Buscar

Criação de arte para impressão em gráfica

É verdade que as novas tecnologias levaram a atenção das empresas para os meios digitais, afinal, o mundo tornou-se online, e quem não se adequa a este novo formato fica para trás no mercado. Porém, mesmo com todo o auê digital, os impressos gráficos continuam tendo um forte impacto sobre os consumidores, e a criação de arte é uma das etapas responsáveis por esse embate.


No entanto, nem sempre os profissionais responsáveis pela diagramação de arte enviam os arquivos certinhos para a impressão na gráfica, o que, consequentemente, trará possíveis problemas no resultado final dos impressos.


Muitas vezes, devido à correria do dia a dia, os designers, que são os profissionais responsáveis pela criação de arte dentro de uma empresa, pecam em algum detalhe no fechamento do arquivo que será enviado para a gráfica.


E como proceder diante disso? Porque se o resultado final da impressão não sai como o desejado, inicia-se uma discordância de opiniões entre a empresa solicitante do serviço e a gráfica que executou o mesmo.


Por isso, a fim de acabar com essas dores de cabeça, vamos apontar os principais caminhos para evitá-las, e de quebra ter a melhor impressão de um material gráfico.

O artigo de hoje é voltado para você designer, que trabalha com esse tipo de serviço dentro de uma empresa, ou para você empreendedor, que almeja ficar por dentro do assunto.


Criação de arte


Trabalhos de criação, geralmente, estão associados aos serviços prestados por agências de publicidade, diretores de arte e redatores, e são eles que regem a execução de um trabalho gráfico.


Tendo em vista esse conceito, podemos apontar os principais trabalhos desenvolvidos pelo profissional responsável pela criação de arte (isso em termos de materiais impressos):


  • Folders

  • Panfletos

  • Logotipos

  • Catálogos

  • Envelopes

  • Cartões de visita

  • Timbrados

  • Flyers


Impacto dos impressos


Acabamos de mencionar os principais materiais impressos desenvolvidos por um

designer gráfico, e você sabe por que eles são tão importantes para uma organização?

Porque muito mais do que apenas olhar, como é o caso das plataformas online, o consumidor gosta de tocar e sentir.


Por mais que um material virtual seja incrível, ele compete com muitas distrações no computador, como mensagens no facebook, e-mails urgentes, anúncios inesperados entre outras.


Já um material impresso com qualidade, cores bem definidas e boas imagens prendem a atenção do leitor, fazendo com que de fato ele veja o que está sendo oferecido, sem distração alguma a sua volta.


Tudo começa com uma boa resolução!


Quem é da área de criação sabe perfeitamente que quando se desenvolve qualquer trabalho para a web, geralmente, as imagens precisar ter 72 dpi, que é o padrão para a resolução de tela.


Porém, se tratando da impressão de materiais gráficos, o protótipo a ser seguido é 300 dpi, porque é uma resolução que atende a melhor qualidade para o olho humano.


Projetos gráficos com imagens de resolução inferior a 300 dpi, depois de impressos, correm o risco de ficarem desfocados, pixelados e com cor lavada.


Por isso, atente-se bem ao tamanho das imagens encontradas na internet, geralmente, elas têm bem menos qualidade do que o esperado.


Precisamos falar sobre sangria!


Quando o assunto é criação de arte para impressos, um termo bastante comum de se ouvir na indústria gráfica é a sangria, afinal, é um detalhe importantíssimo que, se feito corretamente, evita problemas no resultado da impressão.


A sangria consiste em introduzir espaços em branco no começo de uma linha, ou seja, sempre que determinada arte se estender até a borda de um documento é necessário se criar uma área que não possua cortes irregulares nas bordas, deixando linhas e margens brancas.


Essa área, geralmente, se estende cerca de 5 mm além do documento, e seu principal objetivo é certificar que a arte final que será impressa não seja “comida”.


Caimento

Este termo gráfico se refere à linha que mostra o local onde será feito o corte no seu documento. Geralmente, ela é marcada dentro da margem de sangria.


