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Contratar melhores colaboradores – Como fazer?

Contratar melhores colaboradores não é uma tarefa fácil. Isso requer algumas técnicas que devem ser colocadas em prática. Confira nesse post!



Os colaboradores são parte fundamental da empresa. Em todos os processos, desde a formulação do orçamento, produção, até a entrega do produto final, eles estão envolvidos e precisam ser capacitados suficientemente para exercer as suas funções.


Muitas são as variáveis que influenciam diretamente na qualidade do produto ou serviço entregue ao seu consumidor.


No entanto, poucas delas são tão determinantes quanto a eficiência e comprometimento de um bom colaborador.


Por isso, é fundamental que o departamento de Recursos Humanos, tenha em mente que contratar melhores colaboradores é essencial para ter bons resultados no fim do mês.


Além disso, ter pessoas capacitadas para realizar as atividades da sua empresa demonstra credibilidade e valor de marca para os consumidores e possíveis clientes.


Contratar melhores colaboradores é uma tarefa complicada e desafiadora, pois escolher um currículo entre tantos que se candidatam é muito difícil.


Além da questão da produtividade e qualidade dos produtos e serviços fornecidos, esse processo também impacta os custos com folha de pagamento, interferindo diretamente no fluxo de caixa e capital de giro da organização.


Esse é um ponto relevante, porque o gasto com carga tributária por causa dos trabalhadores é muito alto. Para as empresas, o percentual pago chega a ser de 65% sobre o valor recebido pelo funcionário. Ou seja, se o salário é de R$ 1.000, a empresa chega a desembolsar R$ 1.650 para manter o colaborador.




Contratar melhores colaboradores – Dicas!


Defina o perfil do profissional

Ter em mente o perfil do profissional que a sua empresa necessita é o ponto inicial e um guia por onde começar a procura.


Com isso, é preciso avaliar atentamente todos os atributos indispensáveis que aquele colaborar deve ter para cumprir as suas funções com qualidade.


É fundamental avaliar não só as características profissionais, mas também as pessoais, como organização, ética, respeito e humanidade.


Requisitos como liderança, facilidade com trabalho em equipe e proatividade também são essenciais para a ocupação de qualquer vaga.


Com esse cuidado no momento de selecionar o perfil certo para trabalhar na sua empresa, é mais fácil ter uma equipe qualificada e evitar os problemas do dia-a-dia empresarial.


Coloque sua empresa na vitrine

Para contratar melhores colaboradores, as empresas precisam fornecer uma boa imagem e o valor de marca.


Normalmente, essa é uma maneira de atrair bons colaboradores, virando um costume no mercado.


Divulgando sua política interna, missão, visão, valores, as pessoas que se identificarem com a sua empresa terão vontade de serem contratados.


Utilize site, redes sociais, publique fotos de eventos, bastidores da empresa e até mesmo o feedback de alguns colaboradores para mostrar como é trabalhar na empresa.


Escolha as técnicas de recrutamento

Escolher as técnicas que vai usar no momento da seleção é fundamental para contratar melhores colaboradores.


Vai aplicar provas dissertativas? Alternativas? Dinâmicas em grupo? Entrevistas individuais? Defina quais são as melhores opções que se enquadram no perfil do público que está procurando.


Opte também pelas técnicas que possibilitam avaliar se o candidato se identifica com a cultura da empresa.


Isso fará com que você tenha uma equipa unida, focando sempre nas mesmas metas e objetivos.



Invista nas dinâmicas

Uma excelente maneira de avaliar os candidatos de forma rápida é por meio de uma dinâmica, mas para que você tenha sucesso é preciso que ela seja bem feita!

Existem diversas dinâmicas prontas que são usadas por diferentes empresas.


No entanto, é interessante sair do comum. Crie situações diferentes das que já existem e desafie os candidatos de uma forma inovadora.


Valorize as indicações

Apesar das inovações e a tecnologia atual existente nas empresas, a indicação ainda é uma das maneiras mais utilizadas para contratar melhores colaboradores.


Isso porque, as pessoas que já trabalham com você conhecem a cultura da empresa e poderão indicar pessoas que se identificam com ela e que possui o perfil procurado para a vaga.


Isso amplia as possibilidades de contratar uma pessoa altamente qualificada para aquele cargo. Porém, quando a contratação não for como o esperado, acaba manchando o nome daquela pessoa que a indicou.


Busque referências

Complementar o processo seletivo buscando referências daquele candidato é fundamental no momento da contratação.


Entre em contato com empresas em que ele já trabalhou e saiba como ele se comporta em momentos difíceis, como lida com pressões do dia-a-dia e se tem facilidade com trabalho em equipe.


As respostas serão cruciais no momento da sua escolha, pois estão vindo de um lugar que conhece realmente as atitudes daquele futuro colaborador.


Utilize a tecnologia

Existem ferramentas que facilitam e levam praticidade para o processo seletivo.

Entre as mais utilizadas estão softwares para ajudar na gestão do processo, planilhas que ajudam na organização de dados e documentos dos candidatos e formulários online para a cola dessas informações.


Além disso, uma estratégia muito utilizada em um recrutamento, são as entrevistas online, onde por meio de um vídeo o recrutador conhece o perfil da pessoa que está do outro lado.


Você não precisa dispensar a entrevista pessoalmente, mas por meio dessa nova técnica você consegue agilizar alguns processos e tem o primeiro contato com o candidato sem que ele precise ir até a empresa.



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1 Comment


Kleber Ferreira
Kleber Ferreira
Jul 16

Qual o site de vocês pra mim enviar um currículo por gentileza poderia me ajudar moro próximo de vocês na vila maria

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