Os eventos esportivos estão se tornando cada vez mais comuns, mas é preciso saber divulgá-lo para obter sucesso. Confira nesse post!
O esporte desperta sentimentos como euforia, alegria, excitação, competitividade, raiva e tristeza na maioria das pessoas que estão assistindo aquele espetáculo, seja ele qual for.
Até quem não é muito fã de praticar atividade física e esportiva é envolvido pelo espírito de equipe e coletividade.
Vamos entender um pouco melhor se baseando em alguns dados estatísticos.
O esporte é capaz de mover multidões de apaixonados ao redor do mundo, mas nenhuma modalidade é capaz de atrair tanta gente quanto o futebol.
Pelo menos é isso que diz uma pesquisa recente realizada pela Booking.com. O levantamento revelou que 65% das pessoas que viajaram por conta de eventos esportivos em 2015 se deslocaram especificamente para assistir a uma partida de futebol.
O futebol é, de longe, o maior fomentador do turismo esportivo no planeta. Cerca de 22% dos entrevistados declararam que viajariam 10 horas ou mais só para ver a atuação de sua equipe favorita.
Curiosamente, 41% desses viajantes, no entanto, disseram que nem se consideram tão fãs assim. Os números ficam ainda mais impressionantes no Brasil: 91% dos fãs de futebol que viajam para acompanhar esportes afirmaram que apoiar o time do coração é o principal fator influenciador.
No levantamento global, 98% dos entrevistados atribuíram a atmosfera dos eventos esportivos como o principal motivador da viagem. A maioria também acredita que assistir a uma partida de futebol é muito mais do que acompanhar jogos, mas também mergulhar na cultura local.
FONTE: https://bit.ly/2HeX28Y
Você sabe quais são os eventos esportivos mais esperados para 2019?
2019, em especial, será um ano com muitos eventos esportivos de alta importância para os amantes do esporte.
Listamos os principais para você não ficar de fora.
Copa América
Liga dos Campeões;
Copa do Mundo feminina;
Jogos Pan-Americanos de Lima;
Sul-Americano e Copa do Mundo sub-20;
Mundial de ginástica artística;
Mundial de esportes aquáticos;
Copa do Mundo de basquete;
Sul-Americana;
Libertadores.
Além de toda grandiosidade desses eventos, ainda temos o segmento de esporte no varejo e como patrocínios, e também existem diversos eventos esportivos envolvendo esses setores.
Atualmente, há uma preocupação constante com a saúde e qualidade de vida. Por isso, os eventos esportivos são muito explorados, por proporcionarem entretenimento, lazer e bem estar.
Com isso, muitas pessoas procuram inovações no mercado que suprem essa necessidade, como vestuário, calçados, alimentos, etc, que podem agregar positivamente, trazendo facilidade, conforto para sua vida.
Se você pretende investir na realização de eventos esportivos, é preciso ter em mente alguns aspectos essenciais para ter um bom resultado.
Realizar um evento não é tarefa fácil, é preciso ser planejado com, no mínimo, seis meses de antecedência, para que tudo ocorra como o planejado.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você não se perder no meio do caminho.
Como realizar eventos esportivos?
Planejamento
A princípio, é preciso constar no pré-planejamento alguns dados importantes, como a modalidade do evento, o seu formato, data e hora que ele será realizado.
Após isso, é fundamental analisar os seus concorrentes para não correr o risco de ocorrer dois eventos esportivos no mesmo dia.
A pré-produção deverá iniciar com dois meses de antecedência e nesta etapa é preciso contatar os fornecedores, fechar orçamentos, alinhar os pontos com a equipe, definir as estratégias de inscrição, etc.
Além disso, o organizador precisa considerar alguns aspectos básicos. São eles:
Permissão de órgãos públicos;
Local adequado;
Segurança;
Equipe médica;
Banheiros;
Entre outros;
Equipe
Para a organização de eventos esportivos, seja para entretenimento ou varejo, é preciso de uma equipe composta por profissionais qualificados para ajudar no controle e organização do evento.
Estabeleça parcerias, organize os colaboradores em comissões, que serão responsáveis por cada item do planejamento, como marketing, logística, finanças, etc.
Eventos esportivos – Como divulgar?
Chegamos na etapa considerada uma das mais importantes no desenvolvimento e planejamento de eventos esportivos.
A divulgação de eventos esportivos é fundamental para que as pessoas fiquem sabendo do seu acontecimento.
