Um convite é um material impresso que serve para convocar pessoas para a participação em um evento que é especial tanto para o convidador quanto para o convidado.
Os convites podem ser feitos em diversas ocasiões, tais como:
Aniversários;
Casamentos;
Formaturas;
Chás de bebês;
Festas de escolas;
Festas juninas;
Bailes de debutantes;
Eventos religiosos;
Eventos esportivos;
Eventos corporativos.
Para criar um convite é necessário um pouco de criatividade e alguns bons softwares, que permitam a manipulação de textos e, em alguns casos, de imagens.
Entre os programas de computador mais utilizados para elaborar convites temos:
Microsoft Word;
Microsoft Publisher;
Adobe InDesign;
Adobe Photoshop;
Corel Draw;
Adobe Illustrator.
Na internet também é possível encontrar softwares gratuitos para a criação de convites como o Inkscape, que contém ferramentas avançadas de manipulação de fotos e desenhos vetoriais.
Para criar um convite é necessário saber um mínimo sobre a teoria do design como agrupamento de elementos e utilização das cores, entre outros parâmetros.
Siga, por exemplo, um padrão de alinhamento de fontes. Aproxime imagens dos dizeres aos quais elas pertencem. Separe elementos diferentes. Use a simetria para que o convite não pareça bagunçado. Na web há bons posts sobre teoria do design, que você poderá dar uma lida antes de começar a produzir seus convites.
Outro ponto no qual você deverá ficar atento é no tipo de papel para impressão. Convites geralmente são impressos em papéis com alta gramatura e com textura expressa em desenhos e letras em alto relevo.
Além disso, a qualidade da impressão é fundamental. Não adianta você criar uma obra de arte na tela do seu computador e se decepcionar com as cores trocadas na hora da impressão.
Por isso, é importante procurar uma boa gráfica como a Promo Press, que oferece a opção para observação de uma prova para análise antes da impressão em larga escala. Assim, você poderá observar o primeiro impresso e constatar se as cores e elementos de página estão exatamente como foram criados. A partir disso, é só dar um “OK” e rodar quantos exemplares do convite forem necessários.
Comments