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Como fazer um banner?

Você sabe como fazer um banner? No post de hoje, vamos te explicar e mostrar a importância desse impresso para a divulgação da sua empresa. 

A comunicação é essencial nos dias de hoje, seja em relacionamentos pessoais ou comerciais.

Por isso, algumas ferramentas do marketing tradicional ainda são muito eficientes e proporcionam muitas vantagens para seu negócio, como é o caso do banner.

Um banner bem sucedido é aquele que explora o fato de que normalmente prestamos muita atenção nas respostas, mas não temos bem definidas nossas perguntas.

No entanto, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de criar um banner, são eles:



Atração


O banner precisa se diferenciar de tudo que está a sua volta e, principalmente, estar visível.


Sedução


Depois de capturar a atenção das pessoas, você também precisa conquistar o interesse delas. A mensagem que está exposta deve convencer e inspirar seu público-alvo.



Identificação


Crie uma imagem de confiança, gerando credibilidade para se diferenciar da concorrência.

Além disso, selecionamos alguns motivos para você perceber a importância do banner na comunicação e optar por essa estratégia tão eficiente.


Exposição da marca


Um banner quando bem posicionado, tem o poder de criar alta exposição para uma marca, podendo ser visto a média e longa distância.


Praticidade


O banner é um material usado para comunicar de forma rápida e prática, é desenvolvido com material leve e de fácil manuseio.



Resistente


O material usado na fabricação de um banner garante alta durabilidade e resistência, assim, pode ser utilizado várias vezes sem danificá-lo.


Versatilidade


O banner é um material extremamente versátil, que pode ser utilizado em diversas ocasiões, por exemplo, em eventos externos ou internos.


Custo baixo


O banner tem um excelente custo benefício. Com o preço baixo, diversas funções e um longo tempo de durabilidade, utilizar a peça compensa muito.

Com isso, o investimento feito na sua aquisição, oferece um bom retorno.


Dentro do ponto de venda, é de extrema importância se pensar no banner, pois se trata de um dos principais materiais usados para o método de divulgação do produto. Algumas de suas vantagens são:


  • O público-alvo se sente mais atraído para ir até o local conhecer o produto;

  • Ajuda a fortalecer a marca no mercado competitivo;

  • É ideal para incentivar as compras por impulso;

  • Um dos melhores recursos para campanhas de endomarketing;

E por fim, o banner impresso deve ter alguns cuidados que precisam ser tomados na hora que está sendo desenvolvido.


Cuidado com as cores e o texto inserido, para que a mensagem seja transmitida com clareza e objetividade, por exemplo.


Priorize também o cuidado com a identidade visual da empresa, adaptando o logo de forma adequada no banner, sem perder a essência e originalidade do seu negócio.


A criação de banners devem ser sempre desenvolvida por profissionais da área de design gráfico.


Esse profissional além de desenvolver trabalhos com melhor conceito e acabamento, sabe orientar o cliente sobre o que deve ser divulgado para evitar problemas legais.


Um banner é um material publicitário impresso em papel resistente ou em lona, que pode ser pendurado em um suporte móvel ou fixado em uma parede com cola ou adesivos.


Formatos de banner


Os banners possuem formatos geralmente retangular para exposição em posição vertical. Os tamanhos mais comuns são:


  • 60×90 cm;

  • 90×120 cm;

  • 120×180 cm.


Quem precisa de um banner?


  • Evento corporativo;

  • Evento mercadológico;

  • Lojas de roupa;

  • Supermercados;

  • Escolas;

  • Profissionais da área da saúde;

  • Farmácia;

  • Loja de conveniência.


Exemplos:


– Exposição de trabalhos escolares;

– Boas-vindas em eventos;

– Mostruário de produtos em lojas;

– Exibição de marca em feiras e eventos;

– Exposição de marcas e produtos em supermercados.


Como fazer um banner?


Para fazer um banner você vai precisar de um pouco de criatividade para criar um slogan para o seu serviço ou produto e saber operar um software de criação como o Corel Draw ou Photoshop.


Observe a seguir um passo a passo prático de como fazer um banner:


Como fazer um banner – Slogan


Escolha a melhor característica do seu produto ou serviço e crie uma frase de três ou quatro palavras que possa definir essa característica.


Como fazer um banner – Texto


Escreva um texto pequeno que apresente um pouco mais sobre essa característica do seu produto ou serviço.


Como fazer um banner – Formato


Escolha o formato mais adequado para a criação do seu banner: 60x90cm, 90x120cm ou 120x180cm.


Como fazer um banner – Imagem


Faça várias imagens em alta definição sobre seu produto ou serviço e escolha a mais interessante e significativa para colocar no banner.



Como fazer um banner – Montagem


Abra o Corel Draw ou Photoshop, crie um documento com o formato indicado e com uma definição alta [mais de 300dpi], estabeleça margens e uma sangria de no mínimo 5 mm.


Abra quatro layers. Insira a imagem no layer 1, o slogan no layer 2, o texto no layer 3 e os seus contatos no layer 4.


O slogan deve ser colocado em letras grandes e sem serifas, o texto em letras médias e serifadas, e os contatos em letras pequenas com ou sem serifas, no final da página.



Como fazer um banner – Programas para diagramação de banners


Programas do Office como o Word e o Publisher também permitem a criação de banners, mas não são os mais apropriados para quem deseja fazer um trabalho profissional, com alta correspondência de cores.


O Corel Draw, por sua vez, é uma ferramenta mais interessante, pois ele contém escala de cores CMYK, que é empregado pela maioria das gráficas brasileiras.


