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Como fazer panfletagem? Dicas e informações

Você sabia que realizar ações de panfletagem ainda é muito utilizado como estratégia de marketing promocional? No entanto, existem regras e leis estabelecidas para essa prática que precisamos saber. Confira nesse post!


Com o avanço da tecnologia, a internet cada vez mais fazendo parte do nosso dia-a-dia e estando presente, principalmente na divulgação de campanhas de marketing, esquecemos a importância dos materiais impressos.


Os materiais impressos demonstram credibilidade, seriedade e comprometimento para seu público-alvo.


Por isso, os panfletos, flyers e folhetos são materiais muito utilizados na estratégia de panfletagem, atingindo de forma direta seu público em grande quantidade.


Um exemplo muito claro de panfletagem vem do mercado imobiliário, onde uma equipe, muitas vezes compostas por um corretor de imóveis, distribui panfletos para a captação de clientes interessados naquele tema.


Qual a finalidade da ação de panfletagem?


· Ação promocional;

· Apresentação institucional;

· Divulgação de produtos;

· Lançamentos de produtos e serviços.


Como definir minha estratégia de panfletagem?


Definir as características de como será sua ação é fundamental para mapear todos os processos do começo ao fim. Para isso, é necessário responder algumas perguntas:


· O que divulgar? Produto ou serviço;

· Qual o meu objetivo? Porcentagem de vendas que quero atingir;

· Qual estratégia iria utilizar? Promoções / descontos;

· Qual quantidade vou distribuir? Número de panfletos;

· Em qual período? Dias da semana, horários;

· Em qual local? Região Leste, Região Norte, Centro;

· Qual o meu público-alvo? Faixa etária, classe social, estado civil;


Em falar em público-alvo, como identificar o meu para começar a minha ação de panfletagem?


É essencial essa identificação para atingir de forma certeira as pessoas que são realmente interessadas e conquistar novos clientes.


Cadastro de clientes


Faça um cadastro detalhado dos seus clientes com as informações a seguir:


· Nome;

· E-mail;

· Endereço;

· Data de aniversário;

· Produto adquirido;

· Valor da venda.

Pesquise com quem já comprou


Depois do cadastro de clientes feito, envie um e-mail para todos os seus clientes com um questionário com perguntas como:


· Qual a sua faixa etária?

· Qual o seu estado civil?

· Qual a sua cidade?

· Tem filhos ? Qual faixa etária?

· Você trabalha?

· Qual a sua faixa salarial?


Identifique as variáveis que motivam a compra


· Produtos – Qualidade, variedade, disponibilidade, etc;

· Preços – Formas de pagamento, descontos, etc;

· Estrutura – Aparência/ design, segurança, sinalizações, etc;

· Suporte ao cliente – Canais de atendimento, vendedores, etc;

· Como conheceu a empresa – site, redes sociais, por outras pessoas, etc;

· Canais que mais acessam – loja física, site, mídias sociais, etc.


Custo x Benefício da panfletagem

Trata-se de uma das formas mais baratas de divulgação, cujo investimento pode ser rapidamente recuperado em uma única ação.


A maioria das pesquisas calculam a taxa de retorno entre 3% e 5%, ou seja, para cada 100 panfletos entregues há uma média de 4 contatos.


Em relação a distribuição dos panfletos, existem muitas alternativas. Você pode escolher fazer por conta própria ou optando por empresas especializadas e regularizadas.


FONTE: https://bit.ly/2Ey1hwk

Criatividade / Design


Tenha uma chamada atrativa


Uma chamada atrativa é a possibilidade de chamar a atenção de um possível cliente com apenas uma frase.


Opte por um layout simples


Como já citamos acima, os flyers possuem um formato pequeno, sendo normalmente no formato A5 e A6.


Por isso, é importante que o layout escolhido seja simples e organizado. Defina as informações essenciais e a diagramação correta dos itens para facilitar a leitura e o entendimento.


Evite textos longos


Devido ao tamanho reduzido do flyer, qualquer texto longo demais irá prejudicar a diagramação da arte. Isso pode fazer com que dificulte a leitura e o entendimento dos clientes.


Use imagens com qualidade


Além de uma chamada atrativa, para possuir um flyer de sucesso é importante acrescentar imagens com alta qualidade.


Criar um flyer que contenha apenas textos, é desinteressante e entediante para quem está lendo.


