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E-mail marketing – Por que investir?

Você sabia que o e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais importantes da sua empresa? Confira nesse post!



O e-mail marketing já era uma ferramenta bastante utilizada pelos empreendedores para se comunicar com seu público-alvo muito antes de existir as redes sociais.


Entretanto, durante muito tempo, ele era considerado sinônimo de spam e propagandas importunas.


Porém, com o avanço da tecnologia e o seu uso cada vez mais frequente, se tornou o meio mais eficaz de passar a mensagem certa, para as pessoas certas e no momento certo.


O Pew Research Center é um laboratório de ideias localizado em Washington que fornece informações sobre questões, atitudes e tendências que estão moldando os EUA e o mundo. 


De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew, 92% dos adultos on-line utilizam o e-mail.

Por isso ele é considerado uma das ferramentas mais democráticas, pois a maioria das pessoas possuem uma conta, além de ser simples de automizar e ter um excelente custo-benefício.



Mas afinal, o que é e-mail marketing?


O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via e-mail.


Pesquisas mostram ano após ano que o email marketing é o canal com maior ROI dentre as ferramentas de marketing digital, o que significa que você gera mais conversões e faturamento com menor investimento financeiro.


São exemplos de e-mails que chegam na sua caixa de entrada:


  • Newsletter;

  • Promoções;

  • Ofertas de passagens aéreas;

  • Confirmação de uma compra online;

  • Entre outros.


Para enviá-los é preciso da autorização dos destinatários, que podem ocorrer de duas maneiras:


Explícita – Quando o consumidor ou cliente potencial se inscreve na sua lista, também conhecido como opt-in.


Implícita – Quando ele adquiri um determinado produto seu.


Por se tratar de uma comunicação autorizada, os usuários podem se descadastrar quando acharem que aquele conteúdo não é mais relevante para ele.


Por isso, é fundamental ter uma lista de clientes, pois é o principal ativo que os empreendedores podem ter, onde concentram pessoas que já demonstraram interesse pela marca.



Por que utilizar o e-mail marketing?


Com o avanço da tecnologia e os meios digitais cada vez mais frequentes no mundo do marketing, não podemos deixar de descantar as mídias tradicionais que ainda são ótimas estratégias para impulsionar suas ações e atrair clientes para o seu negócio, como os materiais impressos por exemplo.


No entanto, o uso do marketing digital facilitou alguns processos que antes tínhamos muita dificuldade, como engajar, nutrir e levar conteúdo relevantes para os clientes.


Em razão disso, o e-mail marketing está cada vez mais sendo utilizado pelas empresas, tornando essa comunicação com os leads ainda mais pessoal.


Listamos algumas vantagens que o e-mail marketing possui para tornar as suas ações de marketing ainda mais eficientes.


A maioria das pessoas possuem uma conta de e-mail


Nem todo mundo possui um perfil no Facebook, mas a grande maioria das pessoas tem uma conta de e-mail.


Isso porque, muitos serviços necessitam de endereço de e-mail para serem realizados, como uber, fazer compras em lojas online, criar perfil nas redes sociais, etc.


Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial.




Possui baixo custo para ser investido

O e-mail marketing é uma ferramenta relativamente barata quando comparado com companhas de anúncios, por exemplo.


É preciso contratar uma ferramenta de disparo que fará esse trabalho para você.


Além disso, eles disponibilizam vários templates que podem ser personalizados da maneira que preferir e de acordo com o perfil do seu público-alvo.



Formato flexível

Como dito acima, o e-mail marketing possui diferentes templates e podem ser personalizados da maneira que achar conveniente.


Por meio dele, você pode comunicar de maneira curta e objetiva, com imagens e infográficos, por exemplo, ou no formato longo, contando uma história.


Por isso, o e-mail marketing é considerado um formato flexível de se comunicar com seus clientes.


Fácil mensuração

O e-mail marketing possui vários índices que servem para mensurar sua campanha, podendo descobrir se ela foi bem sucedida ou não.


São exemplos de índices para mensurar:


  • Taxa de abertura;

  • Taxa de cliques;

  • Taxa de descadastramento.


Essas informações são fundamentais para entender o que está fazendo de errado para melhorar e o que está dando certo para continuar fazendo.


Alto retorno financeiro

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é fundamental. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas como o Mailchimp.


No entanto, independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto.



Como fidelizar clientes usando uma ferramenta de e-mail marketing?


Para Philip Kotler, a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente.


Para ele é entre 5 a 7 vezes mais difícil conseguir uma venda com um novo cliente do que com um antigo. 


Com base em estudos o aumento de apenas 5% na fidelização de clientes pode aumentar o seu lucro médio por cliente entre 25% a 100%.


A fidelização de clientes através do e-mail marketing está aumentando cada vez mais. Isso porque, a maioria dos consumidores gostam de serem lembrados e se sentirem especiais, levando essa ação para o apelo emocional.


O email marketing é uma técnica muito eficaz que pode gerar autênticos brand lovers. Isso pode ser feito por meio de campanhas de retargeting, que não resultam em uma venda imediata mas que consolidam a nossa relação com os usuários.


O objetivo destas campanhas é gerar engajamento, agradar o cliente e conseguir lealdade da marca.


Se você proporciona informação útil e não trata seus clientes apenas como pessoas para vender algo, como costumam fazer a maioria das empresas, você poderá ter muitos ganhos.




Importância do Call To Action


O Call to Action significa chamada à uma ação. Ou seja, são links ou funções de uma página que levam o usuário a realizar ações, muito usado em e-mail marketing.


Os CTAs são classificados da seguinte maneira:


Primários – Aqueles que apelam para a funcionalidade da página, como um botão de comprar em um e-mail de vendas de materiais impressos, por exemplo.


Secundários – Um bom exemplo de CTA secundário é oferecer um guia como manual de instrução de como utilizar aquele produto, onde o primário não deixou de ser o principal, mas o secundário serviu como uma compra complementar.


O CTA pode ser incluído para que seus inscritos não percam o foco do objetivo do seu e-mail, como fazê-los seguir em frente no seu funil de vendas em direção a compra.


Em razão disso, muitas empresas apostam nessa estratégia para que o seu e-mail marketing não perca a eficácia, mesmo sendo direcionado para a pessoa certa.


É importante ter em mente algumas questões para produzir o seu CTA da maneira correta:


  • Torne-o convincente;

  • Mantenha-o na primeira pessoa;

  • Transmite uma sensação de urgência;

  • Agregar valor;

  • Dizer ao receptor os motivos para ele clicar;

  • Mantém a simplicidade.



Gostou das dicas? No blog da Promopress tem outros artigos para te ajudar a entender melhor as estratégias de marketing e do universo corporativo.


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