Você sabe quais são as habilidades de um bom vendedor? No post de hoje, vamos listar quais são elas e como realizá-las da maneira correta. Confira!
Possuir habilidades e ser um bom vendedor não é mais simplesmente oferecer um produto ou serviço ao consumidor, esperar que ele compre e ter resultados positivos no fim do mês.
Com as mudanças de hábitos dos consumidores, e a quantidade de plataformas existentes para pesquisas e análises de preços e melhor qualidade, está cada vez mais difícil convencer um cliente que o seu produto é ideal para ele.
A área comercial é fundamental para qualquer empresa. Não importa se o produto é ótimo e se o atendimento é excelente, se uma empresa não vende ela não gera receita.
Por isso, para ser um bom vendedor é preciso estar atento a essas mudanças e se adequar a elas, de maneira que o cliente se sinta cada vez mais próximo da sua empresa.
Esse relacionamento mais próximo com o consumidor possibilita que o vendedor tenha acesso a informações importantes sobre o comprador.
Ou seja, informações necessárias para que a sua empresa saiba quais são as necessidades, desejos, estilo de vida, dados demográficos, geográficos, etc.
Isso fará com que você se antecipe perante os concorrentes, oferecendo o produto certo, no momento certo e no lugar certo para aquele cliente.
Trabalhar com vendas exige muito conhecimento como em qualquer outra profissão.
No entanto, concluir uma venda e manter um ciclo comercial com aquele consumidor só é possível quando as habilidades de um bom vendedor está sendo colocada em prática.
Por isso, listamos algumas delas para você entender como o processo de venda funciona e te ajudar a adquirir mais conhecimento nessa área.
Habilidades de um bom vendedor – Quais são elas?
Construir relacionamentos
Uma das principais habilidades de um bom vendedor é construir relacionamentos saudáveis e a longo prazo com consumidores.
Isso permite que o vendedor cumpra suas tarefas de maneira facilitada e com maiores informações para a tomada de decisão.
Desde reuniões com clientes, tirar dúvidas, até dar conselhos e referências do que pode ser melhor para eles, é uma maneira de construir um relacionamento duradouro com consumidores.
Isso envolve confiança e a vontade de ajudar as pessoas, com o objetivo de trazê-las para perto e transmitir credibilidade para aqueles que ainda não sabem das suas características.
Empatia
Transmitir empatia para aquela pessoa que você está atendendo, seja por telefone ou pessoalmente, é fundamental para criar um laço emocional com ela.
Se atente a cada detalhe, como a roupa que você veste, a maneira que você expressa e as palavras que usa durante a conversa. Tudo isso influenciará na maneira que o cliente irá te enxergar.
Uma frase que sempre ouvimos é que “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, procure compreender o que é importante para os seus clientes, seja um problema que precisa ser resolvido ou até mesmo um sonho que ele queira realizar.
Organização
Essa é uma das habilidades de um bom vendedor que demonstra profissionalismo e seriedade.
Um vendedor organizado não atrasa para os seus compromissos e não se atrapalha no momento de realizar as suas tarefas.
Transmitir desorganização pode ser um ponto negativo para o cliente. Se você não consegue realizar suas atividades a tempo, será que irá conseguir resolver um problema complicado?
Ser organizado garante um atendimento personalizado, de acordo com o perfil de cada cliente e maior foco nas atividades a serem realizadas.
Administração do tempo
Durante o processo de venda, algo muito precioso quanto o dinheiro está sendo utilizado: o tempo!
O seu tempo e o do seu cliente é importante. Por isso, otimizá-lo traz grandes benefícios para sua empresa, como a melhora na produtividade e a redução de custos.
Capacitar um vendedor para que ele administre o seu tempo junto com a adaptação de um software que irá ajudar nessa otimização, irá melhorar o retorno de investimento que sua empresa terá no fim do mês.
Entusiasmo
Dentre as habilidades de um bom vendedor está o entusiasmo que é fundamental para manter a vontade de querer fazer sempre mais.
Um vendedor entusiasmado é capaz de motivar a sua equipe e criar um espírito de otimismo nos integrantes do time de vendas.
Entretanto, uma pessoa com excesso de entusiasmo pode contaminar outros colaboradores de maneira negativa.
Por isso, cabe ao líder saber dosar esse entusiasmo e mostrar para aquele vendedor o momento certo de agir assim.
Adaptabilidade
Ter adaptabilidade é uma das principais habilidades de um bom vendedor. Isso por que, é essencial saber se adequar a todos os perfis de consumidores.
É necessário saber lidar com as emoções, frustrações e, principalmente, entender o que aquele cliente necessita.
Além disso, para que a experiência do cliente seja positiva, é importante que você o atenda como se ele fosse único. Esse será o diferencial que fará com que ele te escolha ao invés do concorrente.
Saiba ouvir
Para se tornar efetivamente um bom vendedor é fundamental que você saiba ouvir.
Essa característica mostra para o seu cliente que você está interessado no que ele tem a te dizer, mesmo que ele conte primeiro a história da vida dele antes de dizer o que realmente procura.
Como começar um programa de treinamento de vendas?
Um bom líder é essencial nesse processo. No DNA de Vendas, antes de realizar um treinamento, começa-se olhando os números.
Os indicadores do funil de vendas são capazes de demonstrar onde se encontram os gaps do processo. Assim, analisando os números, é possível enxergar os problemas.
Dessa forma, o gestor irá direcionar sua equipe para solucionar essas falhas e estabelecer metas.
Se a equipe não tiver metas, ela não vai buscar conhecimento. Caso as metas não sejam definidas, o grupo entra em estágio de acomodação.
Para estabelecer metas, basta olhar o que os indicadores te dizem.
Cada nível do funil é capaz de dar visões muito claras de técnicas de vendas, comportamentos e atitudes.
Trabalham-se as técnicas de acordo com as atitudes. E ambas, serão trabalhadas de acordo com os números.
É possível realizar programas, como dinâmicas, exercícios, práticas e discussões de cases dentro da própria organização.
Fonte: https://bit.ly/2fXFEFU
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