Você sabe o que é faca especial? Hoje, começaremos uma série de artigos relacionados a acabamentos para que você entenda melhor todos esses processos da Indústria Gráfica. Confira!
Mas afinal, você sabe o que é acabamento gráfico?
Acabamento gráfico é todo processo que adiciona “nobreza” ao material impresso. Os recursos de acabamento gráfico podem tornar um simples impresso em um material de divulgação super chamativo.
Em acabamento gráfico, muitos processos podem ser utilizados, desde aplicação de verniz à dobras e facas especiais.
Além disso, são processos que exigem total atenção do profissional, já que pode estragar todo o lote da impressão.
Se uma laminação for mal aplicada sobre um material que seguiu rigorosos padrões de produção, não há como reverter a situação, a não ser pela reimpressão.
O processo de acabamento gráfico é tão importante e específico que existem empresas gráficas especializadas nesse segmento.
E muitas gráficas preferem enviar o material impresso para essas indústrias especializadas, já que o maquinário de acabamento gráfico exigiria aumentar fisicamente o parque industrial.
Faca especial
O primeiro acabamento escolhido para iniciar a nossa série de artigos sobre acabamentos gráficos é a faca especial.
A faca especial é um equipamento que a gráfica possui e serve para corte do material impresso. Elas são feitas de lâminas de metal fixadas, normalmente, sobre uma base de madeira.
Em geral, é um recurso muito usado na confecção de embalagens, que necessitam de cortes específicos.
Além disso, é a faca especial que realiza a produção das abas e de todo o fechamento que a embalagem necessita.
Pode ser usado também como recurso expressivo para a valorização de layouts, inclusive com a inclusão de formas vazadas no papel, como por exemplo, em folders, cartazes, etc.
A lâmina atua por pressão sobre os impressos, realizando o corte desejado, simultaneamente, sobre várias unidades, dependendo da gramatura do papel.
De acordo com a lâmina utilizada as facas especiais podem:
Cortar;
Fazer meio corte ( usados em adesivos que são posteriormente destacados de uma folha);
Vincar (lâminas com cortes arredondados. Auxiliam na dobra de determinados impressos, principalmente aqueles com maior gramatura);
Serrilhar.
Para que tudo corra bem, separamos alguns cuidados que você deve tomar para evitar os erros mais comuns no momento da impressão da sua faca especial.
Faca especial – Respeite a margem de segurança
Sempre respeite as margens de segurança internas do material. Opte por 3 mm para dentro da borda da faca. Assim você evitará cortes indesejados em textos, imagens ou informativos relevantes.
Faca especial – Evite fazer desenhos complexos
Evite desenhos mais complexos com curvas acentuadas, pois o equipamento da faca especial é produzido de modo manual.
Por isso, caso o material tenha faca especial, evite desenhos mais trabalhosos, assim você polpará tempo e terá o seu impresso mais rápido.
Faca especial – Posicione a faca corretamente
No momento de fechar o arquivo, verifique se a faca especial está posicionada de forma correta.
Por isso, não esqueça de espelhar o contorno da faca no verso para conferir se a arte está com a batida de verso correta.
Lembre-se que no arquivo final a arte da faca deverá ser enviada na ultima página do PDF.
Principais aplicações da faca especial
A faca especial pode ser usada em qualquer projeto, ficando a critério do cliente e da sua criatividade. Além das poucas restrições de uso, como gramatura do papel e tamanho mínimo do desenho de corte.
Ela pode ser usada para fazer cortes especiais em:
5 dicas para desenvolver um material com faca especial
Planejamento
Primeiramente, defina qual o conteúdo e o formato ideal para esse material. Outra questão muito importante é decidir se terá textos e em que lado eles estarão.
É preciso organização e planejamento para definir qual será o objetivo dele. Isso fará com que ele tenha eficiência e traga resultados para sua marca.
Indique o local da faca
No seu desenho, indique de forma clara e específica o local que queira fazer o corte especial. Se estiver com dúvidas, consulte uma gráfica especializada.
