Os empreendedores preocupam-se tanto com o gerenciamento burocrático de suas empresas, mas esquecem de que um dos principais objetivos da mesma é gerar lucro, e para quem não percebeu ainda, o marketing é a grande chave para tudo isso.
Muita gente não considera o marketing como um fator de importância dentro de uma organização, e esse é o grande problema quando se vive em um mercado tão globalizado, tendo que lidar com concorrentes cada vez mais estratégicos.
Na matéria de hoje, você irá entender qual a importância do marketing para as empresas, sua definição e principais objetivos. Acompanhe com a gente.
Definição de marketing
Segundo alguns pesquisadores do assunto, marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.
Falando em termos de negócios, é tudo aquilo que uma empresa pode fazer para efetuar uma venda, e não estamos falando apenas de propaganda e promoções, mas das estratégias, pesquisas, táticas e, claro, planejamento, que é a chave de todo sucesso.
Objetivos
De uma maneira simplificada, podemos colocar no papel vários objetivos de marketing e ainda assim irão existir outros, mas nessa matéria destacamos 4:
Identificar: enxergar as necessidades dos clientes e entender como o seu produto pode solucionar esses problemas.
Antecipar: estudar o comportamento do público-alvo, prevendo como isso afetará a demanda futura do seu produto.
Satisfazer: os clientes precisam sentir que o serviço da sua empresa gera benefícios para eles.
Lucrar: é o objetivo principal para a sobrevivência de uma empresa no mercado.
Importância do marketing
Você sabe por que o marketing é importante para as empresas? É através dele que se melhora o relacionamento com os clientes, analisa-se o comportamento destes, estuda-se a concorrência, monitora-se as marcas, otimiza-se as conversões e por aí vai.
Não estamos dizendo que ele é garantia de sucesso, mas ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, ou seja, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de ações, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação.
Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.
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