Você sabe o que é gestão de tempo e por que ela é fundamental para as empresas? Confira nesse post!
Muitas vezes percebemos que as 24 horas que temos no dia não é suficiente para realizar todas as tarefas propostas.
Mas você já parou para pensar que se tivesse mais horas você iria conseguir fazer tudo que tinha em mente?
Provavelmente a sua resposta seria “NÃO”, se você não souber gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível.
Na realidade, temos o tempo ideal para cumprir a nossa rotina, o que falta é um controle e a administração correta disso.
Em 1748, o jornalista, diplomata e inventor americano Benjamin Franklin (1706-1790) escreveu a frase “tempo é dinheiro” no ensaio intitulado “Advice to a Young Tradesman” (“Conselho a um jovem comerciante”, em tradução livre). Provavelmente você já ouviu essa afirmação, não é mesmo? Com certeza ele não tinha a noção da popularidade que sua frase conquistaria.
FONTE: https://bit.ly/2TAHC4H
Não só no meio empresarial, como em qualquer situação do dia-a-dia, saber sobre as técnicas de gestão de tempo fará com que você aproveite seu dia com excelência, melhorando não só sua produtividade, como fazendo que você evolua mentalmente, evitando o estresse de um trabalho sob pressão.
O que é gestão de tempo?
A gestão de tempo ou gerenciamento de tempo, nada mais é do que o processo de planejar e organizar como o seu tempo deve ser dividido entre as tarefas que precisam ser executadas diariamente.
Atualmente, as redes sociais são grandes motivos do desperdício de tempo, onde perdemos a noção da quantidade de coisas que ainda temos para fazer.
No entanto, não só a internet é a causa desse desperdício, interrupções durante a execução de uma tarefa é muito comum no ambiente de trabalho.
Esse é um conceito fácil de entender, mas colocá-lo em prática é mais complicado que imaginamos.
Por isso, é fundamental saber a sua importância e ter em mente as técnicas para realizar essa gestão de tempo com sucesso.
Qual a importância da gestão de tempo?
Para Peter Drucker, escritor, professor, consultor administrativo e considerado o pai da administração moderna: ” O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”
Ou seja, o gerenciamento de tempo é o primeiro passo para conseguir realizar tudo que nos propomos a fazer para alcançar os objetivos traçados.
Uma pesquisa realizada pela professora da Universidade da Califórnia de Irvine, Gloria Mark, revela que cada vez que a pessoa é interrompida, ela leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente no assunto em que estava.
Por isso, é essencial que a administração do seu tempo seja conduzida de forma precisa e constante, tornando isso cada vez mais comum na sua rotina.
Vantagens:
Diminuição do estresse;
Menos imprevistos;
Mais tarefas executadas;
Menos retrabalhos;
Traz confiança para o dia-a-dia;
Aumenta o nível de produtividade;
Traz pontualidade e disciplina;
Menos tempo perdido;
Mais tempo livre;
Menos esforço;
Menos problemas;
Traz rapidez e consistência para as tarefas;
Gera resultados efetivos.
Ambiente corporativo
Uma pesquisa desenvolvida numa empresa americana do segmento de softwares, apontou que os colaboradores dedicavam somente 39% do expediente ao trabalho. Ou seja, 61% do tempo foi considerado improdutivo.
Uma reportagem da Exame apontou uma estimativa de tempo dedicado as atividades que roubam a produtividade.
48% do expediente é destinado para atividades secundárias, que em geral não são a prioridade.
21% do tempo é consumido em reuniões;
16% do tempo é dedicado à gestão de e-mails;
11% do tempo é absorvido em tarefas administrativas.
FONTE: https://bit.ly/2PO5CwH
Métodos
Já citamos em outro artigo o que são e as características desses métodos que são essenciais para o aumento da produtividade no ambiente empresarial.
Vamos relembrá-los e mostrar como eles podem ajudar a gerir o seu tempo e aumentar a produtividade.
Método Pomodoro
O método Pomodoro, uma das principais técnicas de produtividade, foi desenvolvida no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar a sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de faculdade.
Era utilizado um timer de cozinha para organizar as tarefas. Ele tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano) e girava 25 minutos, produzindo um forte som ao final deste tempo.
Após o término deste período, Cirillo iniciava uma pausa de 5 minutos para colocar as informações em ordem e voltar a se concentrar.
Quando completados 4 vezes esse ciclo (quatro pomodoros) o tempo para a pausa aumentava, cerca de 30 minutos.
A cada despertar do timer, era o momento de riscar as tarefas concluídas, marcar qual a porcentagem já finalizada, fazer coisas não relacionadas a tarefa, como ir ao banheiro ou tomar um café e, por fim, voltar de onde parou.
Lei de Pareto
Mais uma das principais técnicas de produtividade é a lei de Pareto. Muito conhecida também por princípio 80/20, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto.
Esta lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Sabendo disso, o economista afirma que 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% da população, 80% da população é causada por 20% dos países e que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes.
Método GTD
GTD (Getting Things Done) é uma metodologia de produtividade criada por David Allen e divulgada no livro de mesmo nome, publicado em 2001.
Getting Things Done em português significa “a arte de fazer acontecer” e consiste em um método simples e efetivo de 5 etapas, que te ajudarão a gerenciar suas tarefas com eficiência.
Coletar;
Processar;
Organizar;
Revisar;
Engajar.
Matriz GUT
A matriz GUT é baseada em três aspectos: Gravidade, Urgência e Tendência. Consiste em atribuir notas de 1 a 5 a cada uma das demandas e começar a execução a partir das notas mais altas.
Gravidade
Sem gravidade;
Pouco grave;
Grave;
Muito grave;
Extremamente grave.
Urgência
Pode esperar;
Pouco urgente;
Resolver rapidamente;
É urgente;
Ação imediata.
Tendência
Não mudará;
Irá piorar ao longo do prazo;
Irá piorar;
Irá piorar em pouco tempo;
Irá piorar rapidamente.
Dicas!
Planejamento – Planeje seu dia com antecedência. Faça uma lista das atividades a serem realizadas.
Defina metas e objetivos – Trabalhar sem metas e objetivos significa não ter uma direção para onde ir e como quer chegar lá.
Aprenda a dizer não – Não aceite realizar uma tarefa difícil em um curto período de tempo.
Tenha foco – Esteja presente de corpo e mente na execução daquela tarefa. Evite distrações e interrupções.
Evite o estresse – O estresse ocorre quando aceitamos uma tarefa que não somos capazes de cumpri-las por diferentes motivos.
Faça pausas – Quando você achar que não irá dar conta e sua cabeça estiver a mil, faça uma pausa, tome um café, converse com um colega e depois volte ao trabalho.
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