Buscar

Como fazer sangria de um arquivo ?

A tecnologia cada vez mais facilita nossa vida, não é mesmo? No entanto, é precisamos dominá-la para que se possa usufruir o melhor de suas possibilidades. Quem trabalha especialmente com imagens e programas como photoshop e similares, já deve ter ouvido falar em sangria. Entenda melhor o significado deste termo e veja como fazer sangria de um arquivo.

Afinal, o que é sangria?


Chamamos de sangria aquela área do layout que transborda para além do limite de impressão, invadindo as dimensões reais do documento. Seu uso é eficiente para evitar problemas ao cortar o arquivo impresso. Desta maneira, evitamos que partes em branco nas margens surjam ou que o corte atinja a parte interior do layout.


Fazendo a sangria de um arquivo


Especificamente no photoshop, não há uma ferramenta que configure exatamente a sangria, o que deixa alguns usuários um tanto quanto perdidos neste sentido. No entanto, há um macete bem prático para que você possa aplicar este recurso, apenas seguindo alguns passos.


O primeiro deles é aumentar o tamanho do documento e/ou arquivo. Por exemplo, se a imagem final do arquivo for de 400 milímetros x 400 milímetros, você necessariamente deverá acrescentar 3 milímetros a cada um dos lados do arquivo, o que irá totalizar 406 milímetros x 406 milímetros.



Para tanto é simples, basta abrir o arquivo e definir as sangrias manualmente, nas configurações de largura e altura. Feito isso é só salvar com as medidas da sangria e fechar seu arquivo.


Você pode também criar uma espécie de ‘predefinição’, nomeando-a de sangria e deixando-a salva. Desta forma, da outra vez que for utilizar estes padrões em seus arquivos, já terá ele pronto, fazendo com que você ganhe em agilidade, praticidade e tempo.


Atente-se também as medidas da sangria, que podem variar de um país para outro.  Temos 3mm no Brasil, Europa e Japão e 08/01″ nos Estados Unidos, ok?


Caso queira saber mais informações sobre como fazer sua sangria e outros procedimentos para fechamento de arquivo, temos um ebook exclusivo que você poderá baixar gratuitamente. Esperamos que ajude!

1 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png