Sistema de cores CMYK

Por se tratar de impressão em gráfica, sua arte deve ser criada em CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), padrão utilizado para mídias impressas.


Esse sistema imprime cores nítidas, deixando o material gráfico impresso impecável.


Fontes em curvas


Para que as fontes (letras) do projeto não sofra nenhuma alteração é necessário convertê-las em curvas, ou seja, transformá-las em vetores, fazendo com que os textos deixem de ser editáveis.


Isso acontece porque os vetores, como se sabe, não mudam de forma, e desta forma a tipografia utilizada na criação de arte não se altere.



Tipografia muito pequena

Não utilizar fontes minúsculas inferiores a 7, por exemplo. Isso pode causar entupimento de tinta nas fontes.


Outra dica é jamais fazer uso de fontes pequenas vazadas em um fundo composto, porque o resultado da impressão poderá não agradar.


Utilização do preto (K)

Utilize o preto puro (100% K) para textos, e preto composto ou calçado para grandes áreas de preto para uma cor homogênea bem escura.


Para calçar o material a ser impresso o ideal é utilizar C: 25%, M: 25%, Y: 0%, K:100%.


Efeitos especiais

Todo designer adora trabalhar com efeitos especiais em suas criações, como sombras, transparências, lentes, contornos, degradês, texturas entre outros.


O ideal é convertê-los em bitmap junto com o fundo da arte (bitmap cmyk com 300dpi e fundo transparente).


ARQUIVO FECHADO

Ao enviar um arquivo para ser impresso em uma gráfica, atente-se ao fato de que o formato deste precisa ser o PDF-X1/A, que é o adequado para impressões de materiais gráficos.

Além do mais, é imprescindível que o arquivo fechado esteja com as marcas de corte adequadas.


De olho nas dicas

Seja uma campanha de endomarketing, institucional, feiras, eventos, ações motivacionais ou qualquer outra necessidade, para uma boa criação de arte o designer precisa ter em mente quatro ideias:


1 – Rascunhos

É fundamental ter um esboço inicial do projeto gráfico que será impresso. Testar possibilidades a fim de transmitir a real essência do resultado final é uma ótima estratégia que pode ser utilizada.


É no rascunho que se é possível mapear a área do layout e usar formas básicas, como círculos, retângulos e quadrados até achar o melhor encaixe para a arte.


2 – Inspiração

Não adianta negar: toda criação de arte necessita de uma inspiração, por isso, fazer anotações, criar o hábito de observar outros materiais de divulgação e manter-se sempre atualizado são fatores importantíssimos que ajudam na criação de um novo layout.


3 – Estudo das cores

Quem trabalha com marketing, design ou qualquer outra área que precisa impactar o consumidor de maneira visual sabe que o estudo das cores é um dos fatores que levam ao sucesso de uma organização.


Estudos apontam que imagens com determinadas cores chamam bem mais a atenção do público-alvo do que outras.


Para cada tipo de negócio existem as cores mais adequadas, por isso é de suma importância conhecer o significado de cada uma, antes de sair aplicando qualquer tom nos materiais de divulgação da sua empresa.


4 – Público-alvo

Antes de iniciar qualquer criação de arte é importantíssimos entender o público que determinado impresso irá atingir.


Conheça os hábitos desses consumidores, seus costumes em geral, sua idade, classe social, e a maneira como esses se comunicam entre si.


Viu só como não é difícil fazer uma criação de arte para impressão de maneira impecável? Com todas essas dicas que mencionamos aqui nesse artigo o seu projeto gráfico tem tudo para ser um sucesso.


E sabe o que melhor combina com um projeto gráfico bem feito? Uma impressão com a melhor qualidade. Conte com a Promopress para realizar esta tarefa!


A gráfica trabalha com rapidez, agilidade, compromisso e muita eficiência. Não perca tempo e conheça a empresa que trabalha para o sucesso do seu negócio.

0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png