Certamente, alguma vez quando você solicitou um orçamento em uma gráfica, esta perguntou qual a gramatura do papel que você iria usar na sua impressão, correto? Nem sempre a gente sabe responder esse tipo de pergunta, mas depois de ler a matéria de hoje você nunca mais passará por uma saia justa dessas.
A gramatura do papel, para muitos, parece uma informação extremamente complicada, mas não é. Trata-se apenas de um termo técnico usado pelas gráficas.
O que é gramatura?
Antes de qualquer coisa, vamos à definição: entende-se por gramatura a medida da massa pela área de um papel. Parece complicado? Vamos simplificar: estamos falando da medida para o peso, espessura ou até mesmo densidade do papel.
Muitas pessoas não sabem, mas em termos gráficos usamos a unidade de medida g/m², que é utilizada para identificar a qualidade do papel que será usado na impressão.
Tipos de gramatura
Agora que já sabemos bem a sua definição, vamos aos modelos mais usados de gramatura?
75g
Papeis usados para a impressão de comandas, blocos de nota, folhetos preto e branco e receituários. São materiais mais básicos que não necessitam de uma força maior.
90g
Pense naqueles papeis que você usa bastante no seu dia a dia em casa ou no ambiente de trabalho: folhetos, talões numerados, papel timbrado.
115g
Essa é uma das gramaturas mais usadas nas gráficas, pois abrange a impressão de panfletos, cartazes e folhetos.
150g
Para a impressão de capas de revistas, flyers e folders, o mais indicado é usar papeis com 150g, já que precisam de maior resistência e são mais espessos.
Agora ficou mais fácil, né? A Gráfica Promopress trabalha com todas essas gramaturas e outras, a fim de satisfazer as necessidades de seus clientes.
Ao pensar em impressão, conte com uma empresa que sabe muito bem o que está fazendo!
Comments