utiliza recursos como material impresso tais como, catálogos, folhetos, folders, e até brindes que podem ser enviados pelo correio.
Como o envio é feito em larga escala, isto é, para muitos destinatários, torna-se necessário imprimir um determinado número de etiquetas, de forma automática, em um curto período de tempo para que os materiais sejam enviados na data correta, e com o menor desperdício possível para que não haja prejuízos às finanças do remetente.
Os gestores que possuem alguma noção de marketing sabem que os envelopes usados na mala direta são uma excelente mídia promocional e, por isso, investem na impressão de logotipos e endereços personalizados.
Dessa forma, o envelope se torna uma mídia que carrega outra mídia em seu interior, podendo carregar, ele próprio, um conteúdo promocional em seu avesso.
Em uma mala direta é possível enviar, portanto, catálogos com informações de produtos e serviços em promoção para um público-alvo especializado, ou seja, que deseja e que, muitas vezes, pede para receber tal material.
Além dos catálogos, é possível enviar livros, livretos, folhetos, informativos, revistas e outros materiais de cunho editorial, que pode ser preparado por instituições governamentais ou não governamentais, entre outras instituições.
Post card design template mockup
Vantagens de utilizar a mala direta
Além do nome, a mala direta pode ter personalizadas a mensagem e as ofertas para cada cliente, o que a torna mais pessoal do que qualquer outra mídia.
A mala direta pode ser medida em relação à resposta e à conversão em vendas. Em outras mídias, é quase sempre impossível estabelecer uma relação direta entre a campanha e as vendas.
A mala direta tem um potencial de interatividade, podendo ser usada para promover o diálogo com os clientes.
A mala direta pode ser usada como venda direta, não tendo necessidade do varejo e de outro intermediário;
A mala direta é um modo bastante útil de se transmitir uma mensagem quando há muita informação. Com frequência ela é utilizada para apoiar uma campanha de mídia de massa.
Desvantagens da mala direta
Muitos destinatários veem a mala direta como correspondência indesejada, assim, é comum que comunicados importantes e relevantes acabem na lata de lixo sem terem sido abertos.
Os índices de resposta são relativamente baixos, portanto, existe uma quantidade considerável de desperdício. Uma empresa pode ficar satisfeita com 10% de resposta, mas isso significa que 90% do potencial foi jogado fora. O resultado é que boa parte do orçamento para malas diretas foi desperdiçado, o que explica por que anunciantes se esforçam tanto para aumentar os índices de resposta.
Problemas com entrega e cumprimento em geral produzem experiências muito negativas para os clientes: empresas que vendem por mala direta precisam ter certeza absoluta de terem implementado os sistemas certos para poder atender os pedidos a tempo.
Contudo, encontrar uma gráfica capaz de fazer todos esses serviços em um único lugar pode poupar tempo, reduzir custos, gerar descontos e diminuir o preço final de produção.
Quando o material promocional ou editorial chega ao seu destino, ele pode ser eventualmente enviado para amigos, parentes, colegas de trabalho e de escola, o que acaba ampliando o efeito da mala direta.
Por fim, a mala direta tem um custo, que deve ser o menor possível, e possui um tempo de envio, que deve ser respeitado.
Além disso, ela precisa gerar tantas conversões de vendas quanto possíveis, a fim de superar os seus custos e gerar algum lucro ou gerar benefícios em termos de fixação de marca.
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