Conferir os detalhes na geração do arquivo eletrônico
Página no formato acabado (formato que terá o impresso depois de pronto), sangria, indicação do desenho da faca e margens são pontos imprescindíveis para a confecção correta do material.
Materiais com faca especial nos pontos de venda
Uma pesquisa realizada pela SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada em Maio de 2017, mostra que 37% dos entrevistados dizem ter comprado algo que não precisava nos últimos 30 dias.
O comportamento exige cautela por parte dos consumidores – para não gerar dívidas desnecessárias – e deve ser motivo de cuidado também do lado dos empreendedores.
Afinal, as compras não planejadas podem ser uma boa forma de aumentar as vendas, mas, se forem feitas sob pressão, a chance de o cliente se arrepender assim que sair da loja é grande, e ele provavelmente nunca mais colocará os pés ali.
Fonte: https://bit.ly/2NKGpT3
E a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper” realizada todo ano pela Nielsen, confirma que 70% das decisões de compras são tomadas em frente as gôndolas nos pontos de vendas.
Em geral, 61% das compras são planejadas, 17% das compras são feitas por impulso e 22% das vezes o shopper já sabia que precisava do produto, mas lembrou apenas no ponto de venda, o que pode variar muito para cada tipo de produto.
Fonte: https://bit.ly/2y80fU5
É nesse momento que as marcas devem estar preparadas para se destacar dos seus concorrentes e conquistar mais atenção para o seu produto.
Display
Um dos elementos mais importantes para o PDV depois das embalagens são os displays. Um display de qualidade, bem produzido, com uma mensagem criativa e, principalmente, um corte especial diferenciado trará um diferencial para o seu ponto de venda.
Seja em um supermercado popular ou em uma ótica de alto padrão, os displays desempenham a mesma função: mostrar as qualidades do seu produto para que o consumidor o leve para casa.
Móbile
Os móbiles são peças promocionais utilizadas em ponto de venda para chamar a atenção do consumidor que também podem possuir acabamento em faca especial.
Sua característica principal é que são peças que são expostas de forma suspensa (geralmente preso por uma linha de nylon ao teto).
Quando você se deparar com uma peça dependurada, imagem girando, muito bem recortada e, normalmente, impressa em papel, então, você estará de frente para um móbile.
Os móbiles são feitos de um material leve e, geralmente, se movimentam dentro do ambiente mesmo um pouco vento no local.
Podem ser utilizados em ações promocionais, facilitando a compra por impulso, lançamentos de produtos e até mesmo na decoração de ambientes.
Wobbler
Outra opção para levar criatividade para o seu ponto de venda e conquistar atenção do público para o seu produto são os wobblers, que também podem conter acabamento em faca especial.
Os wobblers são materiais publicitários que contam com uma parte impressa, na qual são inseridas chamadas para produtos, e uma haste de plástico transparente, que serve para prendê-lo a uma prateleira.
Eles são conhecidos também como as peças gráficas usadas nas ações de merchandising e endomarketing.
São bastante comuns nos pontos de vendas como lojas de conveniência, supermercados ou qualquer área que possua gôndolas, prateleiras e até mesmo paredes.
Esse impresso promocional pode ser usado em supermercados, farmácias, perfumarias, bancas de jornal, lojas de conveniência e outros estabelecimentos comerciais de varejo.
Adesivo
Adesivo Promocional são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.
Têm baixo custo, além de ser uma ferramenta de marketing de alta exposição para que seu produto seja sempre lembrado em todos os lugares aplicados.
Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.
Cartão de visita com cantos arredondados
Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.
Neste pedacinho de papel, podemos passar todo o profissionalismo e seriedade de uma grande corporação ou todo o amadorismo e falta de preocupação com a aparência de nossa empresa ou nosso trabalho.
Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.
A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).
Cartão de visita com cantos arredondados trás um charme a mais para a sua apresentação. Além da modernidade e diferencial que os cartões comuns não possuem.
Percebeu como a faca especial pode trazer um diferencial incrível para o seu material impresso? Aguardem os nossos próximos artigos referentes a acabamentos gráficos!
Acesse nosso site, www.promopress.com.br.
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