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Franquias – Como garantir o sucesso da minha rede?

Garantir o sucesso de uma rede de franquias não é tarefa fácil. Confira nesse post algumas dicas para conquistar esse objetivo.



O mercado de franquias registrou, mais uma vez, resultados positivos em um cenário econômico desafiador.


Mesmo diante das adversidades que aconteceram no ano de 2018, como o ambiente político conturbado, as franquias que atuam no país ajudaram o setor a crescer 7% em comparação com o ano anterior.


O faturamento das redes franqueadoras atingiu, pela primeira vez desde o início da série histórica, valor acima dos R$ 170 bilhões.


Neste ano, a associação que zela pelas franquias no Brasil, estima um novo crescimento entre 8% a 10% em receitas, na comparação com o faturado no ano passado. Quanto a geração de novos empregos, a previsão é de alta de 5%.


A mortalidade das franquias, que leva em conta a porcentagem de unidades de franquias que fecharam em relação as que estão em operação, ficou em 1% em 2018 e deve repetir o resultado neste ano.



Também conhecida como franchising, as franquias contam com diversos segmentos, sendo classificadas em diferentes categorias.


No entanto, é preciso possuir algumas habilidades, conhecimentos e atitudes em qualquer segmento.


Um empreendedor que irá investir em uma franquia do ramo automotivo, por exemplo, precisará ter noções que são diferentes de quem operar uma franquia do segmento de moda.


Por isso, criar uma persona é fundamental para otimizar as ações e evitar o desperdício de tempo.


Além disso, existem algumas estratégias que são necessárias para obter o sucesso esperado da sua franquia.


Listamos algumas delas para você entender melhor e colocar em prática.



Estratégias para obter sucesso com a minha franquia


O setor de franquias estar em alta não significa que você terá sucesso com sua rede. Por isso, é preciso muito trabalho e estar focado nas ações e seguir o que foi planejado.


Pensando nisso, separamos algumas estratégias que podem te ajudar a alcançar as metas e ter bons resultados no fim do mês.


Conhecimento do mercado em que está atuando


Tanto o franqueado quanto o franqueador devem estar constantemente atentos e atualizados sobre as inovações e características do mercado, buscando se aperfeiçoar frequentemente.


Analisar os hábitos dos consumidores e dominar as forças e fraquezas da sua empresa são aliadas no momento de entender o que está dando certo e o que está dando errado nas suas ações.



Formação de uma equipe capacitada


É fundamental capacitar profissionais para darem todo o suporte necessário para o seu negócio.


Lidar com pessoas, é a tarefa mais complicada para garantir o sucesso da sua franquia, por isso, precisa ser tratada com grande atenção.


Os líderes precisam motivar os colaboradores e dar a oportunidade de evolução e crescimento para eles.


Uma equipe motivada, engajada e harmonizada traz muitos benefícios, mas o principal deles é a sintonia transmitida para o cliente.



Alinhamento com o posicionamento da marca


É importante que o franqueado esteja convencido de quais são os valores da marca, qual o seu posicionamento, missão e visão no mercado.


Com isso, você conquista uma boa percepção dos clientes, dando maior credibilidade a sua marca.



Ser apaixonado pelo negócio


Escolher uma franquia de acordo com aquilo que te traz mais satisfação pessoal e profissional, pode fazer toda a diferença.


Ser apaixonado por aquele determinado negócio ou segmento, faz com que facilite a execução de tarefas, aumente a motivação e melhore o engajamento para alcançar objetivos sempre maiores.



Credibilidade


Seria maravilhoso se todos que chegassem até o seu site entrassem em contato, ou melhor ainda, tivessem o perfil ideal de franqueado que você precisa para bombar a sua marca não é mesmo?


Mas, infelizmente no mundo dos negócios nada é assim tão simples.



Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que a confiança do consumidor no vendedor, está diretamente relacionada à compra e, medidas simples para demonstrar a seriedade da empresa já são suficientes para aumentar as conversões.


Uma forma simples de melhorar a qualidade dos seus leads,além de ter números satisfatórios é mostrar a ele as informações imprescindíveis sobre a sua marca:


  • História

  • Posicionamento

  • Dados de Mercado

  • Vantagens

  • Depoimentos de Franqueados




Estar preparados para desafios

Ter uma franquia é também encontrar muitos problemas. É essencial estar preparado para os desafios que estão por vir.


Como em qualquer abertura de empresas, imprevistos são comuns e podem atrasar o andamento da atividade.


Por isso, é preciso estar preparados e dispostos à superá-los.



Divulgue sua franquia em locais certos


Tornar sua marca conhecida e divulgá-la nos lugares certos são dois passos muito importantes no processo de atração de clientes.


Marque presença em locais relevantes, como feiras e eventos onde estão presentes as pessoas que possam se interessar pela sua marca, fazendo com que ela seja notada.


Além disso, apostar em divulgação em um portal especializado no seu segmento é uma das melhores oportunidades de atrair consumidores.


Um dos maiores benefícios do portal especializado é a conversa com maior eficiência e diretamente com um público qualificado, evitando o desperdício de tempo e custo.



Apostar em materiais impressos para PDV na divulgação da minha franquia é uma boa opção?


Já sabemos que mais de 70% dos consumidores decidem o que vão comprar no próprio ponto de venda. Por isso, os materiais impressos são muito importantes para a divulgação e exposição dos produtos, além de serem fundamentais para atrair os consumidores para o seu PDV.


São também definidos como sinalizações para visual merchandising que têm como objetivos:


  • Relembrar;

  • Persuadir;

  • Indicar a posição;

  • Expor;

  • Induzir à compra de um produto/serviço.


Os materiais de PDV apresentam uma grande vantagem: a mobilidade. Com a possibilidade de serem transportados para diferentes locais, tornam-se uma opção muito versátil.


Por isso, é fundamental que a sua franquia invista em materiais de PDV. Listamos alguns deles para você se inspirar!


Banner

Neste sentido, o banner é presença garantida em pontos de venda em geral, sendo apresentado muitas vezes como o cartão de visita do produto/empresa, com a divulgação da marca em questão e imagens de impacto, para atrair visualmente os consumidores.



Móbile

Bastante utilizado em lojas e sobretudo em pontos de venda, o móbile é outro “carro-chefe” do setor de PDV, utilizado suspenso, via de regra no teto, sendo um material muito eficaz no sentido de chamar à atenção do consumidor.



Porta take one

Há ainda outros materiais que são tendência em PDV, caso do porta take one, essencial para abrigar folhetos e folders informativos sobre produtos, serviços e afins, dando um toque mais profissional e boa apresentação ao produto, possibilitando uma gama bem variada de formatos, estilos e estética.



Wobbler

Wobbler, material dos mais comuns em pontos de venda, super versátil e produzido com o claro intuito de informar ao consumidor sobre os benefícios de se comprar o produto, além de dar maiores dicas e informações sobre lançamentos.


É inserido em displays de vendas e prateleiras em geral, fixado por meio de faixa adesiva, e provoca um efeito bem positivo em pontos de vendas em geral.



Etiquetas adesivas

Adesivo Promocional é uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem. Têm baixo custo, além de ser uma ferramenta de marketing de alta exposição para que seu produto seja sempre lembrado em todos os lugares aplicados.


Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.


Gostou das dicas? Acesse nosso site, www.promopress.com.br, lá você encontrará outros artigos que vão te ajudar na abertura e desenvolvimento de um novo negócio.



Além disso, se estiver precisando de materiais impressos para a sua franquia, solicite um orçamento sem compromisso conosco.

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