Um folder é um material publicitário que se caracteriza por conter algumas dobras e vários lados que permitem a inserção de mensagens entrecortadas e maior visualização dos benefícios de um produto ou serviço.
Para se ter uma ideia, um folder básico possui:
Formato A3;
Duas dobras verticais;
Seis lados.
Um dos seis lados desse folder padrão é a capa, na qual é inserido o logotipo da empresa e citado um dos benefícios do serviço ou produto que estiver à venda. Nas demais páginas, colocam-se benefícios secundários e na última página os contatos da empresa ou vendedor. O folder começa a ficar mais criativo quando você insere uma dobra horizontal no meio do papel formato A3. Nesse caso, o impresso que teria seis lados passa a ter 12 lados menores.
Ora, se você possui um produto ou serviço com muitos benefícios, poderá usar esse folder com 12 lados para descrever cada um deles. Além disso, é possível usar o mistério, um truque de marketing para fixação de marcas, de acordo com o livro Lovemarks: o futuro além das marcas, de Kevin Roberts.
Usar o mistério significa elaborar um folder capaz de captar a mente do consumidor por meio de algo aparentemente incompreensível para ele, como um truque de mágica. E um folder com muitas dobras é um elemento muito interessante para fazer isto, é como um baralho de mágico.
Um folder criativo pode conter cortes e furos específicos, que escondam determinadas partes de uma imagem e as revelem na medida em que ele é aberto.
Outro truque é usar – como revela Roberts no já citado livro – a sensualidade, isto é, ativar os cinco sentidos. Assim, você pode escolher uma textura de papel interessante para ativar o tato, inserir uma combinação de cores intrigante para ativar a visão, há gráficas que aplicam perfume no papel a fim de ativar o olfato, é possível inserir pequenos dispositivos de sons e ativar a audição, em casos extraordinários é possível usar até mesmo os papéis comestíveis, que ativam o paladar.
É claro que você não precisará ativar todos os cinco sentidos em um único folder. Mas é possível combinar ao menos dois deles com elegância: a visão por meio de cores bem impressas e o tato por meio da textura do papel.
Lembre-se que ser criativo é extrapolar o comum. No final, não esqueça de contatar uma gráfica de alto desempenho como a Promopress, pois a qualidade de impressão é fundamental para o sucesso do seu projeto.
Comentarios