Buscar

Impressão digital X impressão offset

No mercado de impressão, temos disponíveis diferentes formas para se imprimir projetos. Cada qual com suas características, funções e vantagens. No entanto, há dois processos que se destacam quando falamos em impressão gráfica: a impressão digital e a impressão offset. Embora ambos tenham a mesma finalidade, que é a da impressão gráfica, há diferenças e peculiaridades, que veremos a seguir.



Impressão offset


Na segunda metade do século XX, uma nova tecnologia de impressão surgia, revolucionando até então os sistemas existentes em impressão, era a tecnologia offset. 


Este processo indireto lança mão de chapas de alumínio como matrizes, capazes de gravar e imprimir em substratos, a transferência de imagens. Por meio da adição da pigmentação das cores, as imagens são formadas e impressas uma a uma.


Com ótima qualidade, versatilidade de poder imprimir em diversos tipos de materiais diferentes, desde o papel ao poliestireno (plástico), o método de impressão offset é sem dúvida um dos mais utilizados na indústria gráfica em geral.



Como vantagens deste processo temos a capacidade reprodutiva e sua velocidade, que em determinados casos pode atingir milhares de folhas por hora, custeando assim o valor unitário.


Como desvantagens, podemos apontar o custo elevado da produção da matriz e a lentidão no processo da criação até chegar à impressão final, por exemplo.


Impressão digital


Já a impressão digital também revolucionou a impressão gráfica, tendo como ponto positivo a praticidade. Basta você abrir um arquivo em seu notebook, tablet e similares, conectar a impressora ou máquina de impressão e a “mágica” está feita. Sem chapas, apenas um arquivo que você criou, seja ele um jpeg, photoshop ou corel. Basta prepará-lo, fazer a sangria gráfica, a marca de impressão e dar o comando.


A vantagem da impressão digital, além da facilidade e praticidade é poder imprimir dados variados e também imprimir pequenas quantidades. Quanto ao fator negativo, a impressão digital não é recomendada para grandes tiragens, exige certa dependência de assistência técnica, possuindo também um custo unitário de impressão elevado se comparado ao processo de offset.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo