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Datas mais lucrativas para o comércio – Top 10

O carnaval passou, o ano oficialmente começou para os brasileiros, e quem é comerciante sabe bem queduas das datas mais lucrativas do ano já se foram.


Não entre em pânico, caso você seja um empreendedor, porque 2018 promete ser um ótimo ano para aumentar o faturamento da sua empresa.


Uma boa estratégia que você pode adotar para o seu negócio é aproveitar as 10 datas comemorativas mais fascinantes do calendário.



Elas são responsáveis por uma boa parcela das vendas durante o ano, e cá entre nós todo dono de empresa deseja vender bastante.


Depois de dois anos de queda no primeiro trimestre, o varejo voltou a crescer nos primeiros meses de 2018. A atividade do comércio variou 7,3% no período. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.


É o melhor desempenho do varejo no primeiro trimestre dos últimos cinco anos. Em 2016 e 2017 houve queda de 8,5% e 2,9%, respectivamente. Em 2014, a atividade varejista cresceu 3,3%. Já em 2015, o aumento foi de 0,6%.


O crescimento do varejo foi impulsionado pelo segmento de móveis, eletrodomésticos e informática, que teve alta de 17,2% na comparação anual. As vendas de veículos, motos e peças também tiveram bom resultado, com crescimento de 7%. Os hipermercados, supermercados, alimentos e bebidas cresceram 0,5%.


O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou a maior queda no período – 10,1%.


O ramo de materiais de construção sofreu retração de 6,5%. O comércio de tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve variação negativa de 0,7%.


O indicador é composto pelo volume de consultas mensais realizados por estabelecimentos comerciais à base da Serasa Experian. A amostra abrange cerca de 6 mil empresas e o indicador, que começou a ser medido em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos da atividade comercial.



Então, vem conferir as 10 datas mais lucrativas para o comércio neste artigo que desenvolvemos pensando em você.


As datas mais lucrativas vêm acompanhas de desafios


Com a chegada das datas comemorativas, a procura por serviços e produtos aumenta no comércio.


Com isso, os desafios para as empresas acabam se tornando maiores em vista de outros períodos do ano.


Conseguir trazer o cliente para dentro da loja é o primeiro desafio que toda empresa precisa superar.


Ter uma vitrine atrativa é uma boa ideia para atrair a atenção de quem passa na rua e olha para a sua loja.


Os adesivos são materiais gráficos bastante utilizados para chamar a atenção do consumidor para o seu mostruário de produtos.


Os cartazes, contendo as promoções, também não podem ficar de fora, já que passam mensagens de maneira rápida.


Lembre-se sempre de que quem não é visto não é lembrado!


O bom atendimento é um dos pontos cruciais para o desempenho de qualquer negócio que se preze, ainda mais em datas comemorativas.


Especialistas reiteram que é essencial que a equipe de vendas esteja devidamente treinada para receber os clientes nesse momento.

Afinal, a concorrência está fazendo de tudo para chamar a atenção dos consumidores, e se o cliente não ficar satisfeito com o atendimento, vai para a loja do lado em um piscar de olhos.


Existem dois tipos de clientes que entram no seu estabelecimento:


  1. Os decididos, que já saem de casa sabendo exatamente o que comprarão na sua loja;

  2. Os indecisos, que saem para encontrar algum presente que lhes chame atenção.


E são para estas pessoas que a sua equipe de vendas precisa estar preparada para suprir a indecisão.


Até porque para o primeiro grupo um bom atendimento basta.


As datas mais lucrativas do ano são perfeitas também para as empresas presentearem os clientes com brindes promocionais.


Inclusive, é através dessas simples ações que muitas marcas se destacam da concorrência, por isso, vale muito a pena sempre contar com um bom planejamento.


  1. Volta às aulas

O período de volta às aulas no comecinho do ano é o primeiro momento perfeito para alavancar as vendas.


Principalmente porque muitas instituições de ensino possuem listas com os materiais escolares que os alunos precisam ter.

Esse é o momento ideal para criar pacotes exclusivos a um preço bem menor do que quando os itens são vendidos separadamente.


Oferecer cadernos personalizados e pastas para os alunos é uma ótima ideia.

Já para as instituições, apostar em papel timbrado, cartões de visita e até mesmo envelopes personalizados é bastante válido.


  1. Carnaval

Essa é a segunda das grandes datas mais lucrativas para o comércio, e muitas empresas apostam alto na comunicação.


Como essa data é sempre comemorada em períodos intensos de calor, o ideal é oferecer às pessoas um material para elas se refrescarem.



Leques personalizados 

O leque é um excelente brinde promocional para a sua empresa presentear os clientes e parceiros.


Além de ser uma boa ferramenta de publicidade, que possui custo baixo e ainda vai deixar todo mundo refrescado.


Adesivos personalizados 


Um dos materiais gráficos para o carnaval mais utilizados são os adesivos personalizados. Quando produzido com uma arte que chame a atenção e com muita criatividade se destacará onde for inserido.


Esses adesivos podem servir como embalagens de produtos, decoração da sua loja, ou até mesmo para serem distribuídos durante a folia.


Bolachas de copos, cardápios e papéis bandejas


Esses produtos podem ser utilizados em bares, restaurantes, lanchonetes etc, levando um layout moderno, promoções do seu estabelecimento e a sua marca chamará a atenção dos clientes.


O cardápio, por exemplo, é a primeira coisa que o seu cliente vê quando entra em seu estabelecimento. Ter uma boa qualidade e imagens atraentes farão que a primeira impressão que ele teve do seu restaurante seja boa.


Já o papel bandeja, muito conhecido como jogo americano, além de levar alguma mensagem interessante para o seu cliente, pode ser um material higiênico, protegendo o seu alimento do contato com a bandeja.



Isso passará para os clientes a sensação de que sua empresa tem responsabilidade e respeito com os produtos e pessoas que optaram pelo seu estabelecimento.


Outros exemplos de materiais para usar no carnaval:


  • Cartazes;

  • Folders;

  • Móbiles;

  • Banners;

  • Saquinho de pipoca.


  1. Páscoa

A páscoa é uma das datas mais divertidas do ano, e, portanto merece um material à altura, fala a verdade!


Todo mundo aproveita o momento para presentear com chocolate, mas você já notou que as pessoas ficam bem mais empolgadas quando recebem algo a mais?


As sacolas personalizadas fazem com que os clientes entrem no clima do momento, além de funcionarem como embalagens de entrega para o presente.


E as tags? São perfeitas para pendurar nos ovos de páscoa, e de quebra ainda divulgam a sua marca.


  1. Dia das mães

Eis aqui a data mais importante para o comércio, depois do natal, e como tal merece uma atenção muito especial.


Não importa o quanto à crise tenha afetado o mercado, ninguém deixa de presentear a mãe nessa época do ano.


Investir em materiais que consigam mexer com o emocional das clientes é uma estratégia que não tem erro.


As marcas, geralmente, apostam em impressos que passam a imagem de carinho e cuidado com a família.


Banners e cartazes são os impressos perfeitos para esse tipo de ação, pois ficam expostos em qualquer lugar, transmitindo a mensagem visual da data.


Para fazer a divulgação dos presentes, uma boa ideia é investir nos flyers e folders.


  1. Dia dos namorados


Ah, o amor! Todos os casais usam esta data para se presentearem, e se você tiver uma boa estratégia de venda, o seu faturamento certamente vai aumentar.


Depois do natal e do dia das mães, o dia dos namorados é a data comemorativa que mais movimenta o comércio.


Muitas empresas aproveitam o momento para encher a vitrine e as prateleiras de amor, afinal, tudo é válido para atrair a atenção dos consumidores.


As sacolas personalizadas não podem ficar de fora da sua estratégia, assim como os grandes adesivos para as vitrines e paredes da loja.


  1. Dia dos pais

Entre as datas mais lucrativas do comércio está o dia dos pais. Da mesma maneira que acontece no dia das mães, o dia dos pais é um momento ótimo para presentar.


Você pode adotar a mesma estratégia que usou em maio em agosto: ganhar a atenção do público-alvo pelo emocional.

Como a venda de produtos fica bastante focada em bebidas, vestuário e eletrônicos, apostar nos postais como um complemento para o presente é uma ótima ideia.


  1. Dia das crianças

Crianças adoram presentes, e sem dúvida alguma essa data não passa despercebida no comércio varejista.


Para atrair a atenção dos baixinhos, muitas empresas usam móbiles de diversos tamanhos na decoração da loja.


Além disso, os adesivos em grandes formatos também são utilizados no interior dos estabelecimentos.


E claro, não poderíamos deixar de mencionar as sacolas personalizadas com a marca da empresa estampada.


  1. Halloween

Essa é uma das datas mais lucrativas do ano onde as empresas apostam pesado na decoração, já que é um momento bastante temático.


A criatividade para divulgar os itens promocionais nesse período festivo não pode ficar de fora das estratégias.

O uso de cartazes com ilustrações são muito bem vindos nesse momento, assim como os móbiles.


  1. Black Friday

Muito famosa nos Estados Unidos, e cada vez mais presente no Brasil, a Black Friday é a data mais aguardada pelos consumidores durante o ano.


Esse é o momento em que as pessoas compram os produtos com descontos gigantescos, e os comerciantes podem faturar bastante.


Fazer o uso de banners informando ao consumidor dos descontos é uma ideia que não falha, assim como adesivar a vitrine.


Muitas empresas apostam na divulgação por meio de flyers.


  1. Natal e ano novo

O espírito do final de ano é contagiante, e não tem quem fique de fora das comemorações nessa época.


No natal, o cartão postal é um dos impressos gráficos que mais faz sucesso no comércio, afinal, todo mundo quer enviar uma mensagem à família e aos amigos.


A decoração do ambiente pode ser feita com o uso de cartazes, móbiles, banners e até mesmo adesivos.



Os calendários são os itens favoritos para presentear os consumidores nessa época do ano, e nada melhor do que personalizar o brinde com a identidade visual da empresa.


Assim, o cliente nunca se esquecerá de quem ganhou o presente.


Agora que você já sabe quais são as datas mais lucrativas para o comércio, é o momento de adicioná-las ao seu planejamento.


Esse conteúdo sobre as datas mais lucrativas do ano foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!


Um abraço,


Equipe Promopress


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