Buscar

Formato PDF/X1-A

Saber o formato mais adequado de arquivo que você deve enviar para uma gráfica ao solicitar alguma impressão é um dos fatores mais importantes para evitar erros de impressão e possíveis dores de cabeça.



Quem preza por agilidade no recebimento de produtos solicitados sabe muito bem que um arquivo depois de enviado para a produção não sofre alterações, por isso é importante salvar o futuro projeto de maneira correta.



Na matéria de hoje falaremos melhor sobre os arquivos PDF/X1-A, um dos formatos mais usados na indústria gráfica, fique com a gente até o final, pois informação nunca é demais.


Formato PDF/X1-A


Muita gente não sabe, mas os arquivos em formatos PDF/X1-A foram desenvolvidos pela Adobe com a finalidade de reduzir arquivos pesados, deixando-os mais leves e deixando a entrega dos produtos mais rápida e segura.



Em termos gráficos, estamos falando do formato de exportação de arquivos, já que o ideal é facilitar o envio online dos mesmos, a fim de que a arte seja impressa do jeito que você criou.


O melhor de tudo em apostar nesse processo de formatação é que sua criação é enviada diretamente para a produção, sem conferência ou qualquer interação manual, deixando de fora os riscos de sofrer qualquer alteração.


Corel x PDF/X1-A


Boa parte dos designers gosta de salvar suas criações no Corel, mas um das grandes desvantagens disso é que no processo de produção a quantidade de etapas são maiores e, quando negados na fase de validação por falta de cumprimento dos padrões, os arquivos ficam sujeitos a recomeçarem novamente, prolongando o prazo de finalização.


Quando os arquivos são enviados em PDF/X1-A, a produção é iniciada automaticamente, pois a ferramenta de validação identifica possíveis correções e as faz imediatamente.

De olho nas dicas!


  • Utilize sempre o padrão de trabalho disponível para cada produto;

  • Para produtos que possuam frente e verso é necessário o envio de 2 arquivos PDF/X1-A, 1 para cada lado;

  • Evite o uso do preto nos 4 canais de cores (CMYK), pois ele possui maior facilidade de deixar o seu material borrado;

  • Utilize sempre o modo de cor CMYK, que é o padrão utilizado na indústria gráfica para impressão de materiais.

Viu só como é importante conhecer melhor sobre os  tipos de arquivos enviados para a gráfica? Isso facilita a finalização da impressão dos produtos e agiliza o prazo de entrega dos mesmos.

Na hora de imprimir, conte com quem entende do assunto. A Gráfica Promopress preza pela qualidade dos seus impressos e a agilidade no prazo de entrega.


3 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png