Buscar

Importância do marketing pessoal

Você sabia que o marketing pessoal é de extrema importância para sua carreira? Confira nesse post!



A alta competitividade mercadológica demanda que os profissionais deem mais importância ao desenvolvimento de uma marca pessoal.


Isso porque, a partir do momento em que sua imagem passa credibilidade aos consumidores, tudo o que for produzido pela empresa daquele profissional passará a ser mais valorizado.


Ter um diploma e uma boa atuação profissional já não são mais uma garantia e conseguir ou manter aquela vaga dos sonhos.


No entanto, existe uma série de fatores que devem ser lembrados e estruturados para que você possa te de fato o efeito esperado.


Pensando nisso, vamos explicar o conceito e marketing pessoal e dar algumas dicas para você alavancar a sua carreira melhorando esses aspectos.



O que é marketing pessoal?


O marketing pessoal é um conjunto de estratégias para que sua imagem pessoal tenha um valor maior atribuído. Ou seja, as pessoas passarão a te ver de maneira positiva.


Há inúmeras formas de melhorar a sua imagem e se tornar uma referência na sua área, mas isso deve sempre ser planejado para um contexto de entrega de valor para o público.


Porém, da mesma forma que você pode crescer, erros podem colocar tudo a perder. Por isso, defina quais são seus objetivos e escolha as estratégias coerentes com ele.


Assim, você estará mais próximo do seu público e de melhorar a forma com que ele preste atenção na sua marca pessoal.


Afinal, qual a importância do marketing pessoal?

A adoção dessas estratégias pode influenciar no sucesso de uma carreira, pois contribui para que o profissional conquiste seu objetivo.


Além disso, a exposição das suas habilidades vai moldar a maneira como os outros te enxergam e como percebem a sua capacidade.


Se você usar o marketing pessoal de forma positiva, poderá perceber muitos benefícios em sua carreira.


Em resumo, o marketing pessoal é um grande diferencial para sua carreira e vida pessoal. É claro que muita propaganda sem qualidade no produto não se sustenta.


É válido dizer que o marketing pessoal é importante para profissionais de todas as áreas, nas mais variadas fases da sua carreira.



Seja pontual

Se você quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega.


Você sabia, aliás, que há empresas que desclassificam candidatos antes mesmo de entrevistá-los, justamente porque eles chegaram atrasados ao local da entrevista?


Então aprenda desde já a gerenciar melhor o seu tempo e, de preferência, acostume-se a chegar sempre com 15 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso.


Esse cuidado automaticamente passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.


Seja um bom ouvinte

Colegas de trabalho, clientes, chefes e estagiários: todos têm algo a ensinar.


Às vezes, os melhores conselhos e as dicas mais valiosas surgem quando se menos espera, em um bate-papo informal.


Mostre que você é um bom ouvinte e passe a ter a admiração das pessoas ao seu redor.

Eles irão se sentir mais valorizados, sabendo que a opinião deles importa para você.


Mostre-se apto para cargos de liderança

Uma das principais ações de marketing pessoal que você deve adotar é mostrar-se um bom líder, essa característica é muito buscada pelas empresas.


Porém, para se apresentar e disponibilizar-se como líder, é necessário que você realmente esteja preparado para assumir este tipo de posição.


Para que isso aconteça, estude, faça treinamentos e se desenvolva profissionalmente.



Tenha objetivos claros

O planejamento é essencial para todas as áreas da vida, inclusive no marketing pessoal. É preciso estabelecer um objetivo claro de onde você chegar. Para isso, questione-se:


  • Quem você quer ser?

  • Por qual motivo você quer ser lembrado?

  • Em que meio você quer estar?

  • Quem você quer conhecer?

  • Que patamar social quer alcançar?

  • A que tipo de pessoa/profissional quer ser relacionado?



Tenha visão de futuro

Ter visão de futuro é estar por dentro das novidades e sempre de olho no futuro e no progresso.


Saber coordenar seus resultados a curto prazo com os de longo prazo é fundamental para a constituição de estratégias que visam o futuro e o crescimento da empresa.


Maneira de se comunicar

A maneira como você se comunica pode causar empatia ou antipatia nas pessoas que te rodeiam.


É por meio da forma que você conduz um diálogo, a sua maneira de se expressar e como articula um assunto que todo o seu potencial será, ou não, expresso.


Cuide da sua aparência

Ter uma boa imagem pessoal não significa ir todo dia ao salão de beleza ou usar jóias caríssimas. Entretanto, usar roupas limpas e bem passadas, manter boa higiene pessoal, unhas bem aparadas e deixar o cabelo arrumado é fundamental para uma imagem apresentável.


A primeira impressão que as pessoas tem de você vem da sua aparência. Qual é a primeira impressão que você quer transmitir?


Tenha empatia

Estar em sintonia com a equipe, exaltar a simpatia e manter uma boa energia no ambiente de trabalho, são ações essenciais para a criação de espaço positivo, em que há dedicação por parte da equipe.


Seja humilde

Tenha a humildade como uma aliada. Não será bom para sua carreira se as pessoas que trabalham com você descobrissem que o seu marketing pessoal é uma propaganda enganosa.


Mantenha-se fiel a quem você é e seja coerente quanto às suas atitudes, qualidades e comportamentos.


Não pense que marketing pessoal é sinônimo de depreciar a sua concorrência. Em vez disso, foque em você e na valorização das suas próprias características.


Seja proativo

Mostre que você é uma pessoa que está à frente das situações negativas que podem vir a ocorrer. Tente ser proativo e pensar, o tempo todo, em soluções e formas de melhorar os processos.


Não espere o problema cair em cima de você, seja a pessoa que o descobriu e que já trouxe a solução. Com certeza isso irá impressionar as pessoas ao seu redor, e, especialmente, os seus gestores!


Seja visto

Falamos anteriormente que ser visto não é tudo, mas ele é uma parte fundamental do marketing pessoal.


Compareça aos eventos relacionados à sua área de atuação, converse e marque almoço com pessoas que compartilhem seus interesses, compartilhe suas conquistas e promova sua visibilidade!


Não basta esperar pelo reconhecimento: é preciso correr atrás dele!

Aproveite cada oportunidade, como palestras e eventos, para ampliar seu networking e mostrar uma imagem de competência e comprometimento.



Por que investir em marketing pessoal?


Reconhecimento de competências e habilidades

O reconhecimento de suas habilidades e competências vai determinar sua posição na empresa e no mercado de trabalho em geral .


Por meio do autoconhecimento, você será capaz de identificar seus pontos fortes e traçar seus objetivos de carreira, influenciando a forma como você é visto.


Maior engajamento

Com o marketing pessoal você entenderá o que seu cliente espera de você e qual a opinião dele sobre seus serviços. Essa comunicação fará com que seus clientes sintam ainda mais segurança nos seus serviços.


Evolução pessoal

A descoberta de suas capacidades e a melhora do seu desempenho geram uma sensação de satisfação pessoal.


Entender a si mesmo, traçar objetivos de realização  e ter persistência para alcançá-los, certamente formarão um profissional mais forte e maduro, o que vai influenciar no seu posicionamento emocional perante todas as situações e pessoas.



Percebeu como o marketing pessoal pode nos ajudar profissionalmente? Confira outras dicas no blog da Promopress Gráfica,www.promopress.com.br.

24 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png