top of page
Buscar

Impressos publicitários – Qual a importância?

Que a internet juntamente com osimpressos publicitáriostêm uma fatia significativa de mercado não é novidade para ninguém, mas você sabia que a mídia impressa continua sendo a ferramenta de forte impacto comercial?



Em termos de resultados, os produtos gráficos são bastante eficazes, não é à toa que são utilizados para suprir as necessidades de marketing dentro de uma organização.


E você deve estar se perguntando como isso é possível em meio a uma era digital, onde as pessoas fazem tudo pela internet, não é mesmo?


O artigo de hoje abordará a importância dos impressos publicitários para a sua empresa, fique com a gente e aproveite a leitura!



Campanhas dos impressos publicitários


Vamos começar falando dos objetivos da publicidade e da propaganda para uma marca. Essencialmente, a função da primeira é vender enquanto que a segunda é divulgar.


Logo podemos afirmar que quem faz campanhas publicitárias está buscando aumentar as vendas e transmitir informação sobre determinado produto/serviço.


O objetivo dessas campanhas é atingir um público-alvo, e para isso, na grande maioria das vezes, faz uso da mídia impressa para conversar, convencer e entreter esse grupo de pessoas a que se destina.


Mas por que minha empresa deve apostar em impressos publicitários

Por maior que seja o universo digital, as pessoas ainda dão preferência àquilo que elas podem tocar e sentir.


Um material impresso é manuseável, palpável, de fácil mobilidade e transmite maior credibilidade às informações nele contidas.


Por isso que muitos estudiosos afirmam que apostar no mercado gráfico é uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar, quando se fala em atingir resultados de maneira rápida.



Impressos publicitários


Uma das grandes funções da chamada mídia impressa, ou seja, todo e qualquer material de divulgação com caráter editorial ou promocional, é que ela possui uma palpabilidade que a internet não tem, e se unir a conveniência da web com a solidez de uma impressão, é possível fortalecer ambos os meios.


Por exemplo: um leitor de revista pode facilmente recortar uma foto ou tirá-la de uma notícia impressa e compartilhá-la em suas redes sociais. Com o material impresso, você divulga o digital e vice-versa.


Outra vantagem de se investir em mídia impressa é que ela oferece ao público-alvo materiais com textura, que podem ser guardados por muito tempo para futuras consultas.

Além da possibilidade de tê-los no escritório ou em casa por bastante tempo, o que não acontece com a mídia online, já que é muito rápida e desaparece com apenas um toque.


Formatos impressos


São vários os formatos dos impressos publicitários que podemos destacar na indústria gráfica, mas sem sombra de dúvida, os destaques ficam por conta dos folders, flyers, cartazes, cartão de visita, banners, folhetos e panfletos.


Esses impressos são excelentes ferramentas utilizadas para alcançar os mais variados públicos, já que são extremamente eficazes.


Atente-se ao fato de que é importante saber trabalhar cada um desses impressos publicitários, com sua linguagem e assuntos adequados, além das promoções de interesse do público que deverá ser impactado por eles.


Crise econômica


A crise econômica que vivenciamos atualmente não é desculpa para a sua empresa deixar de investir em impressos publicitários.


É necessário encontrar as melhores oportunidades dentro do mercado para alavancar as vendas, e para isso nada melhor do que apostar em divulgação.


Estudos apontam que quando uma empresa deixa de investir em sua própria divulgação, a queda nas vendas é um número que passa a se destacar nos relatórios financeiros.


Por isso, por mais difícil que seja o momento no mercado, manter um investimento em impressos publicitários é fundamental para o sucesso da sua marca.


Materiais impressos publicitários causam boa impressão!


Não adianta negar: em qualquer compromisso corporativo o uso da mídia impressa é imprescindível, quer uma prova disso?


O uso do cartão de visitas! O que as pessoas acharão da sua empresa, principalmente aquelas que não conhecem o seu negócio, se em uma reunião você não tiver pelo menos um cartão de visitas?


Impressos publicitários carregam informações importantíssimas da sua empresa, e quando estes são corretamente distribuídos, certamente a sua marca alcançará os objetivos almejados.


Por isso, esteja sempre com algum material impresso da sua empresa, nunca se sabe quando será necessário a sua apresentação.


Maior permanência com o cliente


Pense com a gente: é muito mais fácil apagar um e-mail ou até mesmo fechar uma janela de anúncio em um navegador, não é mesmo?


Uma mídia impressa feita em um material de qualidade tem um impacto significativo nas mãos de quem recebe, por isso, use e abuse da criatividade no momento de criar a arte dos seus impressos publicitários.


Os leitores são focados


Não tem como negar: quando você está navegando nas páginas da internet é muito fácil perder o foco da leitura por conta dos anúncios que aparecem nas abas abertas.


O mesmo não acontece quando você folheia uma revista ou folheto, já que sua atenção está voltada apenas para o que está em suas mãos.


Estudos divulgados pela Ball State University mostraram que quando as revistas são usadas pelos consumidores, estas são a principal ou exclusiva mídia em 85% do tempo.

Ou seja, leitores de impressos são bastante focados no que têm em suas mãos.



Onde os materiais impressos fazem a diferença?


Feiras

Dentro de uma feira estão diversos expositores querendo apresentar suas marcas aos participantes presentes. Muitas vezes esse é o primeiro contato que o “possível-futuro-consumidor” está tendo com a marca.


Nesse primeiro encontro é importante que o visitante do seu stand saia com algo em mãos que o faça recordar futuramente sobre o que conversaram e como essa marca poderá ajudá-lo.


Utilizar folders mais completos, folhetos promocionais e até mesmo alguns brindes que façam parte do universo da sua marca, contribuem para o fortalecimento da imagem que a sua comunicação deseja transmitir e até mesmo para que um novo contato seja feito.