De nada adianta organizar e planejar da melhor forma possível, se o seu público-alvo e as pessoas que possam se interessar pelo evento não saberem da sua existência.
Existem diversas maneiras de divulgação que podem trazer grandes benefícios e alcançar um grande número de pessoas para o seu evento.
Mídias sociais
Abuse da divulgação nas mídias sociais. Além de ser uma plataforma de fácil acesso para a maioria das pessoas, você ainda introduz o seu evento no universo online, que está sendo muito utilizado hoje em dia.
Além disso, crie uma identidade visual única para a divulgação do seu evento, e use-a em todos os meios de comunicação. Isso fará com que sua marca seja lembrada em qualquer lugar que esteja.
Exemplos de divulgação em mídias sociais:
Site do evento
Criar um site para o evento é fundamental para uma boa visibilidade e descrição das características do evento.
O uso do site, torna o evento mais formal e demonstra credibilidade ao ser acessado pelas pessoas.
Além de se relacionar melhor com os patrocinadores e poder expor as marcas parceiras, o site é a melhor plataforma para detalhar as informações necessárias para se inscrever no evento, saber onde é o local, o horário, etc.
Ações promocionais pré e pós evento
Realizar ações promocionais antes e depois da realização dos eventos é fundamental para que o seu público tenha em mente a sua existência e não esqueça dela tão cedo.
Envio de mala direta;
Sorteio de brindes;
Agradecimento a quem compareceu;
E-mails de lembrete para próximos eventos.
Material impresso
O uso do material impresso é muito comum não só em eventos esportivos como também em corporativos e mercadológicos.
Uma das grandes funções da chamada mídia impressa, ou seja, todo e qualquer material de divulgação com caráter editorial ou promocional, é que ela possui uma palpabilidade que a internet não tem, e se unirmos a conveniência da web com a solidez de uma impressão, é possível fortalecer ambos os meios.
Além da possibilidade de usá-los na divulgação da sua marca e seus produtos, os impressos podem ser usados para mostrar para as pessoas que estão naquele determinado evento que sua marca também está ali.
Por isso, listamos alguns impressos que farão a diferença no momento de se diferenciar dos seus concorrentes.
Flyer
Está pensando em divulgar lançamentos de novos produtos? Esse impresso é o seu melhor aliado!
O flyer é um material promocional que tem como objetivo passar uma informação rápida de um produto ou serviço. Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, são uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.
Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.
Folder
Fazer um folder eficaz, bonito, com linguagem direta, design impecável e tudo o que é necessário para chamar atenção dos clientes é o objetivo de toda empresa.
Um ‘’clássico’’ da publicidade, esses anúncios sempre rendem boas conversões e levam qualquer informação para o público em massa.
Antes de vermos como fazer um folder eficaz, vamos deixar claro qual é o seu conceito. Folder é um material impresso de divulgação que não possui um formato padrão definido. Ele pode ter tamanhos e formatos variáveis e incluir dobras verticais ou horizontais.
Banner
A comunicação é essencial nos dias de hoje, seja em relacionamentos pessoais ou comerciais, por isso, algumas ferramentas do marketing tradicional ainda são muito eficientes e proporcionam muitas vantagens para seu negócio, como é o caso do banner.
Um banner bem sucedido é aquele que explora o fato de que normalmente prestamos muita atenção nas respostas, mas não temos bem definidas nossas perguntas.
Esse é o material ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.
Geralmente, o banner é impresso em lona ou tecido, e é um material promocional que pode ser pendurado em paredes e suportes, sendo bastante visto em feiras, exposições, eventos e no ponto de venda.
Cartão de visita
Recebemos cartões de visita a todo tempo, e o destino deles inicialmente é o bolso, para mais tarde irem para a carteira, a gaveta, a agenda ou até para o lixo.
Neste pedacinho de papel, podemos passar todo o profissionalismo e seriedade de uma grande corporação ou todo o amadorismo e falta de preocupação com a aparência de nossa empresa ou nosso trabalho.
Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.
A princípio, o cartão é entregue e nele devem estar informações importantes, como seu nome completo, sua função na empresa, identidade visual da marca, endereço e contato (como telefone, e-mail, site e até mesmo redes sociais).
Gostou das dicas? Se estiver precisando de materiais impressos para a divulgação do seu evento, seja ele esportivo, corporativo ou mercadológico, na Promopress Gráfica você encontra.
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