No post de hoje, listamos os erros cometidos no PDV mais comuns no mercado varejista. Confira!
“Não julgue um livro pela capa”. Você ainda acredita nessa velha frase? Se o seu objetivo é garantir o sucesso no seu negócio, é melhor abandonar agora mesmo essa ideia.
Em um ponto de venda, é essencial criar estímulos de compras nos potenciais clientes. Estímulos que são provocados através da atmosfera em geral da loja, onde deve ser aproveitada ao máximo.
O PDV é o primeiro contato que o consumidor terá com sua empresa. Ele pode comunicar conforto e profissionalismo ou, ao contrário, demonstrar desleixo e despreparo.
Pensando nisso, resolvemos trazer nesse post, uma lista com os principais erros cometidos no PDV. São eles:
Erros cometidos no PDV
Uso inadequado das cores
Não cuidar da base de cores do seu ponto de venda pode ser um erro grave. Por exemplo, utilizar cores com excesso de intensidade, podendo tirar a atenção do consumidor.
Mas também usar cores demasiadas que demonstrem desânimo para o cliente, pode repercutir negativamente.
Procure equilibrar as cores de maneira que não sejam agressivas e também não sejam ausentes. O ideal é sempre evitar os excessos.
Temperatura desequilibrada
Cuide para que a temperatura da sua loja não seja desagradável. Entrar em uma loja e se sentir dentro de um forno é convite para sair correndo de lá.
Da mesma forma que entrar em uma loja e se sentir em uma geladeira levará o seu cliente para fora o mais rápido possível.
Procure deixar a temperatura equilibrada, assim ela será agradável para todos os consumidores, que se sentirão confortáveis no seu estabelecimento.
Preços errados
Muitas vezes, em uma promoção relâmpago, que acontece normalmente nos fins de semana, fazem com o que os representantes esqueçam de atualizar os preços na segunda-feira.
Com isso, os consumidores se sentem enganados quando passam no caixa e o preço que está na prateleira não é o mesmo do que irá pagar.
Informações equivocadas
Nunca dê informações erradas para os clientes. Por exemplo, em seu catálogo existe uma especificação e o atendente fornece outro tipo de informação ao cliente.
Fazendo isso, o seu cliente perderá mais cedo ou mais tarde, a confiança e a credibilidade da sua marca.
Pouca iluminação
Não existe nada mais desagradável do que entrar em uma loja e se deparar com um local pouco iluminado.
Da mesma maneira que entrar em uma loja e se assustar com um flash de luz nos olhos é tão ruim quanto a primeira. A iluminação deve ser equilibrada, de acordo com o seu ramo ou produto que vende.
Falta de atenção à ruptura no PDV
A ruptura pode ser definida como a falta de produtos nas gôndolas, onde é um dos principais problemas na gestão de um ponto de venda.
Uma vez que, o consumidor entra na loja e não encontra o produto desejado, ficando insatisfeito e podendo até mesmo ir a um concorrente.
A ruptura pode ocorrer em quatro ocasiões. São elas:
Ruptura de cadastro: Ocorre quando um cliente procura um produto com o qual a loja não trabalha. Neste caso, é preciso rever o sortimento, que não está adequado ao público-alvo;
Ruptura de abastecimento: Ocorre quando um item cadastrado no sistema não está disponível na loja, por falha na compra ou na logística.
Ruptura de exposição: Acontece quando um item está em estoque, mas não no piso da loja.
Ruptura fantasma: Trata-se daqueles casos em que um produto comprado, estocado e apresentado no PDV não é encontrado pelo cliente e, assim, não é vendido.
Percebeu como são comuns os erros no PDV? Acesse o blog da Promopress www.promopress.com.br, lá você encontra outras dicas de como ter sucesso no seu ponto de venda.
Comments