Invista em uma impressão de qualidade


Não adianta ter uma arte personalizada e diagramada da forma correta se a impressão do seu flyer não for do jeito que você esperava.


É essencial escolher o papel e gramatura correta para o seu impresso, de acordo com a imagem que você quer passar para o seu público-alvo.


Invista em uma impressão de qualidade, em uma gráfica especializada e com profissionais capacitados para esse tipo de trabalho.


Fique atento!


A Prefeitura de São Paulo proibiu no dia 14 de Janeiro de 2020 a distribuição de panfletos com propagandas, segundo o decreto publicado no Diário Oficial.


O decreto n.º 59.172, regulamenta o artigo 26 da Lei Municipal n.º 14.517, de 2007, que proíbe a distribuição nas vias e logradouros públicos de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso veiculando mensagens publicitárias.


Elaborada pelo Executivo municipal, sob a gestão do então prefeito Gilberto Kassab, quem descumprir a lei, terá de pagar uma multa de R$ 5 mil. Além disso, o material impresso será apreendido. Se o infrator voltar a distribuir o mesmo material irregular depois de uma hora da primeira autuação, ele será considerado reincidente e receberá multa em dobro.


Se o infrator persistir, de hora em hora, a prefeitura poderá aplicar nova multa.

A panfletagem é permitido desde que parte do conteúdo seja informativo, e somente uma pequena parte seja destinada a anúncios.


O conteúdo deve ser aprovado pela prefeitura local e deve ser assinado por um jornalista, se tornando também um meio de utilidade pública e disseminação de informações.


FONTE: https://glo.bo/2YsDUvd / https://bit.ly/2Qlf6kn / https://bit.ly/3lrB5o6


No entanto, em algumas cidades a prática de panfletagem é permitida mediante o seguimento de regras e permissões impostas pela prefeitura local.


Na cidade de Campinas, a panfletagem é proibida na zona nobre e permitida em algumas avenidas da região. São exemplos:


· Av. Dr Alberto Sarmento x Av. Gov. Pedro de Toledo

· Av. Anchieta x Rua Major Solon

Para esse tipo de autorização, as solicitações tem que ser feitas com no mínimo três dias úteis de antecedência.


O preço para pedido por período de sete dias consecutivos é de R$ 714,06 por ponto de distribuição.


A distribuição de folder não poderá prejudicar o passeio destinado aos pedestres e a fluência do trânsito na via pública, como a divulgação no farol.


A multa por panfletagem irregular é de R$ 2.644,65 e na reincidência R$ 5.289,30 conforme lei 9.143/96.


FONTE: https://bit.ly/2D2ZfUA

Já na cidade de Indaiatuba, a legislação 161/2018, aprovada em abril, passou a regulamentar a prática de panfletagem.


Com a nova legislação, fica proibida a distribuição em para-brisa de veículos, debaixo de portas, jogando-os no chão, lançando através de veículos, aeronaves ou edificações, ou de qualquer outra forma que não seja entregando diretamente nas mãos do interessado.


As regras são válidas para ruas, praças, logradouros e demais locais públicos da cidade.


Fica permitido depositar o material impresso nas caixas de correspondências de edificações comerciais e residenciais, mas proibido colocar em grades, portões ou arremessar no interior, jardins ou garagens das edificações.


Além disso, é obrigatório conter o aviso de “não jogue este impresso na via pública. Mantenha a cidade limpa”, no material.


FONTE: https://bit.ly/2Yuh3zi

E por fim, na cidade de Ribeirão Preto, também é permitido à panfletagem, sendo necessária a permissão da prefeitura e mediante a entrega de documentos. São eles:

  • Requerimento Padrão (Internet ou Papelaria);

  • Contrato social da Empresa;

  • Inscrição Municipal;

  • Comprovante de endereço;

  • Panfleto com a reserva de 15% de campanha educativa (selos disponíveis no site);

  • Recolher taxa.

Após aprovação da SPPU ( Supervisão de Proteção à Paisagem Urbana) irá participar dos sorteios para escolha dos pontos permitidos para distribuição.


FONTE: https://bit.ly/3aSQNDR

Gostou das dicas e informações? Para você que deseja realizar esse tipo de ação e não sabe onde encontrar materiais impressos de qualidade, a Gráfica Promopress é o melhor lugar!


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