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Festa junina – Aumente as vendas da sua loja

Quer aproveitar a época de festa junina para alavancar as vendas do seu comércio? Nesse post, vamos dar dicas incríveis para te ajudar. Confira!



No Brasil, costumamos comemorar a festa junina no início de Junho, onde as celebrações se estendem até o próximo mês.


Primeiramente, vamos entender qual a origem das festas juninas.


A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.


Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão.


Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.


As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.


A chagada da festa junina no Brasil


O começo da festa junina no Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.


Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.




Festa junina – O que fazer para atrair clientes para o seu comércio?


Mesmo não sendo um período marcado pela troca de presentes, os comércios podem investir em diferentes tipos de ações para atrair os clientes.


Estabelecimentos que podem realizar ações de marketing para alavancar as vendas:

  • Supermercados;

  • Lojas de conveniência;

  • Mercearias;

  • Lojas de roupas e fantasias;

  • Lojas de decoração;

  • Entre outros.


Pensando nisso, listamos algumas dicas do que fazer para ter sucesso em vendas nessa data tão importante para o nosso país.


Planejamento


Independente da ação que vai realizar e qual a época do ano que estamos, é fundamental elaborar um planejamento antes de colocar as estratégias em prática.


Um planejamento bem estruturado, irá te guiar da maneira correta, mostrando o que se deve fazer e o momento adequado para isso.


Além disso, descobrir qual o público-alvo que gostaria de atingir e o objetivo que pretende alcançar é essencial para saber onde quer chegar.


Mais do que vender comidas e roupas típicas, as festas juninas podem promover o seu comércio e demonstrar credibilidade ao consumidor.


Realizar ações como essas, faz com que o seu negócio se diferencie dos seus concorrentes e conquiste o seu lugar no mercado.


Decoração temática


A decoração temática é uma das melhores maneiras de atrair consumidores para o seu comércio.


Desde a vitrine até o interior da loja, a decoração é muito importante para impactar e mostrar aos clientes que você se preparou para essa época do ano.


Abuse de cores vibrantes e adereços que são muito utilizados nessa celebração. São eles:



  • Balões;

  • Bandeirolas;

  • Fitas;

  • Objetos de palha;

  • Tecidos em xadrez;

  • Fogueira;

  • Entre outros.

Além disso, que tal mudar o traje dos vendedores e vesti-los de caipiras? Isso fará com que os clientes se sintam realmente em uma festa junina, tornando a compra ainda mais agradável.


Aposte em chapéus, vestidos, camisas, botas e uma maquiagem bem engraçada. Seria legal, não é mesmo?


Utilize o “correio elegante” moderno


O correio elegante é uma brincadeira muito comum nas festas juninas, mas o que você acha de adaptá-lo para uma versão mais moderna?


Investir em e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital muito utilizada nos dias de hoje, isso todos nós já sabemos.


Utilize um layout que remete aos recados de papéis enviados nas festas. Aposte em uma linguagem caipira e informal para interagir com os clientes.


Com isso, a comunicação se torna divertida e criativa, demonstrando para os clientes como essa data é importante para o seu comércio.



Promoções especiais


Você pode aproveitar essa temática para atrair os consumidores para a sua loja com ações e promoções especiais.


Essas ações podem ocorrer durante todo o mês ou apenas em dia específico. O importante é que seja divertido e chame a atenção das pessoas que estão passando na frente da sua loja.


Atualmente, a boa experiência é fundamental para fidelizar e atrair novos clientes. Por isso, investir nessas ações é a chave para o sucesso da sua loja.


São exemplos de ações e promoções:


  • “Pescaria de descontos”;

  • “Fogueira de brindes”;

  • “Queima de preços”;

  • Entre outros.


Brindes personalizados

Presentear os clientes com brindes personalizados é uma das ferramentas mais eficientes de marketing.


Hoje em dia, os consumidores gostam de se sentirem especiais e se tornam ainda mais adeptos a compra de produtos.


Seu cliente não vai se esquecer de uma gentileza feita pela sua empresa.


De acordo com um estudo realizado pela Agência 96, 45% dos clientes são fidelizados por empresas que investem em brindes. 


Materiais impressos


Utilizar materiais impressos em datas comemorativas para o comércio é fundamental para atrair e fidelizar clientes.


Os materiais impressos podem ser utilizados para chamar a atenção do consumidor, demostrar as características de produtos, conter informações da sua empresa, etc.

São exemplos de materiais impressos para festa junina:



Gostou das dicas? No blog da Promopress Gráfica tem outros artigos para ajudar a alavancar as vendas do seu comércio.


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