A usabilidade desse software é muito boa e basta alguns minutos para que você possa aprender suas funções básicas.


Agora, se você pensa em fazer um trabalho de altíssima qualidade, é bom adquirir e utilizar os softwares da Adobe como o Photoshop, Illustrator e InDesign.


O Illustrator, por exemplo, faz tudo o que o Corel faz só que com efeitos mais poderosos, o que permite a criação de uma arte mais sofisticada para o seu banner.


O Photoshop possibilita o retoque de fotografias, contém filtros para tratamento de imagens, recursos para clonagem, mudança de cor, seleção inteligente, trabalho em camadas, entre outras.


As imagens tratadas no Photoshop podem ser encaminhadas para o InDesign, software no qual o banner será eventualmente produzido.


Ele permite uma manipulação mais eficiente dos elementos de texto e de imagens dentro de uma página.


Feito isso, é hora de fechar o arquivo de maneira correta para levar até a gráfica.


Como fechar o arquivo de maneira correta?


Um arquivo, quando fechado corretamente, facilita a impressão dos materiais gráficos, por isso é sempre bom ter noções de como fazer os procedimentos corretos.


Selecionamos alguns cuidados importantes que você deve levar em consideração ao enviar um arquivo para impressão.


– Por mais que as imagens na tela do seu computador apareçam na escala RGB, no momento de fechar o seu arquivo, é imprescindível que este seja salvo na escala CMYK com resolução 300dpi.


– Para o uso de cores especiais, no momento da impressão informe sua numeração Pantone;


– Existem muitos materiais em que se pode imprimir, então, saiba bem em qual tipo de papel seu projeto será impresso;


– Sempre coloque as marcas de registro se houver verniz ou faca especial, para que elas não fiquem desalinhadas.


Siga as instruções e, em seguida, leve o seu arquivo em um pendrive até a gráfica ou envie por upload via site ou por e-mail.


Dicas para criar um banner de sucesso


Como fazer um banner – Seja objetivo no texto


O texto deve ser extremamente objetivo, seja direto e diga qual a sua oferta rapidamente. Saiba escolher as palavras, pense que menos, na maioria das vezes, é mais.


O texto deve ter contraste entre o fundo e as letras, facilitando a leitura. Evite escrever sobre diferentes cores para não ter problemas.



Como fazer um banner – Use imagem de alta qualidade


Como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Mas você precisa se atentar à alguns detalhes.


Sempre que usar imagens, procure as que tem maior qualidade possível, isso demonstrará uma preocupação com o negócio e com quem está vendo esse impresso.


Use os bancos de imagens disponíveis para download, assim você fica livre de ter problemas com direitos autorais. São eles:



Como fazer um banner – Alinhe os elementos


Quando os elementos estão alinhados eles transmitem mais responsabilidade, o que é ótimo para qualquer tipo de negócio.


Então procure manter os elementos do banner sempre bem alinhados, use linhas guias caso você crie as artes no Photoshop. Se você usa outra ferramenta é possível que tenha uma grade para lhe ajudar.


Tome cuidado também com o espaçamento entre cada elemento. É importante que não fiquem muito próximos para não dificultar a leitura ou a interpretação das imagens.


Como fazer um banner – Trabalhe corretamente as cores


Tome cuidado para não usar uma combinação de cores sem contraste, por exemplo.

O nosso subconsciente consegue interpretar as cores ou um conjunto delas e transformar isso em sentimentos, de modo que você está acostumado a ver a cor vermelha como um sinal de amor.



Como fazer um banner – Coloque informações de contato


Não colocar informações de contato é, sem sombra de dúvidas, o maior erro que você pode cometer na produção dos seus banners.


Quando você tem um site, as pessoas procuram no Google e acabam encontrando a sua empresa. Porém, se não tem, é quase impossível de acharem alguma maneira de entrar em contato.


Por conta disso, é imprescindível que você coloque um número de telefone ou um e-mail para contato.


Como fazer um banner – Faça a troca no momento certo


Tão ruim quanto um banner de má qualidade, é uma peça que era incrível, mas que já está desgastada. Por mais que ele seja reutilizável, há um limite de uso.


Em geral, uma peça bem cuidada dura entre 1 e 2 anos, mas tudo depende das condições e da frequência da exposição.


Com isso, fique atento para fazer a troca sempre que o material parecer inadequado.

Ao aproveitar as vantagens do banner, a sua marca tem tudo para conquistar resultados ainda melhores.


Importância do banner para o merchandising


Merchandising é um conjunto de ações planejadas e executadas no ponto de venda, visando colocar o produto certo, na quantidade certa, no momento certo e com o preço certo.


Além disso, é ele que proporciona a melhor informação e maior visibilidade dos produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar ou influenciar nas decisões de compra dos consumidores.


Dentro do ponto de venda, é de extrema importância se pensar em um Banner, pois se trata de um dos principais materiais usados para o método de divulgação do produto.


É ele que vai estimular o consumidor a optar pela marca que está mais bem exposta, por sua grande visibilidade e atração.



Ou seja, o banner é uma das peças do merchandising quem criam este estímulo ao consumidor.


Os banners usados para ações de merchandising são colocados em pontos estratégicos, para melhor visibilidade do público.


Em supermercados, por exemplo, os banners são colocados em lugares altos para chamar a atenção dos consumidores para aquele produto que está sendo exposto naquele corredor ou gôndola.


Por fim, peça uma prova. Quando a prova estiver pronta, analise as cores e veja se os elementos estão todos no lugar certo. Autorize a impressão. Faça quantas unidades desejar.


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