Networking

Em um café inspirador, em uma reunião de negócios, em uma feira de eventos, em um curso sobre algum tema da sua área de interesse. O networking pode acontecer a qualquer momento, basta estar aberto para isso.


Você pode estar em uma roda de conversa despretensiosa e descobrir que a empresa que uma das pessoas ali presentes trabalha está precisando exatamente do que você faz.


Você começa a explicar suas habilidades sobre o assunto, ela começa a se interessar pelo seu trabalho e lhe pede seus contatos para repassar aos superiores do setor.


Vamos combinar que uma mensagem via WhatsApp não é o meio mais adequado para se apresentar profissionalmente. O bom e velho cartão de visitas ainda supre muito bem sua função de apresentar sucintamente o profissional, sua principal habilidade e seus contatos.

O mundo pode ficar cada vez mais digital, mas você deve estar preparado para o que cada situação exigir.



Reuniões de negócios

Entrar em uma reunião de negócios apenas com uma apresentação digital nem sempre é a alternativa mais vantajosa.


Alguns materiais impressos com os principais pontos a serem apresentados facilitam no momento em que o comprador estiver estudando as propostas que lhes foram feitas – por você e pelo concorrente.


A ideia não é encher a mesa do possível-futuro-cliente com milhares de papeis, isso pode confundi-lo ainda mais. Utilize uma comunicação clara e direta em materiais criativos e que chamem a atenção (positivamente) de quem irá tomar a decisão de contratá-lo ou não.


Apresentações internas

Você precisa apresentar um novo projeto para todos os colaboradores da empresa, mas teme que o conteúdo não seja absorvido como um todo?


Utilizar materiais impressos para ambientar o espaço com conceitos importantes da apresentação pode ser uma boa alternativa.


Bexigas personalizadas com pontos chave da apresentação, banners, cartazes e até revistas, além de um material auto explicativo que poderá ser levado para casa, podem facilitar a absorção do conteúdo apresentado.


Utilize recursos visuais e palpáveis para que sua apresentação interna não seja apenas um evento, mas sim um momento importante para compartilhar informações necessárias.



7 impressos publicitários de ouro


Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!


O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço. Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, são uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.


Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.



Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.


Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.


Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito. Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido.Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.



Planeje o folder

Sessões de brainstorming são ótimas para planejar o material. Busque as referências, inclua novas ideias e procure passar a identidade da empresa.


Pense numa maneira simples de atrair as pessoas, destacando as informações relevantes de forma sucinta a respeito da empresa ou do produto a ser vendido.


Procure passar para o cliente soluções, frases positivas, motivacionais, e sobretudo, informá-lo  acerca do que você pretende vender.


Encontrado, geralmente, em tamanho A1 e A3, o cartaz é um material impresso maior do que os anteriores.



Seus objetivos são sensibilizar, conscientizar e convencer o público a respeito de determinado assunto.


Este é encontrado, geralmente, em papel A4 ou versões menores, que podem ou não conter informações no verso.


É importante que o panfleto tenha informações claras, rápidas e concisas, por isso, se for anunciar algum produto, selecione apenas as características relevantes, colocando a melhor em letras maiores para destacar.



A comunicação é essencial nos dias de hoje, seja em relacionamentos pessoais ou comerciais, por isso, algumas ferramentas do marketing tradicional ainda são muito eficientes e proporcionam muitas vantagens para seu negócio, como é o caso do banner.

Um banner bem sucedido é aquele que explora o fato de que normalmente prestamos muita atenção nas respostas, mas não temos bem definidas nossas perguntas.


Esse é o material ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.

Geralmente, o banner é impresso em lona ou tecido, e é um material promocional que pode ser pendurado em paredes e suportes, sendo bastante visto em feiras, exposições, eventos e no ponto de venda.


Além disso, selecionamos alguns motivos para você perceber a importância do banner na comunicação e optar por essa estratégia tão eficiente.


Exposição da marca

Um banner quando bem posicionado tem o poder de criar alta exposição para uma marca, podendo ser visto a média e longa distância.


Praticidade

O banner é um material usado para comunicar de forma rápida e prática, é desenvolvido com material leve e de fácil manuseio.


Resistente

O material usado na fabricação de um banner garante alta durabilidade e resistência, assim, pode ser utilizado várias vezes sem danificá-lo.


Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.


Neste pedacinho de papel podemos passar todo o profissionalismo e seriedade de uma grande corporação ou todo o amadorismo e falta de preocupação com a aparência de nossa empresa ou nosso trabalho.


Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.


A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).


A impressão de folhetos é uma atividade muito comum que tem funções publicitárias como a divulgação de produtos e serviços para consumidores, e institucionais como a publicação de conteúdo voltado para os colaboradores de uma empresa.


Esse formato é bastante conhecido por instituições religiosas, que o utilizam como meio de evangelização, publicação de cantos e de informações acerca da comunidade.


Eles também são usados por associações de bairro, casas culturais como teatros e circos, e casas comerciais como pizzarias e agências de turismo, entre outros estabelecimentos.


Impressão rápida

Por fim, mas não menos importante, a impressão dos impressos publicitários é feita de maneira rápida, o que é uma vantagem que se destaca dentre as demais.


Além dos prazos de entrega curtos, outra vantagem interessante da impressão digital de gráfica rápida é a possibilidade de realizar uma impressão totalmente personalizada, ou seja, cada impresso pode ter uma característica exclusiva (como, por exemplo, um nome, uma imagem, um logo).


Isso é um grande diferencial da impressão offset, pois nessa última esse tipo de personalização seria inviável.


Você está em dúvida de onde imprimir o seu material publicitário? Conte com a Promopress, a gráfica que trabalha para o sucesso da sua empresa.

640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page